Aniversários de câmpus e sistema fotovoltaico

aniversario_campus_chapecoNesta semana, tivemos aniversário de 11 anos dos câmpus Chapecó e Joinville. Consegui estar presente na solenidade do nosso primeiro câmpus do Oeste. Foi uma bonita cerimônia em que tivemos a presença da nossa ex-reitora, Consuelo Sielski – hoje diretora do nosso Câmpus Tubarão – e do ex-diretor Juarez Pontes – atual diretor do Câmpus São Carlos, também do ex-diretor Mauro Ceretta. Tivemos uma linda homenagem aos servidores que completam uma década ou mais de atuação no campus. Os pioneiros na implantação.

Em Joinville acompanhei a distância o lindo piquenique que foi feito no câmpus para comemorar a data. É muito bom festejar mais um ano de consolidação dos nossos câmpus e ver como avançamos e esperamos crescer ainda mais – mesmo diante do atual contexto política e econômico que vivemos. O que temos hoje é resultado de muito trabalho dos servidores, da comunidade que nos acolheu e dos alunos que acreditaram na gente e nos escolheram para fazer parte das suas vidas.

Sistema fotovoltaico

sistemafotvoltaicoNesta terça participei da solenidade de entrega do sistema fotovoltaico do Câmpus Florianópolis. Os painéis solares para geração de energia foram instalados durante as férias de julho e agora foram oficialmente entregues. A implantação do sistema fotovoltaico faz parte de uma política nacional implementada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec).

O sistema conta com 251 módulos fotovoltaicos capazes de gerar 8.000 kwh, o suficiente para fornecer energia para aproximadamente 70 residências durante o período de um mês. A expectativa é que a instalação dos painéis resulte em uma economia de aproximadamente R$ 40 mil por ano nas contas de energia do câmpus. Além da economia, o projeto também será utilizado como pesquisa e ensino para os cursos do câmpus. Foi muito importante essa ação de sustentabilidade que conseguimos implementar, inicialmente em três câmpus do IFSC, e queremos disseminar para outros.

A central solar do Câmpus Florianópolis consta como uma das maiores geradoras de energia renovável de Santa Catarina. Também teremos o mesmo sistema implantados nos câmpus Jaraguá do Sul – Rau e Criciúma, que também já desenvolvem projetos e pesquisa na área. Parabéns aos envolvidos nessa ação!

Programa de Aprendizagem Profissional

programaaprendizagemprofissionalIFSCNa quarta-feira, lançamos o programa de Aprendizagem Profissional no IFSC. Somos o segundo Instituto Federal a fazer parte deste programa. Com isso, os câmpus já começaram a cadastrar os cursos para que nossos alunos tenham acesso às empresas como aprendizes. A legislação estabelece cotas para contratação em empresas de médio e grande porte que podem variar de 5 a 15% na contratação de jovens estudantes de 14 a 24 anos.

Acredito que todas essas oportunidades que temos para os nossos estudantes são fundamentais para a sua formação e para a inserção no mundo do trabalho. Em tempos mais difíceis como os de hoje, em relação ao desemprego, por exemplo, essa é mais uma oportunidade que temos para atender às necessidades e demandas dos nossos jovens.

Formaturas

21056239_821682714655669_5227351709271585879_oE estamos na época de formaturas! Sábado passado fui a Joinville como tinha comentado aqui e ontem fui na cerimônia de formatura dos cursos técnicos concomitantes em Mecânica e em Recursos Pesqueiros e do técnico subsequente em Eletroeletrônica do Câmpus Itajaí. Parabéns a todos os nossos formandos! Sejam felizes!

Esse fim de semana temos mais câmpus em festa! Criciúma formará novos técnicos em Edificações e Eletrotécnica, ambos subsequentes. Ainda no Sul do Estado, teremos a formatura dos cursos técnicos concomitantes em Eletromecânica, Produção de Moda e Têxtil. Ainda os integrados em Eletromecânica e Vestuário. Subindo a Serra, teremos a formatura do técnico subsequente em Eletromecânica e dos concomitantes em Mecatrônica e Informática no Câmpus Lages. Em Xanxerê, será a vez dos formandos no curso técnico em Mecânica. Parabéns a todos!

CristinaNota de Falecimento: Lamento profundamente o falecimento da servidora Cristina Duda de Oliveira. Ela era docente do Câmpus Canoinhas na área de Agreocologia e chegou a coordenar o curso. Estava conosco desde 2010, sendo uma das primeiras professoras do câmpus. Minha solidariedade com os familiares e amigos neste momento difícil.

– Concurso Público: Nesta semana, começaram as inscrições para o nosso Concurso Público. Temos 58 vagas em todas as regiões do estado para docentes e técnicos administrativos. O prazo para se inscrever termina em 26 de setembro. Todas as informações estão no nosso site.

– Sepei: Foi divulgada nesta semana a programação completa do nosso 6º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei. O evento será realizado no Câmpus Itajaí de 4 a 6 de setembro com o tema “Mundo Profissional e Educação para o Trabalho”. Acessem o site do evento para ver tudo o que teremos.

Até a próxima semana.