Missão nos EUA

blog_1Estive nesta semana nos Estados Unidos, em uma missão a convite da Northern Virginia Community College (Nova), participando de missão de representação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

A Nova é a maior instituição de ensino público do estado da Virgínia e um dos maiores colleges dos Estados Unidos, com mais de 78 mil estudantes e 2,6 mil professores e funcionários técnicos. Também é um dos colleges com mais estudantes internacionais nos Estados Unidos, com cerca de 1,6 mil matriculados.

blog_3A Nova é líder de um grupo de 15 colleges, que trabalham para desenvolver projetos internacionais em todos os Estados Unidos. Foi uma satisfação encontrar nossos docentes em curso de aperfeiçoamento!  Eles participam com o segundo grupo do total de 146 professores da rede de institutos federais em cursos de aperfeiçoamento da língua inglesa e metodologias de ensino (Tesol). Nessa etapa temos quatro docentes do IFSC de um grupo de 74.

Fizemos uma reunião de trabalho com os docentes, discutindo como melhorar o ensino de línguas nos institutos, tão necessário para a internacionalização. Também acompanhamos o encerramento do curso, com a entrega dos certificados aos docentes. Foram momentos muito especiais de integração.

Debatemos futuros projetos entre o Conif e a Nova, além de desenvolver uma proposta conjunta entre as instituições para ser apresentada à Capes, prevendo bolsas para financiar a ida de estudantes da Rede a programas de intercâmbio.

Entre as propostas estão qualificar professores e técnicos em língua inglesa, manter a parceria para qualificação de professores de inglês, formação de professores em disciplinas diversas e programa profissional em áreas administrativas ou de gestão.

blog_2Estivemos, também, na Embaixada do Brasil em Washington, onde conversamos com o conselheiro para Educação e Cultura, Franklin Silva Neto, sobre as possibilidades e o apoio da embaixada, assim como a articulação para estabelecer convênios com outras instituições americanas.

blog_4Tivemos reunião no departamento de estado americano com a oficial de diplomacia Jill W. Dietrich. Foram apresentados alguns programas de bolsas que o departamento de estado apoia, principalmente em articulação com empresas.

Foi uma semana de muita articulação e aprendizado e levamos  para o Brasil muitas possibilidades para nossos alunos e servidores.

Recredenciamento – E semana que vem o IFSC vai passar pelo processo de recredenciamento, em cinco câmpus sorteados entre todos os nossos 22. Teremos ainda em abril mais dois câmpus que serão avaliados. É um momento muito importante e nossas equipes estão super empenhadas.

Obrigada a todos!

Bom final de semana!

Esta entrada foi publicada em Conif. Adicione o link permanente aos seus favoritos.