Sisu, Ensino Médio e Conif

sisu_codirNesta semana tivemos debates e decisões importantes no IFSC. Na segunda-feira, durante a reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, decidimos por mudanças no nosso processo seletivo para cursos superiores. A partir de 2018, todos os nossos cursos superiores terão ingresso apenas pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Para o ingresso 2017.2, fica mantido o sistema atual, com vestibular nos câmpus que tradicionalmente o realizam.

Foi uma decisão muito importante e um avanço. Poderemos priorizar nosso tempo, recursos e energia na organização e divulgação de um processo único. Também ficará mais fácil para a comunidade entender como funciona o nosso ingresso.

Ensino Médio

wisley_ensino_medioOutro momento importante foi o debate que tivemos na terça-feira com o coordenador-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, Wisley João Pereira. O assunto foi a Medida Provisória de reforma do Ensino Médio aprovada pelo Congresso Nacional em setembro do ano passado e sancionada pelo presidente da República em fevereiro. Um assunto complexo, que gerou manifestações e ocupações nos câmpus em 2016.

O coordenador-geral apresentou o texto da reforma como uma possibilidade de melhorar a educação, e que o principal ponto dessa possibilidade é a flexibilização. Porém, é preciso garantir que essa flexibilização não represente se fazer menos do que é feito hoje. Wisley afirmou que atualmente o Ensino Médio no Brasil apresenta resultados muito ruins, por isso a necessidade da mudança.

Temos bastante preocupação em relação aos termos da reforma, que ainda geram muitas dúvidas. Também nos preocupa a forma como a reforma foi aprovada, sem um debate com a sociedade. Atualmente, cerca de 80 milhões de pessoas não têm o Ensino Médio. Sabemos que temos um tema complexo e polêmico e que precisamos debater para que possamos encontrar o melhor caminho.

Veja aqui como foi o debate. Acesse o link de perguntas frequentes sobre a reforma e veja a gravação completa do evento pela IFSCTV.

Acordo com o Sinasefe: assinamos hoje à tarde o termo de acordo de reposição das horas não trabalhadas dos dias de paralisação de novembro 2016. Foi uma negociação importante com debates e construção coletiva entre Sinasefe e gestão. Veja o acordo aqui.

Conif: tivemos essa semana a 72ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, realizada no Instituto Federal Catarinense em Camboriu. Foi muito bom estar em mais um câmpus de instituto federal, conhecendo a realidade local. Tivemos apresentação do Projeto Cães-guia, desenvolvido pelo IFC por meio do Centro de treinamento de cães-guia. Foi emocionante ouvir dos cegos a diferença e a inclusão que esse programa proporciona para suas vidas. Parabéns IFC!

Também tivemos a presença da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e fizemos importantes debates sobre as necessidades da Rede em vários programas e projetos que temos encaminhado, como Proeja, Mulheres Mil e internacionalização. Também tivemos apresentação dos resultados do grupo de trabalho de institucionalização da educação a distância na rede e que apresentou uma proposta de alteração da matriz orçamentária para os alunos dessa modalidade.

O nosso professor Marco Neiva apresentou um aplicativo para acompanhamento do planejamento, importante ferramenta para transparência e melhoria desse processo nas nossas instituições. Foi um momento muito bom para valorizar e reconhecer o trabalho do professor para o IFSC e a disponibilidade em contribuir com toda a rede.

assinatura_tubaraoCâmpus Tubarão: eu e a diretora-geral do Câmpus Tubarão, Consuelo Sielski, estivemos na Superintendência de Patrimônio da União, em Florianópolis, para assinar o termo de cessão de imóveis para o câmpus, solicitação feita ainda em 2014, que agora se concretiza. O terreno com várias edificações fica ao lado do câmpus e vai possibilitar a implantação de novas salas de aula e a oferta de mais cursos. Assim, quando as reformas forem concluídas, poderemos oferecer mais possibilidades de capacitação para o sul de Santa Catarina. É uma importante conquista!

Nota máxima no Enade: o curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente conquistou a nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Parabéns a todos os professores e alunos do curso pelo excelente resultado, que comprova a qualidade de ensino do IFSC!

Dia da Mulher: celebramos no dia 8 de março o Dia da Mulher. Diversos câmpus realizaram ações voltadas para o tema, com atividades culturais e debates sobre as conquistas da mulheres e a luta por direitos e igualdade. Parabéns a todas as mulheres do IFSC pelo seu dia, que constroem um mundo mais justo, com seu trabalho, carinho e amor!

cartao_dia_mulher

Neste fim de semana teremos várias formaturas nos câmpus Florianópolis, São José, Araranguá e Caçador. Infelizmente não poderei comparecer pois estarei em viagem para uma missão do Conif, em Washington!

Parabéns formandos! Muito orgulho de alunos e servidores!