Comemorações!

IMG_0894Começamos a semana celebrando nossos 108 anos com um bolo simbólico na Reitoria. Tivemos uma linda apresentação do coral do Câmpus Florianópolis e foi um momento de integração com nossos servidores e alunos.

Fico muito orgulhosa da história da nossa instituição, comprometida com inclusão, diversidade e inovação. Nos transformamos muito ao longo dos anos e o mais importante: ajudamos milhares de pessoas a transformarem suas vidas por meio da educação.

É muito gratificante fazer parte disso e agradeço demais a todos que já passaram por aqui e os que hoje aqui estão – como alunos e servidores – e que são os responsáveis por sermos o que somos hoje, uma instituição forte e que oferece uma educação de qualidade.

Também como parte das comemorações do aniversário do IFSC, realizamos a entrega dos certificados aos vencedores do Prêmio IFSC de Inovação. Foram 144 trabalhos inscritos e fiquei muito feliz em conhecer todas essas iniciativas sendo aplicadas na nossa instituição. Parabéns a todos os participantes, em especial aos dois projetos vencedores. Confira como foi a entrega em nossa matéria no Link Digital.

comemoracao_IFSC_palhoca_2017Ainda em clima de comemoração, na terça estive no Câmpus Palhoça Bilíngue, que celebrou seus quatros anos no Dia Nacional do Surdo. Ficamos muito felizes ao ver o IFSC cumprindo sua missão de inclusão, com toda a concepção desse câmpus voltado à educação de Surdos.

Conif

reuniao_conif_bsb_set2017Na quarta-feira fui a Brasília, onde participei com os dirigentes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, de uma reunião com o relator setorial para educação e cultura, senador Davi Alcolumbre. A pauta foi sobre os recursos previstos à Rede Federal, para 2018, por meio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A reunião ocorreu no gabinete da senadora Fátima Bezerra, no Senado Federal.

O Conif solicitou um acréscimo de R$ 300 milhões para possibilitar o crescimento da Rede. Além disso, requisitamos outros R$ 700 milhões para investimentos. Como já comentei por aqui, além dessa emenda via Conif para a Rede, os Institutos Federais estão se articulando com as bancadas estaduais e temos feito isso aqui em Santa Catarina.

Reuniões

reuniao_instituicaoalema_IFSCNa terça-feira, recebemos representantes da instituição alemã Technische Hochschule Ingolstadt – THI. Estiveram conosco a gerente de projetos Anne-Sophie Lohmeier, o diretor comercial Florian Lohrentz, e o professor da área de Mecatrônica Harald Göllinger representando a instituição alemã em uma reunião com professores do Departamento de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis e o professor Joaquim Gonçalves, do Câmpus São José. Em pauta, as possibilidades de parceria para intercâmbio e oferta de cursos. Foi uma reunião muito boa e acredito que podemos avançar bastante no projeto. O encontro foi mediado pelo diretor da Fundação CERTI, Manuel Steidle, e contou com a presença da assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC, Raquel Matys Cardenuto.

reuniao_campustubarao_IFSC_set2017Ontem, participei de uma reunião com os servidores do Câmpus Tubarão. Foi muito bom poder conversar e também ouvir nossos colegas, ver a integração do câmpus com a comunidade e todo o trabalho bacana que tem sido feito por lá. Já está na rua o edital de licitação na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a construção de mais um bloco do câmpus que permitirá ao IFSC ampliar a oferta de cursos na região. Esperamos iniciar as obras ainda neste ano.

– Assistência Estudantil: Participei também na terça da reunião do Comitê de Assistência Estudantil em que foram analisadas propostas de alterações na resolução 47 que trata do nosso Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, o Paevs. Estamos ajustando e melhorando a regulamentação para que tenhamos um atendimento menos burocrático e mais efetivo aos alunos.

– Sinasefe: E nesta sexta-feira, tínhamos uma reunião agendada com o Sinasefe-SC, mas foi cancelada a pedido do próprio sindicato. Continuamos sempre  à disposição para tratar de assuntos de interesse de nossos servidores.