Reuniões

Tivemos uma semana com muitas reuniões temáticas na Reitoria e também com os câmpus.

Na segunda pela manhã, estive na abertura do III Ciclo de Palestras Valter da Luz, promovido pelo núcleo docente estruturante do curso superior de tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente. O evento contou com palestras do gerente geral do Hotel Novotel da Rede Accor, Uldenir Merlin, e do gerente geral do hotel Jurerê Beach Village, Samir Miguel, e teve como tema “Os desafios da operação hoteleira”.

Na abertura do evento, relembrei um pouco da história do câmpus e da sua importância para a formação de profissionais. A nossa oferta de cursos e os projetos desse câmpus reiteram nosso compromisso com Florianópolis e Santa Catarina de trabalhar na qualificação da área de hospitalidade e lazer.

À tarde, tivemos nossa reunião com a equipe de gestores da Reitoria e tratamos do Plano Anual de Trabalho 2018 e da alimentação estudantil. É sempre um importante momento de interação e discussão sobre os desafios que temos na gestão.

encontro_engenharia_blog_reitora_ifsc2017Na terça-feira, participei da abertura do Encontro da Engenharia do IFSC e ressaltei a importância do trabalho das equipes pelo tanto que o IFSC avançou na infraestrutura. Foi graças ao trabalho em rede e articulado que conseguimos hoje, em tempos mais difíceis, ter uma estrutura que nos dá boas condições de atuação. Destaquei também que, mesmo com poucos recursos, temos avançado nessa parte e que esse ano nossa prioridade é a construção de blocos em Xanxerê e Tubarão.

Também recebi o secretário regional da SDR Jaraguá do Sul, Leonel Pradi, com o diretor do Câmpus Jaraguá do Sul, Jaison Vieira da Maia. Tratamos da possibilidade do IFSC utilizar uma estrutura construída em Guaramirim para a oferta de cursos. Sempre tenho ressaltado que aprovação de câmpus é do Ministério da Educação, mas que estamos à disposição para estudar e analisar essa situação, pois defendemos sempre mais oferta de educação pública.

encontro_informatica_2017E hoje participei do encerramento do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, que reuniu os servidores que atuam na TI de todo o IFSC. Destacamos a importância desses encontros de troca de conhecimento e interação entre os câmpus e Reitoria, principalmente, em uma área em que precisamos estar sempre investindo em equipamentos, sistemas e capacitação.

Esse é uma ano muito importante para o IFSC com a implantação do sistema acadêmico SIGAA. Nosso foco é esse, para que a instituição avance e seja mais moderna e ágil no atendimento de alunos, servidores e sociedade de maneira geral.

Publicação dos horários dos docentes

Divulgamos para os diretores-gerais de todos os câmpus o parecer da Procuradoria Geral Federal que trata dos questionamentos feitos sobre a Instrução Normativa que organiza a publicização dos horários dos nossos docentes (Leiam aqui). Ressalto que, para o atendimento das recomendações da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal, essa solução é paliativa e necessária, tendo em vista que não temos como desenvolver ou adaptar algum sistema no momento, exatamente porque estamos na prioridade da implantação do sistema acadêmico – que poderá atender de modo mais completo e objetivo a essa questão.

Como já destaquei diversas vezes, é uma agenda simples e flexível e que podemos ir melhorando e adaptando até que tenhamos nosso sistema de gestão, que facilitará tanto a vida dos servidores como trará mais transparência para que a sociedade acompanhe nosso trabalho. Acompanho as discussões que isso tem gerado, mas peço novamente a compreensão dos nossos professores no sentido de que a agenda indicada é o que conseguimos para o momento e que dá cumprimento ao recomendado.

encontro_ubes_maio_blogreitora_ifsc_2017– UBES: Na segunda, eu e a diretora de Assuntos Estudantis do IFSC, Girlane Almeida Bondan, recebemos o Lucas Souza e a Stephanny Villela, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a Ubes. Foi uma conversa bem bacana sobre a importância dos movimentos estudantis que é algo que estimulamos muito aqui no IFSC. Tratamos também de possíveis parcerias entre o IFSC e a Ubes.

E amanhã começam as inscrições para o nosso vestibular 20172. As inscrições para quem quiser fazer um curso de graduação no IFSC a partir do próximo semestre terminam em 11 de junho. Lembro que, a partir de 2018, para fazer uma graduação conosco será preciso ter feito o Enem e as inscrições para o Enem 2017 terminam hoje.

Bom final de semana e até mais!