Consup e Conif

Consup1Começamos a semana com mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC. Aprovamos 14 novos cursos para o ano que vem. Serão mais de 500 vagas, no próximo ano, para atender nossa população.

Entre os novos cursos, estão uma pós-graduação em Tecnologias para Educação Profissional, pelo nosso Cerfead, e outra em Manejo Pré e Pós-Colheira de frutas de clima temperado no Câmpus Urupema. De graduação, foi aprovado o curso de Engenharia Civil no Câmpus Criciúma. E de técnicos, aprovados os integrados em Administração e em Informática em Garopaba, Mecânica em Xanxerê, Modelagem do Vestuário em Jaraguá do Sul, Plásticos em Caçador e Edificações e Agropecuária em São Carlos. Também foram aprovados os técnicos concomitantes em Desenvolvimento de Sistemas em Caçador e Jaraguá do Sul, Informática para Internet em Lages e Agronegócio em São Carlos.

Outro ponto a destacar foi a apreciação da minuta do Regulamento de Chamadas Públicas para Captação de Apoio à Realização de Eventos no IFSC. Essa era uma necessidade demandada, principalmente, pela nossa inserção na comunidade e que agora podemos fazer de maneira oficial e regulamentada, abrindo novas possibilidades.

O Consup também autorizou o meu afastamento do País. Em outubro, viajarei uma semana para Portugal onde visitarei o Instituto Politécnico de Porto, nosso grande parceiro e que tem recebido vários alunos nossos nos últimos anos. A intenção é intensificarmos ainda mais a parceria. Também estão programadas visitas em instituições de Setubal e Beija.

Consup_cursosDestaco aqui a importância da atuação do nosso conselho como órgão coletivo de discussão e decisão das melhores escolhas para o IFSC. Precisamos aprimorar nossa atuação para atender aos interesses institucionais e não políticos. Como sempre, a reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação está disponível no nosso canal do YouTube.

Conif

reuniao_conif_set2017_2De terça até ontem estive em Brasília para mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federa de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Tivemos vários assuntos importantes tratados, dentre eles ajustes na programação da Reditec, a reunião geral dos dirigentes da rede federal que acontecerá em novembro.
Tivemos a presença do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Cardoso Rubin. Ele falou sobre a atual conjuntura e na necessidade de pensarmos sempre na melhoria da gestão pública, por meio de sistemas e soluções que otimizem nossos recursos, não só em função do contexto de cortes orçamentários que vivemos, mas por uma gestão eficiente do dinheiro público mesmo – afinal, todos nós somos contribuintes e esperamos que nosso dinheiro seja bem investido e traga retorno de fato pra gente e pra sociedade de maneira geral.

WhatsApp Image 2017-09-22 at 19.33.45O presidente do Conif, Roberto Brandão, leu a “Carta de Santarém: em defesa da Rede Federal” que aprovamos em agosto e divulguei aqui, na qual o colegiado reitera o direito de acesso à educação e solicita o apoio da sociedade para a manutenção das condições de trabalho dos institutos federais, Cefets e Colégio Pedro II.

Pleiteamos aos parlamentares uma emenda Conif, que beneficiaria todas as instituições da Rede. Já estivemos, junto com o Instituto Federal Catarinense, solicitando uma emenda coletiva à bancada catarinense e ainda temos uma expectativa em conseguir, para tentar amenizar o contexto complicado que devemos ter nos próximos anos de orçamento reduzido.

Durante a semana, também estava ocorrendo em Brasília o Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado e fomos acompanhar um período as discussões sobre a reforma no Ensino Médio e como tratar a questão nos nossos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Destaque também para o relato que tivemos sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT, e compartilho a boa notícia de que dobraremos o número de polos para 36 e teremos ainda o aumento de vagas para 800! O Conif está bem comprometido com o programa, que é um exemplo muito concreto e bacana de trabalho em rede.

– Cursos de Qualificação: Terminam neste domingo as inscrições para 52 cursos de qualificação profissional. Temos mais de 1,5 mil vagas em 13 cidades do estado. As informações estão no nosso site.

cartao_datas_comemorativas_2017_aniver_ifscE neste sábado, dia 23 de setembro, o IFSC completa 108 anos. A data é celebrada em função do decreto nº 7.566 de 1909 quando o então presidente Nilo Peçanha criou a Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Mesmo com tantas mudanças de nome, quem conhece a história do nosso instituto percebe que, nossa missão se manteve ao longo dos anos, oferecendo educação e oportunidades aos que mais precisam.

Temos muito orgulho do que fizemos até o momento e compartilhamos nossas conquistas com alunos, ex-alunos e servidores que constroem conosco a nossa história.