Inícios das aulas e assinatura de termo com Sinasefe

Olá,

Semana importante para o IFSC! Receber nossos alunos, calouros e veteranos! Vocês são nossa motivação e alegria! Nosso trabalho e esforço só tem sentido quando conseguimos atender às expectativas de nossos estudantes! Bem-vindos! Disponibilizo aqui o link do vídeo de boas vindas:

Nesta semana, demos um passo importante na negociação da reposição dos dias de paralisação ocorridos no ano passado. Convidamos mais uma vez o Sinasefe para negociar a construção de um acordo necessário para não efetuar o desconto e sim a reposição, como sempre foi nossa proposição. Em reunião realizada no gabinete do IFSC, na quinta-feira (9), a reitoria e o Sinasefe assinaram o termo de compromisso para que seja apresentada na assembleia a proposta de reposição das horas não trabalhadas. Acesse aqui o termo.

Reunião - Termo SinasefeQuero aqui fazer uma ressalva importante pela forma como o Sinasefe vem divulgando o processo. Um processo de negociação envolve predisposição de ambas as partes em ceder naquilo que é possível, sempre pensando nos servidores e dentro dos limites da legalidade. Não considero recuo os ajustes e concessões de ambas as partes. No principal, não recuamos, que é a alternativa legal que temos para não efetuar o desconto em folha, a reposição das horas não trabalhadas. Como a folha de pagamento fecha hoje (10) e desde dezembro estamos sendo cobrados para uma definição sobre o assunto, foi necessário um documento que nos desse respaldo legal.

Assinatura Termo Sinasefe IFSC (1)Sempre procuramos negociar da melhor forma, com respeito à instituição e aos servidores e considero que a forma pejorativa de divulgação desse processo feita pelo Sinasefe em nada contribui para o avanço das negociações que serão necessárias daqui para frente, pelo contrário, estabelece um clima de disputa política, desfavorável para esse momento. Embora em outras épocas tenha sido permitida a reposição de atividades – não de horas – hoje há o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto. O parecer conjunto da Advocacia-geral da União/Controladoria Geral da União feito com base na decisão do STF, foi ratificado pela Presidência da República, o que torna o seu cumprimento com efeito de lei e de ação imediata.

Esperamos que esse entendimento esteja bem claro para todos os servidores na Assembleia Geral do Sinasefe que será realizada no próximo dia 13. A postura intransigente em todos os momentos foi do Sinasefe, querendo colocar uma reposição em trabalho não realizado, não entendendo que os documentos legais agora não permitem esse tipo de concessão. Não aprovo o e-mail divulgado pelo sindicato e não considero adequado tratar dessa forma o IFSC e a vida dos servidores.

Assinatura Termo Sinasefe IFSC (2)O termo de compromisso assinado ontem é um exemplo disso. Ele foi elaborado em consenso. Porém, em vez de usar o tom conciliador, o Sinasefe preferiu tratá-lo como uma disputa, politizando a situação. Não recuamos e não vamos recuar em cumprir a legislação e reitero aqui que o acordo só será possível na reposição integral das horas não trabalhadas nos três dias paralisados, entendendo que o dia 25 de novembro foi Assembleia Geral.

Destaco ainda que, nesse momento, o que precisamos é de união para lutar pela causa da educação e dos direitos dos trabalhadores e não de disputas internas que nos desgastam e nos impedem de avançar.

Reunião de gestão – Nesta semana, tivemos reunião com os gestores da Reitoria. Foi um momento de bastante discussão, avaliação e compartilhamento de ações. Tudo visando o crescimento e o melhoramento da nossa atuação para 2017. Participaram os diretores, assessores técnicos e chefes de departamento.

Paevs – A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) lançou três editais que regulamentam o processo de inscrição para recebimento de auxílio financeiro pelo Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs) do IFSC. Os editais estão no Portal do IFSC, na página da Assistência Estudantil. Alunos matriculados em cursos Proeja, Mulheres Sim ou em cursos voltados a haitianos podem receber o auxílio compulsoriamente cadastrando-se na Coordenadoria Pedagógica do câmpus em até dez dias úteis após o início das atividades acadêmicas. Podem receber auxílio financeiro do IFSC, ainda, alunos matriculados em qualquer curso presencial (se for curso FIC, precisa ter carga horária de pelo menos 160 horas e duração mínima de quatro meses) que se encontrem em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito nas atividades acadêmicas do semestre letivo e que possuem Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido.

Formatura – Hoje (10) participo da formatura dos cursos técnicos integrados em Química e Vestuário do Câmpus Gaspar. É um dos meus momentos preferidos como reitora. É quando podemos ver de perto que todo o trabalho realizado valeu a pena. É uma sensação de dever cumprido e uma alegria imensa ver o sorriso no rosto dos formandos e daqueles que vêm prestigiá-los.

Codir – Na próxima segunda (13) haverá a primeira reunião do ano do Colégio de Dirigentes (Codir). Teremos muitas pautas importantes, entre elas a discussão das formas de ingresso, a aprovação do POCV e revisões no PDI. Para saber a pauta completa, clique aqui. A IFSC TV transmitirá a reunião.

Bom fim de semana a todos!

Esta entrada foi publicada em Alunos, Servidores. Adicione o link permanente aos seus favoritos.