Sinapse Inovação e Enem

Estivemos na terça-feira, dia 4, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, na solenidade que marca o início da pré-incubação das empresas contempladas no 5º Sinapse da Inovação. Com muito orgulho, temos três empresas de alunos do IFSC entre as 91 contempladas, além de uma empresa de um ex-aluno, o Alexandre José Müller Kegler, da Octo Gestão de Projetos. As outras empresas contempladas são a Novo Energia, a Eat Smart e a Aprova Desenvolvimento de Protótipos. Saiba mais sobre cada uma delas aqui.

fapesc
Na mesma solenidade, participamos da homologação do Researcher Connect, do Fundo Newton, programa de cooperação entre Brasil e Reino Unido, por meio da Fapesc, e do qual o IFSC também fará parte.

Nosso professor, Flávio Augusto Penna Soares, do Câmpus Florianópolis, será um dos responsáveis por realizar eventos presenciais com foco no desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. A solenidade contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Ministro da Educação

Nesta sexta-feira, estivemos em Balneário Camboriú em encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho. Ele esteve presente na abertura do FNDE Soluções Locais.

encontro_ministro_alunosOs alunos do Instituto Federal Catarinense, Câmpus Camboriú, se organizaram e foram até o local do evento para se manifestarem, sendo convidados para uma reunião com o ministro. Eu a a reitora Sonia, do IFC, acompanhamos os alunos na reunião, em que foram feitos questionamentos importantes sobre a não divulgação das notas dos institutos federais no ranking do Enem. Os alunos também questionaram a edição da Medida Provisória da reforma do ensino médio, a PEC 241, que restringe os gastos em educação, diminuição dos recursos do pré sal e os riscos de privatização da rede federal.

encontro_ministro_alunos2O ministro reconheceu que o INEP errou na divulgação dos resultados do Enem, fez algumas análises da conjuntura econômica e justificou as decisões do governo, mas garantiu que não teremos diminuição de recursos na educação e nem privatização.

Enem

Tivemos na terça-feira a divulgação das notas do Enem por instituição e, qual não foi nossa surpresa, a total ausência dos institutos federais, principalmente nesse momento em se discute a reforma do Ensino Médio. A rede federal tem se destacado nacionalmente no Enem, pois somos referência no ensino técnico integrado ao ensino médio. O Conif solicitou a inclusão dos institutos federais nos resultados do Enem. Veja a carta aqui. Na sequência, Inep reconheceu que houve um erro e que deverá divulgar uma nova lista até dia 30/10. Estamos atentos e mobilizados em defesa da nossa rede.

Dia do Tecnólogo – Dia 6 de outubro, foi comemorado o Dia do Tecnólogo. Nesta data, estive na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, participando do I Encontro dos Cursos Superiores de Tecnologia – Grupo Ânima. Falamos sobre “A formação profissional dos tecnológicos no debate contemporâneo: em busca da identidade”. O evento foi importante para debatemos os desafios, as oportunidades e as tendências no mercado de trabalho para os egressos destes cursos, o que já tivemos de conquistas e os desafios de consolidação dos tecnólogos no Brasil. Foi bom conhecer outras realidades e apresentar as experiências da rede federal, unindo esforços para valorizar esse profissional.

Outubro Rosa – O mês de outubro é mundialmente conhecido como o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção, a detecção precoce e o tratamento adequado ao câncer de mama, o tipo de câncer que mais comum entre as mulheres no Brasil. Queremos lembrar nossas mulheres, servidoras e alunas, da importância de cuidar da própria saúde, pois se detectado no início, as chances de cura desse tipo de câncer são de mais de 95%. Façam seus exames e avisem outras mulheres para que também o façam!