JIFSC

jifsc2017_blogreitora_2Nesta semana, começou a sexta edição dos Jogos do IFSC em Blumenau, mais conhecidos como JIFSC. Desde terça-feira, temos 1,2 mil alunos entre estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e da graduação participando dessa competição em que o mais importante é a integração dos nossos alunos. E os jogos seguem até amanhã!

Apesar das dificuldades orçamentárias do IFSC, nossas prioridades são os alunos e tudo o que impacta diretamente neles. Dessa formam temos segurança em fazer as escolhas que são necessárias em tempos de cortes orçamentários e, por isso, lutamos para que os JIFSC acontecessem.

jifsc2017_blogreitora_1Entendemos que participar de experiências assim ajuda na formação dos nossos estudantes que aprendem que mais importante do que ganhar ou perder é se superar e valorizar a amizade e o espírito de equipe. Participei da abertura e fiquei por lá até ontem quando tivemos o encerramento dos jogos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e foi muito legal fazer a premiação.

É muito bonito ver e acompanhar tudo isso! Parabenizo os servidores envolvidos na organização do evento e todos os alunos que estão participando dos jogos com muita garra e alegria.

Codir

No início da semana, fizemos a reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne os diretores-gerais de todos os câmpus, no Câmpus Gaspar, em função da realização dos JIFSC em Blumenau. Tivemos a presença do procurador-geral do IFSC, Roberto Jelita, para tratar do parecer sobre a publicidade dos horários docentes pela agenda. Ele tirou dúvidas e reforçou a necessidade da transparência na instituição.

codr_ifsc_jun2017Tratamos também das diretrizes para solicitação de aumento de vagas aos câmpus e decidimos priorizar os projetos de formação de formadores, Proeja e EaD. Também discutimos o plano de investimentos do IFSC, um tema difícil tendo em vista os poucos recursos de investimentos e os cortes orçamentários.

Vamos iniciar as obras para a construção dos blocos dos Câmpus Xanxerê, Tubarão e Jaraguá do Sul-Rau, além da unidade de agroecologia do Câmpus Lages, da quadra do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro e da portaria que dá acesso ao Câmpus Florianópolis-Continente e à Reitoria, assim como resolver pendências para regularização de habite-se com exigências de adequação em Canoinhas e Itajai. Também devemos iniciar as obras de um bloco em Criciúma com recursos de emenda parlamentar e complementação do orçamento do próprio câmpus.

Temos mais demandas urgentes que precisam ser viabilizadas e vamos negociar com os câmpus a priorização dessas necessidades também com orçamento de cada um deles.

A gravação da reunião pode ser assistida no nosso canal da IFSCTV.

Reitoria Itinerante

jgw_visita_reitoraNa quarta-feira, estive no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau para conversar com servidores e representantes dos alunos sobre os desafios e projetos do Instituto. Falamos sobre os recursos orçamentários, as obras previstas para a instituição e a utilização dos recursos para assistência estudantil. Destaquei novamente o desafio que enfrentamos diante do corte orçamentário e da importância do trabalho em rede para superarmos as dificuldades.

Também estive na WEG para tratar de apoio ao polo Embrapii que estamos concorrendo em chamada pública. Fui ainda a uma reunião com a reitora do IFC, Sonia Fernandes, em
Blumenau, para tratar da articulação dos institutos na busca por emendas parlamentares.

– CPA: Hoje de manhã estive na abertura do Seminário da Comissão Própria de Avaliação do IFSC, que está reunindo em Florianópolis os representantes das comissões locais e da central. É o primeiro encontro que temos do grupo dentro dessa nova configuração e muito importante para aprimorar o trabalho da comissão que é tão importante para o crescimento da nossa instituição.

– Cursos de Qualificação: Estamos com 4,2 mil vagas abertas em cursos de qualificação em 17 cidades de SC, além de cursos ofertados a distância pelo nosso Cerfead. Todas as informações estão no nosso site.

– Seleção de professores: Estamos com 40 vagas abertas para seleção de professores substitutos em 17 câmpus. Vejam no nosso site também o detalhamento das vagas.

– Desafio IFSC: E prorrogamos as inscrições para o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras até 11 de junho. Convido nossos alunos a participarem desta competição, de caráter educacional, voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica. Peço que nossos servidores também estimulem os estudantes a participarem. Tivemos muito projeto bacana na primeira edição.

Até semana que vem!