Manifesto do Conif e JIF Nacional

reuniao_conif_out2017_posadaComeçamos a semana impactados com a chocante notícia do falecimento do reitor da UFSC, professor Luiz Carlos Cancellier. Conforme nota de pesar que divulgamos na segunda-feira, lamentamos o trágico acontecimento e manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos do professor, bem como a toda comunidade acadêmica da universidade.

Em função do ocorrido, eu e demais reitores da Rede Federal, em reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, realizada nesta semana, decidimos por fazer um manifesto de repúdio ao tratamento desrespeitoso destinado aos dirigentes públicos que, em nome do combate à corrupção, têm sofrido humilhações e pré-julgamentos por alguns segmentos dos órgãos de controle, Justiça Federal, Polícia Federal e da mídia. Defendemos a apuração e a transparência como princípios essenciais no serviço público, mas condenamos acusações e distorções antes da finalização dos processos investigativos, que levam os gestores públicos a um linchamento moral e ético, insuportável para quem atua com esmero, cuidado e responsabilidade. O texto foi publicado ontem no site do Conif e pode ser conferido na íntegra aqui.

reuniao_conif_out2017A 79ª Reunião Ordinária do Conif foi realizada em Poços de Caldas na quarta e na quinta-feira, em função da realização dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais, o JIF Nacional. Além de refletirmos sobre o trágico acontecimento envolvendo a UFSC e redigirmos o manifesto, outros pontos da pauta foram a finalização da programação da Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec 2017, que será realizada em novembro, em João Pessoa, e a aprovação da Política de Comunicação do Conif. Também tivemos uma apresentação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada sobre as Olimpíadas de Matemática e como podemos incentivar a participação dos nossos alunos.

Contamos com a presença da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Nascimento. Conforme indicado pela secretária, ontem tivemos a liberação das cotas do orçamento, atingindo os patamares de 60% de investimento, 85% de custeio e 100% das bolsas de assistência estudantil. Isso melhora um pouco o nosso contexto, mas continuamos com problemas para atender nossas necessidades de funcionamento.

A secretária também falou sobre a Reforma do Ensino Médio e, nesse sentido, encaminhamos que precisamos discutir o nosso Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Temos que analisar nossa atuação com as dificuldades que precisamos superar e de que maneira podemos melhorar tendo em vista inclusive a reforma.

JIF Nacional

delegacao_IFSC_JIF_nacional_2017Viajei para Poços de Caldas já na terça-feira para participar da cerimônia de abertura do JIF Nacional, que está sendo organizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Temos uma delegação do IFSC com 46 alunos de diversos câmpus que estão disputando algumas modalidades esportivas. A competição termina no domingo.

JIF_IFSCFoi muito bom ver a empolgação dos nossos estudantes e a integração de grupos de todo o País. Mais do que uma competição, os jogos servem para mostrar essa união dos alunos, a garra e todos os valores positivos que o esporte traz.

Centro de Idiomas: hoje tive uma reunião com a professora Daniela Carvalho Carrelas, que veio apresentar a proposta de criação de centros de línguas nos câmpus. A proposta foi discutida coletivamente e com viés de bastante inclusão, conforme nossa missão. Agora vai ao Cepe para análise e na sequência apreciação no Consup.

Diretoria de Comunicação: fizemos essa semana a substituição do Felipe Cintra pelo Rafael Xavier dos Passos. Felipe assume como docente no câmpus São Miguel do Oeste e deixa a diretoria para assumir nova carreira. Agradecemos muito atuação dele à frente da diretoria, com compromisso e dedicação, e desejamos sucesso nessa nova etapa da vida profissional.

Ensino Médio Técnico: foi publicado nesta semana o edital do processo seletivo para nosso Ensino Médio Técnico ou cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Teremos vagas nos câmpus Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As inscrições começam em 16 de outubro e vão até 6 de novembro.