Um novo ano

posse_ifsc_chapecoOlá!

Retornei às atividades com a motivação que o começo de ano nos traz! Teremos mais um ano difícil, com um contexto político conturbado e uma previsão orçamentária preocupante, mas vamos buscar trabalhar com a nossa garra para transformar as adversidades em desafios.

Interrompi minhas férias para participar de uma cerimônia de posse de novos servidores que foi realizada em 19 de janeiro. Foram empossados 108 novos servidores aprovados por meio de concurso público, que vão atuar na própria Reitoria e em 19 câmpus.

É sempre emocionante receber novos profissionais ansiosos em fazer a diferença como servidor público. Foi muito bacana porque alguns dos novos servidores são ex-alunos do próprio IFSC.

Acreditamos que, com o seu trabalho, os servidores podem fazer um país melhor. Temos orgulho de dizer que o IFSC é uma instituição forte porque tem servidores engajados e, para os recém-chegados, é importante conhecer como a atuação da instituição interfere na sociedade.

Boas-vindas

Falando em boas-vindas, na semana que vem, a maior parte dos nossos servidores deve retornar ao trabalho com o fim das férias docentes. Gravei um vídeo para nossos servidores com uma mensagem de agradecimento pelo ano de 2017 e destacando os desafios para o ano que começo. Compartilho com vocês:

Viagem a Brasília

Na semana passada, estive em Brasília onde participei de reuniões na Secretaria de Educação Profissional, a Setec, e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Na Setec, fomos tratar do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O edital foi lançado em janeiro e as inscrições para o mestrado serão abertas no dia 15 de fevereiro.

A Setec nos chamou para discutir o apoio a essas novas turmas, tendo em vista o orçamento. Hoje, o programa é mantido com recursos da Setec e dos Institutos, mas a ideia é que, com o passar do tempo, os institutos consigam arcar mais com os custos. Foram feitos ajustes no planejamento orçamentário do curso para ficar de acordo com uma condição mais restrita.  Defendemos a manutenção do número de vagas pela inserção e amplitude do nosso programa, que vai qualificar, de modo muito próprio, nossos servidores. Estamos bem ansiosos com o programa, já que o curso tem sido uma referência e conta com um reconhecimento da Capes pela sua importância.

No Ministério do Planejamento, fomos discutir sobre a portaria, publicada no ano passado, que restringe o provimento de cargos. Nossa intenção foi mostrar ao Governo Federal da especificidade dos institutos federais e da maneira que seria melhor trabalharmos para solicitar os cargos e reverter os que estão sendo extintos. Estamos aguardando um retorno sobre a situação, tendo em vista que a portaria contraria nossa autonomia e a a organização institucional por meio do banco docente e do quadro de TAEs.

Mudanças

Começamos o ano com a implantação do módulo Acadêmico do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o Sigaa, o novo portal do Aluno. As rematrículas para o semestre 2018.1 já serão feitas pelo novo sistema. No novo portal, além de poderem fazer suas rematrículas, os alunos terão à disposição uma série de serviços e informações.

Além do Sigaa, lançaremos neste ano um aplicativo para nosso estudante que permitirá acessar o sistema de bibliotecas, consultar informações sobre os câmpus e documentos importantes.

Nosso objetivo com essas mudanças é facilitar a vida acadêmica dos nossos alunos, oferecendo ferramentas para agilizar consultas e procedimentos.

E uma grande novidade é que, a partir do dia 14 de fevereiro, teremos um novo portal do IFSC, mais leve, intuitivo e de fácil acesso. Aguardem!

– Sisu: Estamos em período de matrícula para os cursos de graduação do IFSC. Foi a primeira vez que fizemos um processo seletivo destinando 100% das vagas para preenchimento por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que utiliza a nota do Enem. Ofertamos 1,7 mil vagas e tivemos 13 mil inscritos, o que consideramos bem positivo. As matrículas terminam na segunda-feira, dia 5.

– Novo pró-reitor: A partir da semana que vem, teremos um novo pró-reitor de Extensão e Relações Externas. O então diretor de Extensão, André Dala Possa, assume a pró-reitoria no lugar da professora Maria Cláudia de Almeida Castro. Agradecemos a Cláudia por seu trabalho durante esses dois anos e desejamos sucesso ao André neste novo desafio.

Um bom ano para todos!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.