Reuniões, homenagens e SNCT

servidores_aposentadosComecei a semana participando, no Câmpus Florianópolis, da abertura da Semana Nacional Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é idealizada e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tivemos uma emocionante apresentação da Orquestra e Coral. O tema deste ano foi “A Matemática está em Tudo”. Pela primeira vez, todos os nossos câmpus tiveram uma programação aberta à comunidade. Acompanhei a SNCT pelas redes sociais, e fiquei feliz em ver todos envolvidos, com palestras, eventos, recebendo a comunidade numa dinâmica de divulgação e interação. Parabéns aos responsáveis que viabilizaram esse importante evento, aproximando a ciência, a tecnologia do público externo, dos alunos e divulgando o que fazemos e também nosso potencial.

Depois fui a Brasília para reuniões na Setec e também acompanhar parte do Seminário da Educação Profissional e Tecnológica do Mercosul. Tivemos um panorama da educação profissional em vários países e pudemos conhecer ações realizadas lá fora. Essa troca de experiências é muito boa! Conhecemos possíveis parceiros e estamos pensando em como podemos atuar – tanto no IFSC quanto na Rede Federal – com ações de internacionalização.

reuniao_setec_mulheresmilTambém em Brasilia, tivemos uma reunião com a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento, com as reitoras dos institutos, IFAP (Amapá), IFC (Catarinense), IFFar (Farroupilha), IFRR (Roraima), IFSertão (Pernambuco) e IFSC, para tratar da institucionalização do programa Mulheres Mil. Muito importante que tenhamos uma política perene para esse programa tão relevante para a comunidade e desafiador para nossas instituições. Discutimos ações que devam articular Mulheres Mil com Proeja e Certific. Também destacamos a necessidade em termos ações de permanência e êxito específicos, assim como assistência estudantil reservada para as estudantes. A Setec está empenhada em encaminhar ações nesse sentido para que cada Instituto faça adesão e fortaleça internamente essa atuação tão importante para mulheres em vulnerabilidade. Destaque que o programa já capacitou mais de 100 mil mulheres!

Convênio TV Digital

assinatura_convenio_TVdigitalAssinamos nesta quinta-feira um convênio com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV (EAD) para divulgar migração do sinal analógica para digital. O acordo surgiu por meio do projeto de extensão “Multiplicadores Digitais”, coordenado pelo professor do Câmpus São José, Rubem Toledo Bergamo.

A ideia é que nossos alunos e servidores se tornem Patrulheiros Digitais, sendo capacitados para depois orientar a comunidade sobre a transição do sinal de TV aberta do analógico para o digital. Ficamos muito felizes em fazer parte dessa grande transformação e de um projeto que exemplifica muito bem a nossa missão.

Homenagem aos aposentados

homenagem_servidores_reitoriaHoje pela manhã, tivemos um evento muito bonito no auditório da Reitoria em homenagem aos nossos servidores que se aposentaram neste ano nos câmpus e que se aposentaram na Reitoria também a partir de outubro de 2014.

Como eu disse na minha fala, foi um evento para dizermos obrigada, que é uma palavra simples, mas muito forte, pois demonstra que estamos comprometidos com essa gratidão. É um movimento natural termos servidores entrando e outros saindo. Hoje somos referência pelo trabalho comprometido das pessoas que aqui estão e que por aqui já passaram. A instituição precisa desse ciclo de renovação, mas sempre considerando a experiência de quem passou por aqui.

Essa homenagem foi uma maneira simbólica de agradecer, mas sabemos que é muito pouco por tudo o que nossos servidores – agora aposentados – fizeram pela nossa instituição.

Conciliamos essa comemoração junto com as atividades em celebração ao Dia do Servidor Público, que é neste sábado, 28 de outubro. Nesta data, queremos reconhecer o trabalho de quem constrói a instituição. É um trabalho que se consolida pelas pessoas e para as pessoas.

reuniao_mestradoMestrado: Tivemos na quinta-feira uma reunião, na Reitoria, para marcar a implantação do programa de mestrado profissional em Sistemas de Energia Elétrica. É muito bacana ver o envolvimentos dos servidores em mais esse desafio que começa e aproveitamos para discutir ações de apoio aos nossos programas de pós-graduação.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 22.51.47Moçambique: Recebemos no último mês, quatro professores de Moçambique por meio de uma cooperação técnica entre o Conif e a Autoridade Nacional de Educação Profissional de Moçambique. Os docentes estrangeiros participam de atividades nos câmpus Urupema, Lages e São Miguel do Oeste, onde se capacitam na área de extensão agrária, irrigação, mecanização agrícola, solos cultivados, tecnologias de produtos agropecuários processados, entre outros temas. Recebemos nossos visitantes ontem, na reitoria, onde permanecem até hoje em atividades no Câmpus Florianópolis-Continente. Eles estão muito felizes pelo tempo que estão passando no IFSC e pelo aprendizado que estão agregando, compartilhando experiências com nossos alunos e servidores. Nós também ficamos muito contentes com esse intercâmbio e esperamos que essa parceria continue.

cartao_datas_comemorativas_servidorQuero finalizar parabenizando mais uma vez nossos servidores pelo Dia do Servidor Público e agradecendo por estarem comprometidos com a educação pública tão necessária para a transformação do nosso País.