Colégio de Dirigentes

reitora_codir_blogRealizamos dia 11 de outubro mais uma reunião do nosso Conselho de Dirigentes, o Codir. Tivemos na pauta decisões importantes em relação aos nossos servidores e a organização dos câmpus.

Uma das definições é a alteração na forma como realizamos a movimentação de nossos servidores. Atendendo a abaixo-assinados dos servidores, definimos que será realizada uma segunda rodada de remoção antes de chamarmos novos aprovados no concurso. Queremos priorizar nossos servidores sempre, porém não podemos perder os prazos dos concursos com listas válidas, principalmente neste momento, em que não temos perspectiva de novos concursos.

Também analisamos os dados preliminares do Plano de Oferta de Cursos e Vagas dos câmpus. Ficou acordado que os câmpus farão uma nova rodada de análises, pois o número de docentes que temos em nosso banco não atende às expectativas dos planos atuais e não há previsão de novas vagas. A revisão também diz respeito ao índice de eficiência, de 90%, e que ainda não alcançamos.

Durante a reunião do Codir, ouvimos o relato da Comissão Temática de Acessibilidade, com as integrantes Milena e Karla. Elas apresentaram um levantamento sobre a infraestrutura das entradas dos câmpus e as necessidades de obras que facilitem o acesso, principalmente de pessoas com deficiência. Alguns câmpus vão iniciar obras de melhorias ano que vem, como a Reitoria e o Câmpus Florianópolis-Continente, que terão um novo portal para o acesso de automóveis e pedestres.

Quanto aos recursos remanescentes do IFSC Rede, decidimos que serão utilizados para a aquisição de uma biblioteca virtual e para reforçar os empenhos das contas de luz dos câmpus, garantindo o pagamento dos próximos meses.

Conferência Internacional

icha-reitora-blogEsta semana, o IFSC é o anfitrião da 17ª Conferência Internacional de Algas Nocivas (Icha, em Inglês), evento que reúne representantes de 49 países no CentroSul. A Icha é realizada a cada dois anos e pela primeira vez chega à América Latina. É o mais importante encontro de cientistas sobre a ação da maré vermelha, fenômeno que tem forte impacto na aquicultura em nosso litoral, especialmente de ostras, que tem Santa Catarina como seu principal produtor nacional.

Participei da abertura no dia 10 de outubro. Ressaltei a importância para o IFSC em receber esse evento devido aos nossos investimentos em pesquisa, ensino e extensão, atuando de forma sustentável e comprometida, em parceria com a sociedade. É um momento importante de troca de experiências e parabenizo a todos os envolvidos na organização!

Capacitação de Gestores

Nesta terça-feira, dia 11, tivemos a capacitação de todos os gestores do IFSC para o recredenciamento institucional. Quem ministrou o curso foi a professora Maria Albertina Ferreira do Nascimento, da Unicesumar. Sete campus foram selecionados pelo Inep para o recredenciamento: Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Joinville, São Carlos e Tubarão. A capacitação é fundamental pois apesar de somente sete câmpus serem avaliados pelas comissões, todos os cursos de graduação de todos os câmpus terão de passar pelo processo de reconhecimento.

Câmpus Tubarão – Nesta sexta-feira estive no Câmpus Tubarão tratando sobre a transição da gestão, visto que a atual diretora, Rita de Cássia Flôr, deixará o câmpus. Já temos a nova diretora, nossa ex-reitora Consuelo Sielski, que irá assumir e decidir com os servidores do câmpus a nova equipe de gestão. Agradeço imensamente à professora Rita por toda dedicação e empenho na implantação do Câmpus Tubarão! Professora Consuelo estará no câmpus na semana do dia 24 de outubro para iniciar a transição e dialogar com os servidores.

SNCT – No mês de outubro, os nossos câmpus realizam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema é “Ciência Alimentando o Mundo”. Cada câmpus define a sua programação, com atividades para alunos, servidores, e também para a comunidade externa, que é convidada para conhecer nossos cursos e instalações.

Formaturas no Câmpus Florianópolis – No último sábado, dia 8 de outubro, participei da formatura dos cursos técnicos e superiores do Câmpus Florianópolis. Para mim é sempre uma emoção participar deste momento e compartilhar com os formandos a alegria da conquista!

E parabéns para nos professores! Somos responsáveis pela transformação e mudança! E nossa força vem dos estudantes!

cartao_professor_2016-09