Ambientação de servidores e Codir

blog_ambientacao_canoinhasNesta semana, fui a Canoinhas para participar da ambientação com novos servidores, a última desse ano. Participaram, além dos servidores do próprio câmpus, servidores de Caçador, Lages e Urupema. Falamos sobre os desafios do IFSC e de nossa trajetória histórica. Tivemos apresentação de todas as pró-reitorias e gabinete, além de dinâmicas de entrosamento e expectativas dos servidores em relação às suas atividades e atuação no IFSC.

blog_ambientacao_canoinhas2Esses momentos de troca e interação são fundamentais para nos conhecermos e termos mais motivação e conhecimento. Sempre fico muito feliz em estar no câmpus, pois é lá que temos a nossa missão acontecendo na prática. Agradeço ao Câmpus Canoinhas que recebeu todos com muito carinho e à Luciana Ughini Goldschmidt, que prepara e conduz a ambientação sempre com atenção e compromisso.

Codir

blog_codir_14_12_2017Nesta quinta-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne os diretores-gerais dos nossos câmpus. Na pauta, tratamos sobre a proposta de trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) para o relatório de autoavaliação institucional 2017 e apresentação da proposta do Plano de Avaliação Trienal. Também tivemos a apresentação do resultado da pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a escolha dos novos representantes do Codir no Copadin e a apresentação dos resultados do concurso público de 2017.

Debatemos diversos temas importantes para o próximo ano, como a Política de Sustentabilidade, o Calendário de Ingresso 2018/2, a revisão do PPI e elaboração do PDI para 2020 – 2024. Importante momento de debates e preparação para o próximo ano que se aproxima com grandes desafios.

A reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação do período da manhã pode ser conferida aqui e do período da tarde aqui.

Educação em DH

imagem-pacto-17janEstou acompanhando com atenção o trabalho do nosso recém criado Comitê Gestor do Pacto de Educação em Direitos Humanos, que se reuniu na terça-feira aqui na Reitoria. Essa agenda tem sido conduzida no MEC pela Secadi e já conta com 177 Instituições de Ensino Superior participantes. Recebi o ofício para adesão em agosto deste ano e no mesmo mês aderimos à iniciativa com coordenação da Proex e de nossos servidores do grupo Singularidades.

Somos a única instituição pública de Santa Catarina com plano de trabalho aprovado e entraremos em 2018 com ações para trazer às agendas mais intensamente temáticas como respeito à diversidade, preconceito, racismo, xenofobia, sexismo, educação prisional, violência de gênero e outras. Fica o convite para que nossos servidores e alunos se envolvam nas atividades. Leia aqui o manifesto publicado pelo Comitê Gestor.

– Transferências e retorno: Nesta semana começaram as inscrições para nosso processo de transferências interna e externa e retorno para cursos técnicos e de graduação. Temos 1,2 mil vagas disponíveis em 18 cidades e as inscrições vão até 18 de janeiro. As informações estão no nosso site.

– Resultado: Saiu também ontem a lista com os candidatos aprovados e sorteados para nossos cursos técnicos e de Proeja. Parabéns a todos que conquistaram uma vaga aqui e esperamos por vocês no ano que vem!

– Sisu: o MEC divulgou o cronograma de inscrição para o Sistema de Seleção Unificado. O período de inscrições será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A seleção para nossos cursos de graduação 2018.1 será por meio do Sisu, então quem quiser estudar aqui no ano que vem tem que acompanhar essa agenda.

– Novo portal: no mês de fevereiro, teremos o lançamento do nosso novo portal institucional na internet. A implantação é um trabalho conjunto da DTIC e da Dircom. Com recursos e visual mais moderno, o novo portal trará mais visibilidade ao IFSC, principalmente aos nossos públicos externos.