Café com a Reitora e reuniões

cafe_reitoria2_novoNesta semana iniciamos o projeto “Café com a Reitora”. Na quinta-feira, fizemos uma pré estreia, com os alunos do Câmpus Criciúma e na sexta-feira, com os alunos dos câmpus da Grande Florianópolis, na Reitoria. Conversamos sobre a atuação dos estudantes em projetos que beneficiem diretamente os câmpus, como serviços de manutenção, eventos, entre outros.

Esclarecemos dúvidas e debatemos formas de realizar mais projetos com o envolvimento dos estudantes. Foi muito bom ouvir demandas dos alunos e saber que estão preocupados com a instituição! Em Criciúma os alunos solicitam a implantação de cursos superiores noturnos e querem participar e se envolver sempre com o IFSC! Isso é muito bom e gratificante! Estar com eles nos motiva e dá forças para lutar por uma instituição melhor e cada vez mais inclusiva!

alunos_criciuma_okEstamos programando futuros encontros com estudantes de outros câmpus. E também no mês de abril vamos realizar mais um encontro das representações e lideranças estudantis. Na ida a Criciúma também fizemos uma reunião geral com alunos e uma com os servidores. Conversamos sobre os desafios do IFSC em 2017 e também em como melhorar e avançar em nossos processos e programas institucionais. Sempre é muito bom estar nos câmpus!

Encontro EPE

IMG_3498Realizamos na Reitoria mais um encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. Foi a oportunidade de reunir representantes de 22 câmpus para avaliarmos nossas ações. Apesar de 2016 ter sido um ano difícil, tivemos boas notícias, como o aumento no número de alunos. Vamos manter em 2017 o foco na permanência e êxito de nossos estudantes. Enfrentaremos mais um período de contingenciamento de recursos. Vai ser um ano de escolhas, em que precisaremos de sabedoria para tomar as melhores decisões.

reuniao_brasilia_okCapes – Participamos em Brasília de reunião do Conif. Tivemos uma reunião na Coordenação  de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, para discutir ações de internacionalização da rede e avaliação dos programas de pós-graduação. Saiu uma nova regulamentação do MEC para  mestrados e doutorados profissionais, o que amplia as possibilidades para os institutos federais. Também tratamos da qualificação para servidores! Levamos ao professor Abilio Baeta o número de inscritos no programa de mestrado profissional em Rede o profEPT, que possui mais de 18 mil inscritos, e obtivemos o compromisso de dobrar o número de vagas para a próxima oferta. Mais propostas e projetos para a Rede Federal!

Sinasefe – recebemos hoje os representantes do Sinasefe para tratar da divulgação dos horários docentes. Houve um pedido de revogação da IN que trata desse assunto. Reiterei que não é possível, tendo em vista que recebemos mais um ofício do MPF, de 17 de março, cobrando o cumprimento da recomendação feita em novembro, para cumprimento imediato, à época. Ouvimos os chefes DEPE, nessa semana, para melhorias na instrução e também na agenda e já apresentamos uma proposta de flexibilizar algumas condições no preenchimento. Na segunda-feira teremos esse ponto de pauta no Codir para que essas propostas sejam apresentadas e esclarecidas. Assim, no dia quatro de abril as agendas devem ser preenchidas e publicadas na internet. Ressalto que como servidores públicos devemos ter transparência e isonomia.