Colégio de Dirigentes e reuniões em Brasília

foto_codirEm função do recesso desta sexta-feira, já estou postando aqui hoje. Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir, que reúne todos os pró-reitores e diretores-gerais dos nossos câmpus.

Na pauta, analisamos a recomendação recebida do Ministério Público Federal, o MPF, para que tirássemos, do edital de remoção, o redutor de pontuação para os servidores da mesma cidade ou região. Foi decidido, tanto pelo Codir como pelo Colegiado de Desenvolvimento de pessoas, CDP, manter o redutor, pois além da remoção a pedido ser discricionária, também temos que tratar as diferenças de modo diferente. Um servidor que está a 10 quilômetros de seu local de trabalho, por exemplo, tem uma situação muito diferente de quem está a 200 ou até 600 quilômetros de distância.

Fizemos também uma avaliação positiva do nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, o Sepei, que foi realizado no início de setembro no Câmpus Itajaí. Parabéns, mais uma vez, ao Câmpus Itajaí pela realização de nosso importante evento! Foi decidido, também, que o Sepei 2018 será realizado no Câmpus Florianópolis-Continente.
Outros pontos de pauta foram apresentação de um panorama da implantação do Sistema Integrado de Gestão, SIG. Destaque para nosso foco, a implantação do SIGA-A e, mais uma vez, ressaltamos o empenho de todos para que esse processo aconteça com segurança e controle, reforçando que o atual sistema Isaac será totalmente desativado em janeiro.
Também aprovamos a prestação de contas do IFSC Rede, assim como um cenário das contas atuais, tendo em vista os cortes. A reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Reuniões em Brasília

reuniao_comissao_educacao_conif_out2017_2Viajei, segunda a noite, para Brasília, onde permaneço ainda hoje. Com a diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Conif, participamos da audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal que tratou das dificuldades no funcionamento dos Institutos Federais.

reuniao_comissao_educacao_conif_out2017Como diretora de Relações Institucionais do Conif, apresentei dados sobre o atual cenário das nossas instituições que enfrentam adversidades por conta do orçamento insuficiente destinado à Rede Federal. Nossa intenção foi mostrar como é nossa atuação, a capilaridade dos institutos, bem como destacar as necessidades que temos em complementar a proposta de orçamento em 2018. A audiência foi conduzida pelo senador Cristovam Buarque, que propôs um pacto nacional em defesa dos Institutos, num esforço para recompor nosso orçamento, para cumprirmos de modo pleno nossa missão de incluir e capacitar trabalhadores, com foco na formação de técnicos. Foi marcada uma reunião extraordinária da comissão para dia 17 de outubro, com a presença do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, MPOG para deliberar sobre proposições, com destaque para votação de emendas na comissão.

Na tarde de ontem, me reuni com deputados e senadores catarinenses para tratar da emenda coletiva da bancada catarinense e das necessidades do IFSC em termos de obras e equipamentos para 2018. Consegui conversar com muitos parlamentares, e eles se sensibilizaram bastante com nossa situação orçamentária e se comprometeram em apoiar. O coordenador atual do Fórum, deputado João Paulo Kleinubing, está em articulação com nossa bancada para viabilizar uma emenda para o IFSC e o IFC.

reuniao_mpog_out2017E hoje, tivemos reunião com representantes do MPOG, representantes da Setec e da Sesu do Ministério da Educação e também do Conif e da Andifes. Fomos tratar do entendimento relativo à portaria 109 que trata do provimento de vagas de docentes e técnicos administrativos dos Institutos e universidades. Abordamos a questão de vacâncias e aposentadorias e como fazer a reposição dessas vagas. A reunião foi muito produtiva, houve compromisso da Diretora de Legislação e Provimento de Pessoas, Neleide Ábila e sua equipe para que, em articulação com Setec e Sesu, resolver e ajustar a proposta de provimento das instituições que não contabilizaram o número de aposentadorias. Também foi acordado em rever e melhorar a referida portaria, para que tanto MPOG quanto o MEC, assim como os institutos e universidades, tenham segurança e tranquilidade com a reposição de vagas do banco e quadro de servidores.

– Dia do Professor: neste domingo, dia 15, celebramos o Dia do Professor. Parabenizo, em especial, nossos docentes pela dedicação e pelo comprometimento em fazer a diferença na vida dos nossos alunos. Me orgulho muito de ser professora e de compartilhar esse fazer com outros milhares de profissionais que, assim como eu, acreditam que a educação é a melhor forma que temos para combater as desigualdades e buscar melhorias seja para a vida pessoal de cada estudante, como também para nossas cidades, estado e País!

E no domingo embarco para Portugal, onde visitarei o Instituto Politécnico de Porto, nosso parceiro que recebe vários de nossos intercambistas. Faz um tempo que eles nos convidam para ir até lá e finalmente conseguimos conciliar a agenda. A intenção é estreitar ainda mais nossa parceria, visitando também outras instituições que já manifestaram interesse em fazer parceria com o IFSC. Retorno no dia 21.

Até mais!

cartao_datas_comemorativas_2017_professor

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.