Conif e Setec

conif_editadoNesta semana, estive em Brasília participando de diversos compromissos importantes para os institutos federais. Um dos destaques foi a reunião com a nova secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, durante a 68ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), na terça-feira. Foram abordados assuntos como orçamento, banco de servidores, Enem, Medida Provisória 746 e difusão da pesquisa aplicada.

Eline anunciou a liberação do total do custeio de 2016 para a rede federal. Entretanto, a liberação não diz respeito ao total de recursos, em cumprimento aos limites de gastos estipulados pelo Ofício Circular 11/2016 da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC). A secretária afirmou que está se dedicando para que, nesta semana, sejam disponibilizados mais 25% dos recursos destinados a investimento, com foco na conclusão das obras iniciadas. Nós do Conif estamos pleiteando a liberação de total de recursos previstos.

Também tratamos sobre a atualização dos bancos de equivalência, em que há déficit de docentes e técnicos-administrativos, o que impacta diretamente no atendimento aos estudantes. Ainda falando em estudantes, nós, reitores, expusemos o sentimento de insatisfação dos nossos alunos quando não houve a divulgação das notas dos institutos federais no Enem 2015. De acordo com Eline, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) está trabalhando para realizar a divulgação o mais rápido possível.

A Medida Provisória 746, que trata de mudanças no Ensino Médio, também fez parte da pauta. A nossa preocupação maior é com os cursos técnicos integrados ao ensino médio, que tem como base a formação integral dos estudantes. Ouvimos da secretária a garantia de que as instituições da rede não serão afetadas pela reforma.

Segundo a secretária, uma das metas da atual gestão da Setec é ampliar a relação da Rede Federal com o setor produtivo, especialmente no desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado aplicáveis na indústria, aumentando o número de patentes e de pesquisa aplicada no Brasil. Para nós, esta meta é importante, visto que estamos oferecendo novos cursos de especialização e nossos mestrados profissionais em Radiologia, Mecatrônica e o recém-criado mestrado multicâmpus em Clima e Ambiente, primeiro mestrado em Geociências do Brasil. Veja aqui a reportagem da IFSCTV sobre o novo curso.

Reunião com deputados catarinenses

deputados_catarinensesAproveitando a viagem a Brasília, tivemos encontros com os deputados federais catarinenses no Congresso Nacional, Carmen Zanotto, Pedro Uczai e Jorge Boeira. Conversamos sobre emendas parlamentares para investimentos no IFSC e firmamos compromissos para melhoria e oferta de cursos novos.

Ocupações nos câmpus

Alunos estão ocupando nossos câmpus de Araranguá e Chapecó. Sobre esse assunto, divulgamos nosso posicionamento oficial, em que reconhecemos a relevância das principais pautas que motivam o movimento: a PEC 241, que congela o orçamento da educação pública por 20 anos, bem como a Medida Provisória 746, que altera o Ensino Médio e que também gera alterações no funcionamento institucional.

Esclarecemos, ainda, que a ocupação é de livre iniciativa dos estudantes, assim como já vem acontecendo em outros institutos federais por todo o País. Neste sentido, entendemos o movimento como legítimo, pacífico e uma demonstração de cidadania por parte dos alunos. A Instituição está acompanhando de perto o movimento e em constante diálogo com os estudantes por meio da direção geral dos nossos câmpus. Saiba mais aqui.

reitora_itajai-editadaPescador Profissional – Na segunda-feira estivemos na abertura do curso de Pescador Profissional Nível I, que está sendo oferecido em Florianópolis pela primeira vez, em parceria com o Senar e a Marinha do Brasil. As aulas estão acontecendo no Forte Santa Bárbara, antiga Capitania dos Portos de Santa Catarina.

Autoavaliação institucional – Nossos servidores e alunos estão convocados a participar da autoavaliação institucional 2016. O processo é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) Central e as CPAs dos câmpus. A avaliação está prevista nos regulamentos internos do IFSC e na lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um importante momento para avaliarmos o cumprimento da nossa missão institucional e definirmos, em conjunto, as melhorias que ainda precisamos ter! Veja como participar da autoavaliação aqui.

snct_jleSNCT – E a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está acontecendo em nossos câmpus com muito sucesso! Nossos alunos e servidores mostram nossa produção científica e de extensão e proporcionam momentos culturais à comunidade.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Quero parabenizar os 11 câmpus do IFSC que estão promovendo a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. É um movimento de integração para incentivarmos o amor à leitura entre nossos estudantes e promover momentos culturais!

post_face_semana_livro2016