Mestrado para servidores e inaugurações nos câmpus

Tivemos uma semana cheia de novidades boas para nossos alunos, servidores e comunidade!

Mestrado

assinatura_mestrado_IFSC_unisulAssinamos nesta quinta-feira o contrato com a Unisul para oferta de mestrado em Administração para nossos técnicos-administrativos. Esse era um anseio dos nossos servidores que ficamos muito felizes em conseguir concretizar. Os professores já dispõem de oportunidades para capacitação, inclusive com afastamento, e agora temos essa ação para os TAEs. Fizemos um levantamento e verificamos que temos uma maior demanda na área administrativa, por isso o mestrado a ser ofertado será nessa área.

assinatura_mestrado_IFSC_unisul_2Com a parceria, teremos uma turma exclusiva para nossos técnicos-administrativos iniciarem o mestrado em 2018 com custos pagos pelo IFSC. Serão oferecidas 25 vagas para servidores com qualquer área de formação. Todo processo seletivo será conduzido pela Unisul até abril de 2018, com início das aulas em sequência.

Trabalhamos ainda para termos mais oportunidades de qualificação para nossos servidores, pois acreditamos que com profissionais bem preparados podemos atender ainda melhor nossos alunos e a população de maneira geral. Veja mais sobre o mestrado no Link Digital.

Inaugurações

inauguracao_usina_criciuma_IFSCHoje de manhã viajei para o Sul do Estado. Primeiro participei da inauguração da usina fotovoltaica do Câmpus Criciúma, adquirida com recurso da emenda do deputado Jorge Boeira. A solenidade ocorreu junto com as comemorações de aniversário de 7 anos do câmpus. Essa é uma importante ação de sustentabilidade, pois, além da economia financeira, também é uma energia limpa e o IFSC tem como meta melhorias na área de energias, não só para nossos câmpus, mas também como processo educativo.

aniversario_criciuma_IFSC_2017Além de Criciúma, já está em funcionamento a usina do Câmpus Florianópolis e temos outra finalizando a implantação no Câmpus Jaraguá do Sul – Rau.

Depois fui a Araranguá para a inauguração do refeitório do câmpus. Esse foi um projeto que o Câmpus Araranguá priorizou no seu planejamento e foi o resultado de um esforço coletivo entre o câmpus e a Reitoria que levou três anos para ser viabilizado, tendo em vista os desafios tanto para a contratação dos serviços como para aquisição dos insumos.

inauguracao_araranguaO refeitório foi construído utilizando recursos da assistência estudantil e também recursos do câmpus. Para o custeio das refeições usaremos também recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que exige o cumprimento de critérios bem rígidos de compra de insumos e manipulação de alimentos.

Estamos trabalhando em propostas de alimentação estudantil para outros câmpus. Nossa intenção é implantar, ano que vem, projetos pilotos em mais quatro câmpus, que serão acompanhados, melhorados e depois disseminados para os demais.

Encontro de Estudantes

Nesta quinta-feira, tivemos mais um encontro reunindo os representantes estudantis do IFSC, organizado e conduzido por eles. Cerca de 110 alunos de 19 câmpus compareceram à reunião. No período da tarde, eu tive um momento de conversa com eles em que respondi a alguns questionamentos sobre pontos específicos envolvendo o funcionamento dos câmpus e demandas dos alunos.

Busquei esclarecer as dúvidas dos nossos estudantes e mostrar que atuamos em rede, atendendo a 22 câmpus, e nossas escolhas se pautam na busca por sempre atender o maior número de alunos. Destaquei ainda a importância desses encontros e do que foi debatido. Os representantes estudantis são essenciais para entendermos a realidade de cada câmpus. Combinei com os alunos de enviarmos todas as reivindicações para os diretores-gerais dos câmpus para depois respondermos questionamentos, dando encaminhamentos e indicando responsáveis.

Fico muito orgulhosa ao ver tantos jovens engajados e mobilizados, lutando por seus interesses e fiscalizando o que é proposto nos câmpus. A cidadania deve ser praticada em todos os espaços e acreditamos que nós, enquanto instituição de educação, temos responsabilidade nessa formação cidadã.

– Novo Portal do Aluno: Divulgamos hoje no nosso site nosso novo Portal do Aluno que entra em funcionamento mesmo a partir de janeiro. A mudança é resultado da implantação do Módulo Acadêmico do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o Sigaa. Convido nossos estudantes a conhecerem o novo canal em que buscamos facilitar a sua vida acadêmica. Para nossos servidores, a implantação do módulo é um grande avanço, também conforme divulgado no Link Digital.

– Concurso Público: Nesta semana, a Comissão Organizadora Central do nosso Concurso Público 2017 divulgou o resultado final, após a análise dos pedidos de recursos. Já quero parabenizar os aprovados e desejar boas-vindas! É muito bom que, apesar do contexto político e econômico que nosso País vive, ainda conseguimos ter mais servidores – tanto docentes quando técnicos-administrativos. Sabemos que o bom seria termos ainda mais para atender nossas necessidades, mas com esse novo grupo já poderemos trabalhar melhor, ampliando nossa oferta!