Codir, reuniões e Conif

codir_agosto_2017Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne todos os nossos diretores-gerais de câmpus, além dos pró-reitores. Aprovamos o edital para o plano de ofertas de cursos e vagas -POCV-B, com prioridade para cursos Proeja, de formação de formadores e educação a distância. Isso diz respeito às vagas que o IFSC ainda tem direito e vamos solicitar ao Ministério da Educação para completar o quadro docente.

Também aprovamos o calendário acadêmico para 2018, tivemos apresentação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, além de outros assuntos importantes que o IFSC tem discutido e encaminhado nesse Colegiado, que é constituído por representantes eleitos em seus câmpus. Sempre ressalto a importância do trabalho articulado e em rede do nosso Codir! Se quiserem assistir a reunião, acessem aqui e aqui os vídeos da transmissão ao vivo realizada pela IFSCTV.

Conif

reuniao_conif_agosto_2017Viajei para Santarém para a 77ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, o Conif. Discutimos várias questões estratégicas para a Rede Federal, como internacionalização e programas institucionais.

Tivemos uma análise de conjuntura feita pelo ex-reitor do Instituto Federal Fluminense e também ex-presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas. Após esse debate, elaboramos uma carta de Santarém em defesa da Rede Federal que pode ser conferida no nosso site.

Também tratamos da programação da Reditec, a reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, que será em João Pessoa de 20 a 23 de novembro. O evento é um importante momento em que se reúnem todos os dirigentes da Rede. Serão mais de 800 gestores debatendo e trocando experiências visando o fortalecimento das nossas instituições e discutindo os desafios que enfrentamos em tempos adversos como o que estamos atravessando.

Tivemos também relatos da atuação das câmaras e dos fóruns, que tem feito articulações importantes em cada área.

aula_inaugural_mestrado– Mestrado profissional: Na segunda-feira, fiz a abertura da aula inaugural do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) que contou com a presença dos professores Lucília Regina de Souza Machado (UFMG/UNA) e Jarbas Novelino Barato (Universidade São Judas Tadeu-SP). Ressaltei que é um marco para a Rede iniciarmos esse programa, um projeto sonhado e elaborado por muitos e que agora se concretiza. Destaco aqui que o Conif tratou do apoio aos servidores participantes com orientação de afastamento parcial, nesse primeiro ano, respeitando as normativas e o contexto de cada instituição. Aqui no IFSC iremos apoiar dessa forma, com o servidor cumprindo 20 horas de sua carga horária de atividades em acordo com cada setor e com cada chefia.

– Capacitação: Na terça, tivemos capacitação sobre habilidades de negociação para gestores e servidores, com a palestra “Negociação e Conflitos”, com o professor Telesmagno Neves Teles, tratando desse tema tão importante na gestão pública. A gravação poder ser conferida na IFSCTV.

– Reuniões: Na terça também me reuni com alguns diretores-gerais. Fiz uma agenda com eles, principalmente dos câmpus mais distantes que tem mais dificuldades em vir a Floripa. Tratamos das prioridades dos câmpus e das dificuldades em gerenciar um orçamento que tem sofrido cortes constantes. Estamos sempre buscando formas de apoiar e superar essas dificuldades.

-Concurso Público: E hoje foi publicado o edital do nosso Concurso Público 2017. Serão 58 vagas para docentes e técnicos administrativos. O período de inscrições será de 22 de agosto a 26 de setembro. As informações estão no nosso site.

Desejo a todos um Feliz Dia dos Pais e compartilho o nosso cartão comemorativo.

cartao_pais_7

​Aproveito ainda para desejar um Feliz Dia do Estudante para todos os nossos alunos, que são a nossa razão de existir e motivam todo o nosso trabalho.

cartao_datas_comemorativas_2017-10