Consup e viagem

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do nosso Conselho Superior, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Enfrentamos uma situação inédita: analisar o recurso de um processo administrativo disciplinar.
A portaria ministerial nº451 de 2010 delega ao dirigente máximo da instituição o julgamento dos processos e aplicação de penalidades, assim como ao Consup a análise dos recursos. Dessa forma, nosso Conselho teve que analisar e, na sequência, decidir se acatava os relatórios da comissão e do procurador geral federal, que já tinham se manifestado em relação ao processo.

Os conselheiros, por maioria, decidiram acatar os relatórios e mantiveram a decisão. Foi um momento muito difícil e tenso para nosso Conselho, que debateu a matéria com bastante cuidado e atenção.

Ainda na reunião, analisamos vários cursos; porém, pela complexidade e demora do primeiro ponto da pauta, não conseguimos fazer a aprovação e marcamos uma reunião extraordinária para 31 de julho onde analisaremos também os regimentos de vários câmpus.

Viagem

encontro_canoinhasNa terça e quarta, estive em Canoinhas onde participei de várias reuniões. Em reunião com a gestão tratamos da mudança de chefe no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desejo sucesso à servidora Andréa Hoeper, que assumiu o cargo, e agradeço a servidora Juliete Linkowski pelo trabalho até então. Juliete foi selecionada como aluna do nosso mestrado em rede em EPT, por esse motivo está deixando o departamento.

Me reuni ainda com alunos e servidores do câmpus. Foi muito bom estar lá e constatar como estão avançando.

Os alunos fizeram um abaixo-assinado pedindo a construção da quadra coberta. Expliquei que o orçamento de investimento do IFSC é 10% do que tínhamos em 2014 e que, além disso, temos cortes de 40%. Por isso, fomos buscar emendas parlamentares como comentei aqui na semana passada. Tanto a quadra como a unidade agroecológica, necessária para o funcionamento dos cursos, estão entre as obras prioritárias.

A reunião com os servidores foi bem produtiva, pois conversamos muito sobre os processos e as necessidades do câmpus. Fiquei muito feliz com a visita! Estar nos câmpus, em contato mais direto com os alunos, é renovador!

Eventos

encontro_assessores_IFSCNesta semana, tivemos dois eventos bem bacanas na nossa Reitoria. Um foi o I Encontro de Assessores de Dirigentes do IFSC. Na abertura, destaquei que a forma como nossos assessores atuam, próximos aos gestores, faz toda a diferença. Disse que os diretores dão o tom e os assessores o ritmo da gestão. Foi um momento importante para os servidores que atuam nessas funções se conhecerem melhor e trocarem relatos e experiências. Ressaltei a necessidade do trabalho articulado para que possamos atender as necessidades de todos.
reuniao_napne_IFSC
Também tivemos uma reunião dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, os Napnes. Fiz uma fala reforçando a importância da atuação desse setor, principalmente, por nos preocuparmos tanto com inclusão. Relatei as dificuldades enfrentadas para fazer o atendimento às pessoas com deficiência, de modo pleno. Avançamos bastante mas ainda precisamos superar muitas questões, principalmente a partir de agora que temos que respeitar o percentual da lei de cotas para alunos com deficiência no ingresso ao IFSC. Quando o aluno ingressa precisamos estar preparados para esse atendimento.

– Reunião com secretário de Estado de Educação Eduardo Deschamps: estivemos hoje à tarde, no gabinete do secretário, para tratar da possibilidade de utilizarmos uma nova estrutura construída em Guaramirim, pelo programa Brasil profissionalizado. Estiveram presentes o pró-reitor Clodoaldo Machado, diretor do Câmpus Jaraguá do Sul – Centro, Jaison Vieira da Maia, e estamos discutindo algumas possibilidades. Temos recebido algumas demandas em relação à implantação de novos câmpus avançados para o IFSC, mas como sempre esclareço, essa questão precisa ser tratada no âmbito do Ministério da Educação.

– Sepei: nesta semana, a Comissão Central do 6º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei, divulgou o regulamento da edição deste ano que será realizada de 4 a 6 de setembro no Câmpus Itajaí. Teremos como tema “Mundo profissional e educação para o trabalho”. Convido todos a lerem o documento disponível no site do Sepei e ficarem bem informados sobre o evento.

– Transferência e Retorno: e hoje lançamos os editais dos processos de transferência e retorno para cursos técnicos e de graduação. Temos 1,5 mil vagas em 16 cidades de Santa Catarina. Vejam todas as informações no nosso site.