Sepei e Polo de Inovação

reitora_IFSC_abertura_sepei_2017Hoje o blog está saindo na quarta, em função do feriado de Independência do Brasil. Apesar da semana mais curta, foi muito intensa e quero compartilhar muita coisa legal e várias novidades!

Na segunda, estive na abertura do nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei, que termina hoje no Câmpus Itajaí. Esta sexta edição do evento teve como tema “Mundo Profissional e Educação para o Trabalho”.

reitora_IFSC_abertura_sepei_2017_apresentacaoculturalO Sepei é resultado de um grande esforço e do trabalho de toda uma instituição. É um momento para discussão e apresentação de projetos que vêm sendo desenvolvidos pelos câmpus. Enxergamos este evento como prioridade para propiciar essa troca entre nossos servidores, alunos e comunidade externa.

sepei_2017_reitora_campussmoTivemos uma cerimônia de abertura muito linda e animada com apresentações culturais e a palestra de abertura com Edgar Gouveia Júnior, arquiteto social. Tivemos três dias com uma programação bem bacana e rica, de maneira que pudemos mostrar o que fazemos e, ao mesmo tempo, refletir sobre o nosso fazer. Sempre saímos desses momentos mais fortes e mais unidos!

Parabenizo a Comissão Organizadora, o Câmpus Itajaí e todo o IFSC pelo belo evento que tivemos!

Polo de Inovação

embrapii_brasiliaHoje de manhã fui a Brasília onde participei do anúncio das novas unidades da Embrapii, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. O IFSC foi selecionado com um polo de inovação, na área de energia, que será instalado no Câmpus Florianópolis. Também receberão polos da Embrapii o IFPB, IF Sul de Minas Gerais e IF Goiano (foto: Ascom/Conif).

Os polos de inovação da Embrapii buscam interação entre as cadeias produtivas da indústria com a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e atuam também como apoio à formação profissional dos setores de base tecnológica. Ficamos muito orgulhosos, parabenizando toda equipe envolvida nessa aprovação.

WhatsApp Image 2017-09-06 at 17.00.19A previsão é que tenhamos o polo funcionando brevemente, assim que encaminharmos algumas questões burocráticas para implantação.

– Codir: na segunda, fizemos a reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC lá em Itajaí por causa do Sepei. Entre os pontos que discutimos, tivemos apresentação da proposta de oferta de um mestrado em Administração, para nossos técnicos administrativos, estabelecendo um convênio com uma instituição de Santa Catarina para disponibilização de 25 vagas, custeadas pela Reitoria. Em breve vamos detalhar esse programa. Também tivemos uma avaliação do nosso sistema de Ingresso, desde as formas de ingresso até as campanhas publicitárias e as ações de comunicação. E avaliamos os projetos finalistas do Prêmio IFSC de Inovação. Ficamos muito felizes com o resultado desses projetos feitos pelos nossos servidores ao ver como temos boas iniciativas e que ajudam de fato a melhorar nossos processos. Parabéns aos finalistas!

O Codir foi transmitido pela IFSCTV e a gravação está disponível no nosso canal do Youtube.

– Setec: hoje fomos eu e o diretor do Câmpus Jaraguá do Sul, Jaison da Maia, assim como secretário de estado da educação de SC, Eduardo Deschamps, discutir com a secretária da Setec, Eline Nascimento, a possibilidade do IFSC assumir o prédio do Cedup, em Guaramirim. A reunião foi bem produtiva e vamos encaminhar uma proposta à Setec para viabilizar essa ação.

– Qualificação: e na segunda tivemos a abertura de inscrições para nossos cursos de qualificação profissional. Até 24 de setembro, as inscrições seguem abertas. Nesta oferta, temos mais de 1,5 mil vagas em 13 cidades. As informações estão no nosso site.

Um bom feriado pra todos nós e até a próxima semana!