Reunião com servidores

maria_clara_blogNa quarta-feira de cinzas realizamos mais um encontro com os servidores da Reitoria. Abordamos assuntos importantes para o ano que se inicia e uma avaliação de 2016, ano difícil num contexto político conturbado, que impactou diretamente na nossa instituição.

Em 2017, continuamos com nossas prioridades focadas na permanência e êxito dos nossos estudantes. Ainda somos pouco efetivos, pois formamos menos de 50% de todos os alunos que ingressam em nossa instituição.

Necessário discutir as formas de ingresso no IFSC, pois para mim, precisamos inverter essa lógica da meritocracia e pensar pela lógica da oportunidade: temos que atingir as pessoas que possam ter suas vidas transformadas para que tenham condições de chegar ao mérito.

Ouvimos durante toda a reunião relatos sobre a importância do trabalho de todos os servidores, mesmo aqueles que atuam em processos administrativos, de conhecer a realidade dos câmpus e se aproximar dos alunos, que são a finalidade de todo o nosso trabalho.

Entre os assuntos tratados, destacamos o Plano Anual de Trabalho, o PAT, e o Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDI). Entre as prioridades do nosso trabalho destaco a ampliação do acesso por meio da educação a distância, desenvolvimento de estudos e ações sobre evasão e permanência e o fortalecimento do programa de assistência estudantil.

Quero destacar, ainda, o trabalho da equipe da Coordenadoria de Processos e Normas, da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, que apresentou a implantação da nossa Gestão por Processos. Esse novo trabalho vai trazer muito mais agilidade para nossos processos, além de ser uma ação de sustentabilidade, pois praticamente elimina a necessidade da impressão em papel.

Prêmio IFSC de Inovação

Este ano, estamos realizando uma ação que visa incentivar a adoção de boas práticas, tanto em sala de aula quanto na gestão do IFSC. Para isso, estamos lançando, na segunda feira, o Prêmio IFSC de Inovação. Além de premiar as melhores iniciativas, queremos reconhecer e disseminar boas ideias em todos os nossos câmpus e na Reitoria.

Novos cursos

blog_meio_ambienteParticipei esta semana da aula inaugural de dois novos cursos de pós-graduação, iniciativas que visam qualificar profissionais para a pesquisa, o ensino e a extensão.

Na quinta-feira, estive no Câmpus Florianópolis para a aula inaugural do mestrado profissional em Clima e Ambiente, o primeiro na área de Geociências a ser oferecido por um instituto federal e o primeiro no Estado. O curso é multicâmpus e envolve pesquisadores dos câmpus Florianópolis, Itajaí e Garopaba.

blog_sj2Na sexta-feira, foi a vez do Câmpus São José, que está oferecendo o curso de especialização em Educação Ambiental. O foco é a formação de professores, mas outros profissionais que queiram atuar em ambientes de ensino também podem participar.

Acordo de reposição – tivemos ontem mais uma reunião com a coordenação do Sinasefe para encaminharmos o acordo de reposição das horas não trabalhadas nos dias de paralisação em novembro de 2016. Temos avançado nas discussões e creio que semana que vem poderemos assinar o termo. São momentos importantes de negociação e ajustes de ambas as partes, para que se consiga estabelecer o melhor para os servidores e para o IFSC.

Hoje estou indo para as formaturas dos campus Jaraguá do Sul – Centro e Jaraguá do Sul – Rau! Cursos técnicos e superiores! Parabéns aos nossos formandos!