Ocupações, Conif e Codir

As ocupações nos câmpus Chapecó, Araranguá, São José, Florianópolis, Palhoça Bilíngue e Xanxerê continuam e essa semana começou a ocupação no Câmpus São Miguel do Oeste. Estive na segunda-feira, dia 7, conversando com alunos e servidores sobre o movimento e as mobilizações no Câmpus Palhoça Bilíngue, em um diálogo aberto e franco. Estive também em Brasília, com o Conif, em reunião com a Advocacia Geral da União, conversando com os procuradores sobre o movimento, ressaltando a necessidade de fortalecer o diálogo nessas circunstâncias de tensão e dificuldades.

Hoje, sexta-feira, vivemos o impedimento de acesso ao Câmpus Florianópolis, o que causou muitos transtornos e constrangimentos. Reiteramos, por meio da nota oficial do IFSC, nossa posição de respeito ao movimento, mas também de não concordarmos com atitudes de cerceamento e confronto. Veja aqui a nota oficial e a situação dos câmpus ocupados.

Conif

reuniao-conifEstivemos em Brasília nesta semana participando da 69ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Entre as diversas pautas, destaco reuniões com senadores sobre a posição do Conselho referente à PEC 241 (PEC 55) e a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio.

Na terça-feira, nos reunimos com a senadora Rose de Freitas, líder do governo no Congresso Nacional. Expusemos a necessidade de reversão da Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio (MP 746/2016) e a ampla discussão da matéria com os setores legítimos do campo educacional. Sobre a limitação das despesas públicas previstas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, o Conif demonstrou receio quanto às chances de comprometimento das atividades institucionais e prejuízos aos estudantes, tendo em vista as restrições orçamentárias.

Na quarta-feira, a reunião foi com o senador Pedro Chaves, relator da MP 746. Reiteramos nosso posicionamento apresentando as preocupações e impactos negativos de uma reforma proposta por meio de Medida Provisória, sem discussão com toda a sociedade. O Conselho foi convidado pelo parlamentar para participar de audiência pública, com data a ser definida, e discutir sobre o tema ao lado de outras entidades representativas da educação. Antes disso, as críticas institucionais à matéria deverão ser apresentadas à Comissão Mista que analisa a Medida Provisória.

Ainda sobre a PEC 55 e a MP 746, o Codir e o Conif do IFSC emitiram moção conjunta de repúdio, que pode ser lida aqui.

Colégio de Dirigentes

reuniao_codirNa segunda-feira, dia 7, realizamos mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir. Aprovamos o calendário de ingresso para o próximo ano. A novidade é a oferta, em datas separadas, dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos e superiores, Proeja e pós-graduações. Assim, o ciclo de inscrições para o ingresso 2017.2 de cursos técnicos e superiores inicia com abertura de inscrições dia 11 de abril, com vestibular dia 25 de junho e processo seletivo dos cursos técnicos dia 11 de junho.
Lembramos que temos a Instrução Normativa 04/2016, que estabelece os prazos para inclusão de cursos no processo de ingresso. Essas datas são importantes para que possamos ter uma oferta organizada e efetiva.

Durante a reunião discutimos nossos cronogramas para revisão do capítulo 6 do Plano Diretor de Infraestrutura (PDI), com definição de obras prioritárias e de acessibilidade. Também foram apresentados os resultados da Oficina realizada com os chefes de ensino, pesquisa e extensão para discussão das diretrizes e cronograma de revisão do nosso Plano de Oferta de Cursos e Vagas, o POCV, incluindo agendamento de reunião extraordinária do Codir estendida aos Depe.
Olimpíada do Conhecimento

olimpiada_conhecimentoEm Brasília, também visitei a Olimpíada do Conhecimento 2016 e me encontrei com a equipe do Câmpus Araranguá, que está representando o IFSC na área de Moda e Criatividade. Parabenizo aos estudantes e professores orientadores pela iniciativa e desejamos boa sorte a todos!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.