Consup e Conif

consup20171030Tivemos, na semana passada, mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Aprovamos quatro novos cursos técnicos para o IFSC: o curso Proeja de Agroecologia do Câmpus Canoinhas, o curso técnico subsequente em Guia de Turismo do Câmpus Garopaba e os cursos técnicos concomitantes em Administração no Câmpus Lages e em Agronegócio no Câmpus São Carlos.

O Consup aprovou também mudanças na resolução que regulamenta as multas sobre atrasos na devolução de materiais de bibliotecas do IFSC. Entre essas mudanças, estão a de não considerar recessos escolares na contagem de dias de atraso e a possibilidade de usar os recursos oriundos das multas em melhorias para as bibliotecas, como compra de equipamentos.

Foram aprovados, ainda, o recredenciamento da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) como fundação de apoio ao IFSC, a política de governança de tecnologia da informação e da comunicação da instituição e o novo regimento interno do Câmpus Joinville.

Como sempre, a reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser vista no nosso canal no YouTube.

Conif

reuniao_conifViajei a Brasília no início da semana para uma reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Tratamos da internacionalização e do planejamento estratégico com a definição dos projetos prioritários para o Conif, dentre eles a contratação de uma assessoria parlamentar para 2018.

Como comentei em outro post por aqui, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou no mês passado uma emenda que destinará R$ 500 milhões em recursos para fomentar o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica da Rede Federal, além de uma emenda, de 280 milhões, já proposta pelo Senado. O resultado é fruto de esforços realizados pelo Conif e acreditamos que uma assessoria parlamentar irá nos ajudar ainda mais a estreitar os laços com senadores e deputados e buscar apoio para nossas instituições.

reitora_encontroEPE_IFSC_2017– Encontro EPE: Nesta semana, tivemos mais um encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFSC, reunindo servidores dos câmpus e da Reitoria. Não pude participar da abertura, mas consegui fazer uma fala para os participantes no início do segundo dia de evento. Destaquei a importância de termos momentos assim de discussão na nossa instituição. Somos pautados pela nossa visão e nossa missão, mas não existe uma trilha única para alcançá-las. A controvérsia faz parte e nos faz avançar e é esse o trabalho coletivo que a gente acredita. Também falei sobre os desafios que temos enfrentado diante do contexto político e econômico do nosso País, mas que ainda assim temos conseguido avançar.

encontro_alunos– Mobilização Estudantil: Recebi na quarta-feira, no Gabinete, alunos que são representantes estudantis em busca de apoio para o congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a UBES. Devemos enviar delegados por câmpus para participar do evento que será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro em Goiânia.

2017_11_10_sernegra 128-Sernegra: Ontem viajei a Gaspar para participar da abertura da 6ª edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça, o Sernegra 2017. O evento segue até amanhã, reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior para debater a temática “Educação, Transdisciplinaridade e Diáspora”. Ficamos muito felizes em sediar o evento, que pela primeira vez não é realizado em Brasília. Foi muito bom ver nossos alunos e servidores envolvidos e engajados nas discussões, tão necessárias para enfrentar o preconceito e a discriminação, ainda presentes em nossa sociedade.

E hoje começam as inscrições para nossos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e também dos voltados à educação de jovens e adultos, que chamamos de Proeja. Temos 3,2 mil vagas em 19 cidades. As informações estão no nosso site.

Quero finalizar ainda desejando um bom exame aos estudantes que farão o Enem neste domingo, o segundo dia de provas. Só quem fizer o exame completo poderá concorrer aos nossos cursos de graduação no ano que vem por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC, o Sisu.

Falando em Enem, ficamos muito contentes ao ver o tema da redação destacar um olhar inclusivo que para nós já é realidade diária, principalmente, por meio do nosso Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras/Português). Leiam aqui uma reportagem bem bacana que publicamos no nosso site sobre isso.