Reuniões e posse de novos servidores

reuniao_forpog_julho_2017Nesta semana, fui a Brasília para a reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação dos Institutos Federais, o Forpog. Fui discutir as articulações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, com a Capes, novas propostas de mestrados em rede e da publicação sobre pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede Federal.

Tratamos da comissão de pró-reitores que vai estudar os critérios de submissão e avaliação dos programas de mestrado e doutorado profissionais. Esse grupo irá se articular com a Capes para propor mudanças que atendam melhor as características dos programas profissionais. Nossa atuação é focada na pesquisa aplicada e na interação com o mundo do trabalho e hoje os critérios ainda são mais direcionados aos programas acadêmicos.

reuniao_forpog_julho_2017_2Esse é um importante espaço para a Rede ocupar e mudar essa lógica academicista. O Forpog definiu os nomes e vamos encaminhar para a diretoria de avaliação da Capes, marcando uma reunião para agosto.

Sobre os mestrados em Rede, existem três propostas em andamento no Fórum: uma na área de gestão educacional, um grupo que é coordenado pelo nosso pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o professor Clodoaldo; outra na área de Mecatrônica e mais uma na área de Ciências Agrárias ou Alimentos. Assim como o Programa de Pós-Graduação em Rede de Educação Profissional e Tecnológica que vai iniciar as aulas agora em agosto, do qual o IFSC é polo, as propostas que estamos tratando são programas importantes tanto para qualificação de nossos servidores como para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação no interior, tendo em vista a capilaridade e inserção dos institutos em todas as regiões do Estado.

Novos servidores

posse_servidores_14_07_17Agora à tarde, tivemos a posse de 28 novos servidores do IFSC, a maioria docentes. É sempre bom receber mais profissionais para nosso time, pois precisamos de gente comprometida com a educação, para nos consolidar e podermos atender sempre melhor. A educação é a ferramenta que nosso país tem para sair dessa crise tão forte e profunda que vivemos. Desejo boas-vindas a todos e quero dizer que contamos com vocês para aplicarmos nossa missão dia a dia!

– Cerfead: na quarta-feira me reuni com o diretor do nosso Centro de Referência em Formação e EaD, o professor Olivier, juntamente com nosso pró-reitor de Ensino, o professor Cabral, para discutirmos a atuação estratégica do centro, tanto na Educação a Distância como na formação de formadores. Estamos nos consolidando cada vez mais e sempre buscando aprimorar nossa atuação. O Cerfead tem atuado como um articulador cada vez mais importante para a rede IFSC consolidar as políticas públicas de educação.

– Médiotec: na quinta-feira, me reuni com a coordenadora do Pronatec/Médiotec no IFSC, Maria Alice, para discutirmos ajustes necessários ao programa que já inicia em agosto por aqui. Como já atuamos no programa E-tec, precisamos organizar as equipes em uma única coordenação e isso impacta na execução dos programas.

– Resultado: e hoje de tarde, saiu o resultado dos candidatos selecionados para nossos cursos técnicos, de graduação e Proeja, que começam no segundo semestre. Parabéns a todos e fiquem ligados nas datas de matrícula.

A partir de segunda-feira entro de férias e retorno no dia 27 de julho. A diretora-executiva, Silvana Lisboa, ficará em meu lugar durante esse período e não teremos postagens aqui no blog. Até mais!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.