Consup e Conif

Olá!

Consup abrilNesta semana, tivemos reunião do Conselho Superior do IFSC, nosso órgão máximo e deliberativo. Foram aprovados sete novos cursos em quatro regiões do estado. O Câmpus São Carlos irá oferecer o curso superior de Engenharia Civil a partir do primeiro semestre de 2018. Já o Câmpus São Miguel do Oeste irá ofertar, também em 2018, o técnico subsequente em Administração. Foi aprovado também o curso de especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura do Câmpus Xanxerê.

O Câmpus Caçador ofertará dois novos cursos: a especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e o técnico concomitante em Logística. Para Urupema, foi aprovado o curso técnico em Administração e, para Tubarão, o curso técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas.

Além da aprovação de cursos, tratamos dos regimentos internos dos câmpus e prestamos os esclarecimentos sobre hora aula após consulta feita ao Conselho Nacional de Educação. Como sempre, a reunião do Consul foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Conif

IMG-20170428-WA0029Esta semana fui a Brasília para participar de reuniões da diretoria executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na terça, como integrante da Diretoria de relações institucionais, participei de uma reunião com o ministro da Educação Mendonça Filho, secretária Eline Neves Braga Nascimento e o diretor da Rede Romero Portella Raposo Filho em que tratamos da situação econômica do País e das implicações orçamentárias na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na nossa pauta, estavam também a revalidação de diplomas pelos Institutos Federais, a internacionalização, projetos e ações compartilhadas entre MEC e Conif e o orçamento 2017.

Apresentamos o relatório orçamentário elaborado pelo Fórum de Planejamento do Conif que reúne os dados de custeio, capital e investimentos de 2011 a 2016. O documento demonstra o processo de contingenciamento vivido pela Rede Federal no decorrer dos anos, além do aumento dos números de matrículas e de unidades.

O ministro garantiu a liberação de 85% do orçamento de custeio e 60% de recursos para investimentos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2017, sendo que, inicialmente, serão liberados 60% de custeio e 40% de capital.

Sobre a revalidação de diplomas de curso de pós stricto sensu, estão bem adiantadas as tratativas, junto ao Conselho Nacional de Educação para revogar a vedação imposta aos Institutos Federais. Solicitamos ainda à Setec a adesão dos Institutos ao MyEnglish OnLine, incluindo a possibilidade de oferta aos nossos alunos do ensino técnico. Além disso, foi solicitado que os institutos sejam incluídos no programa Mais Ciência, mais desenvolvimento, que apoia programas de internacionalização das instituições públicas.

Quanto às parcerias, foram destacados os trabalhos que estão sendo realizado por meio dos grupos de trabalho temáticos. Solicitamos que os Institutos Federais tenham uma participação mais efetiva nas discussões da Reforma do Ensino Médio, principalmente no que concerne aos itinerários formativos, aspectos operacionais e formação de professores

Mais detalhes dessa reunião podem ser conferidos no site do Conif.

Eventos

IMG-20170428-WA0030Participei, nesta semana, de eventos do IFSC bem interessantes e importantes. Na segunda-feira, almocei numa atividade do nosso Câmpus Florianópolis-Continente que teve como objetivo apresentar pratos com frutas nativas da região serrana. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Gastronomia, um grupo de pesquisa do câmpus. Foi muito bacana ver uma atividade que é o exemplo da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão que sempre falamos. Parabéns aos servidores e alunos envolvidos! Estava uma delícia!

IMG-20170428-WA0031Na quinta de manhã, estive na abertura do Fórum das Bibliotecas do IFSC, no Câmpus Florianópolis. Atuação importante inclusiva e essencial para o IFSC avançar. Estamos no processo de implantação do acervo on-line, que requer capacitação e adesão de todos para que possamos ser cada dia mais efetivos nas oportunidades aos nossos estudantes e servidores. Parabéns aos organizadores da reunião do Fórum.

Também participei do Comitê de Assistência Estudantil em que tratamos dos editais do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs) já em andamento, desafios e dificuldades que estamos superando. Após análises da equipe que acompanha o programa, verificamos a possibilidade de lançar mais um edital, atendendo muitos alunos que não foram co.templados nos editais anteriores. Então, fiquem atentos, semana que vem teremos mais um edital do Paevs!

E de tarde também estive no Encontro de Gestão de Pessoas onde foi lançada a campanha para elaboração da Política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do IFSC. O evento que marcou o lançamento do programa, com a palestra do professor da Universidade de Brasília (UnB), Mário César Ferreira, realizada na Reitoria, na qual ele falou sobre o tema “Qualidade de vida no trabalho: vale a pena investir?”. A política será construída com participação do servidores, a partir de um diagnóstico que será feito por meio de formulários respondidos pelos servidores.

Esse é um programa que já almejávamos desde o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Estamos construindo ele de modo coletivo, institucional, para que a gente possa avançar no atendimento às pessoas. Destacamos nossa prioridade em melhorar e atender cada vez mais e melhor as necessidades das pessoas. Essa semana tivemos a vacinação da gripe aos servidores em vários campus. Importante ação de prevenção e qualidade de vida no trabalho.

– Ingresso: Termina agora dia 2 de maio o prazo para quem precisa solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição para nossos cursos de ensino médio técnico. Temos 659 vagas em 19 cursos, divididos entre sete câmpus: Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. As inscrições podem ser feitas até 11 de maio e todas as informações estão no nosso Portal.

– Eleições Cepe: Lançamos o edital do processo eleitoral para escolha dos representantes docentes, discentes e técnicos administrativos do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe. A inscrição dos candidatos vai de 2 a 12 de maio. A eleição será pela internet nos dias 12 e 13 de junho, com o resultado final divulgado no dia 20 do mesmo mês. Mais informações no nosso site.

E nesta sexta, suspendemos as aulas em todos os nossos câmpus. Conforme nota oficial que divulgamos ontem, a decisão foi tomada em virtude da adesão de diversas categorias de trabalhadores de serviços públicos e privados, em especial do transporte público, à greve geral convocada pelas principais centrais sindicais do País que terá seu funcionamento diminuído ou paralisado, limitando o deslocamento e a segurança dos alunos. As aulas e demais atividades que não forem executadas normalmente nesse dia serão repostas.

Como destacamos em nota, o IFSC respeita e considera legítima a manifestação contra a perda de direitos dos trabalhadores e reforça sua postura contrária a retrocessos sociais, especialmente na educação pública.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.