30 anos do curso de Eletrônica, eventos e reuniões!

Câmpus Florianópolis

eletronica_floripaTive a felicidade de poder participar de duas comemorações no meu câmpus de origem, o Câmpus Florianópolis. Na segunda-feira pela manhã, estive na abertura da Semana da Mecatrônica, evento organizado pelos estudantes para discutir questões técnicas da área. À noite, foi a vez de estar na abertura da comemoração dos 30 anos do curso técnico em Eletrônica, que deu origem ao atual Departamento Acadêmico em Eletrônica. Muito bom relembrar a trajetória da área e o empenho dos servidores na consolidação dessa área do IFSC.

semana_eletronica_ifsc_2017_reitoraO curso de Eletrônica é uma referência na rede e deu ótimos frutos como o curso superior de tecnologia em Sistemas Digitais, curso de especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos e mais recentemente a Engenharia Eletrônica. Tivemos a presença dos professores aposentados Wilson Zapelini e Joel Lacerda, que junto com professor Luiz Azevedo foram os responsáveis pela implantação do primeiro curso técnico de Eletrônica da então Escola Técnica! Orgulho muito grande de fazer parte dessa história e comemorar os 30 anos dessa área no IFSC! Parabéns Eletrônica!

Brasília

Nesta semana, viajei para Brasília para participar da reunião da diretoria executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Encaminhamos várias questões relativas a nossa pauta da reunião de setembro, assim como da programação da Reditec, que reúne todos os gestores da rede federal e ocorrerá em novembro, em João Pessoa! Clique aqui e acesse a fanpage.

Também na quarta, encontrei-me com o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Romero Portella Raposo Filho, para tratar sobre os recursos para as obras do IFSC. Vamos iniciar obras em Xanxerê, Tubarão, Lages, Jaraguá do Sul -Rau e Criciúma, com recursos da Setec e de emendas parlamentares.

Parceria

assinatura_convenio_criciuma_IFSCNa terça, assinamos um termo de cooperação entre o IFSC e a Secretaria de Justiça para formalizar a oferta de cursos de qualificação do Câmpus Criciúma na Penitenciária Sul. Em parceria com a Gerência de Orientação e Assistência ao Egresso (Geroe), órgão do Departamento de Administração Prisional da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o IFSC vai oferecer qualificação a 100 reeducandos. O diretor do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, participou da assinatura.

Uma parceria assim é mostrar na prática a nossa missão de promover a inclusão, nesse caso, por meio de uma ressocialização. Acreditamos realmente que a educação pode mudar a vida das pessoas e esperamos que os reeducandos encontrem no nosso curso um novo caminho para suas vidas.

WhatsApp Image 2017-09-01 at 17.22.28– JIF Sul: Nesta semana, uma caravana com cerca de 150 alunos e servidores foram para o Paraná para participar dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul, o JIF Sul. Saímos de lá com medalhas e classificações para os Jogos Nacionais – que serão em outubro em Minias Gerais. Tivemos a transmisão dos jogos pela IFSCTV e foi um momento de muita integração e espírito de equipe. Parabéns a todos os envolvidos e vamos rumos ao JIF Nacional mostrar o talento dos nossos alunos também nos esportes.

– Educasul: Hoje de tarde participei da mesa temática do Congresul Educasul, no Centrosul, em Florianópolis.O tema foi Ensino Médio e Educação Profissional: interfaces com o mercado de trabalho. Junto comigo, estava a técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Fernanda Andrade Santos, e o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

E minha semana de trabalho continua até amanhã. Neste sábado vou participar da colação de grau do Câmpus São José, um momento de festa e de muita emoção de presenciar essa conquista dos nossos alunos.

Até mais!