Codir, Conif e Frente Parlamentar

Olá!

foto_codir_mesaNa segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFSC. Entre os principais assuntos discutidos estão o edital para elaboração do Plano de Ofertas de Cursos e Vagas, o POCV B. Também tratamos do chamadão de matrícula para nossos cursos de graduação ofertados via Sisu, o funcionamento das coordenadorias e a definição do Calendário Acadêmico unificado para 2018. Sobre o Calendário, ainda temos alguns ajustes que serão articulados com os câmpus, tendo em vista que alteramos a data de início do primeiro semestre de 2018. O início das aulas para os calouros dos cursos superiores será em data diferente.

Frente Parlamentar

foto_frente_parlamentarNa quarta-feira, estive no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Formada por deputados de diversos partidos, a Frente tem como objetivo somar esforços para a consolidação da Rede, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Também vai atuar em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais e do Ensino Técnico e Profissionalizante, tendo como prioridade a defesa do orçamento da Rede, além de pautas como a liberação de códigos de vaga e a regulamentação da profissão de tecnólogo. Este apoio representa mais um avanço na luta e união em prol da educação profissional pública!

Matriz Conif e orçamento

foto_conifDentre os assuntos debatidos durante a reunião do Conif em Brasília nesta semana, estiveram na pauta o orçamento e a atuação política do Conif. Também tivemos uma fala do FDE sobre o ensino médio integrado, com a proposta de um seminário em setembro, cujo objetivo é analisar as alterações que a Medida Provisória 746/16, que vai demandar nos currículos dos cursos ofertados pela Rede.

Também tivemos uma palestra sobre “Comunicação e Crise”, com o palestrante e escritor João José Forni. Na quinta-feira à tarde, tivemos a presença de diretores e coordenadores da Setec/MEC com debates e apresentações sobre programas da rede.

foto_assistencia_estudantil_novaComitê de assistência estudantil: hoje tivemos uma reunião com os representantes e tratamos dos cortes no orçamento que atingem também a assistência estudantil e do programa de alimentação estudantil. Estamos procurando viabilizar o programa por meio de edital e iniciar com pilotos em alguns câmpus ainda este ano.

foto_reuniaoTambém tivemos uma reunião geral com todos os servidores da reitoria para conversarmos sobre nossa atuação e depois a nossa festa julina!

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.