Inauguração, eventos e reuniões

inauguracao_ginasio_joinville_ifsc_2Nesta semana, tivemos a inauguração do Ginásio de Esportes do Câmpus Joinville. Um sonho antigo, que foi concretizado neste ano em que o câmpus comemora 10 anos.

Fiquei muito feliz em participar da comemoração na terça-feira, pois a entrega da obra é resultado do esforço de muita gente (nem todos estavam presentes), que trabalhou para que o IFSC conseguisse iniciar a obra, reservar recursos, aprovar projetos, licitar e acompanhar toda a construção do ginásio. Mesmo em tempos difíceis, a nossa prioridade é sempre estabelecer os investimentos para os estudantes e temos certeza de que o espaço será muito utilizado pelos alunos e também pelos servidores.

inauguracao_ginasio_joinville_ifsc_3Foi um momento muito lindo, em que a inclusão e a integração estiveram bastante presentes. Para marcar a inauguração, tivemos apresentação de dança com pessoas com deficiência e jogos de alunos, servidores e trabalhadores da obra. Também tivemos a participação de alunas haitianas do programa Mulheres Sim. Foi um exemplo da atuação que o IFSC busca ter e do nosso compromisso em atender a nossa comunidade.

Reuniões

Minha agenda da semana também incluiu uma reunião com servidores e representantes de alunos do Câmpus Florianópolis-Continente na segunda-feira. Discutimos o impacto dos cortes orçamentários no câmpus e as dificuldades que devemos ter em 2017, além de debater a necessidade de inovar os currículos e metodologias de ensino aprendizagem, buscando novas estratégias educacionais em tempos mais duros e difíceis.

Na quarta-feira de manhã, participei da abertura do V Encontro dos Pedagogos e Técnicos de Assuntos Educacionais do IFSC, realizado no Câmpus São José. Destaquei a importância da participação dos TAEs e pedagogos na inovação. É necessário repensar nossos projetos pedagógicos de cursos para aplicarmos mais ferramentas tecnológicas, além de incluirmos a educação a distância nos currículos de todos os cursos do IFSC. Hoje temos possibilidades que não utilizamos, como 20% de EaD para cursos técnicos e de graduação reconhecidos. O evento teve depois uma palestra de abertura com a professora da UFSC, Olinda Evangelista, que abordou o tema “Escola sem Partido e seus desdobramentos político-educacionais”.

À tarde, fui a Tubarão para uma reunião com servidores do Câmpus Tubarão em que tratamos da gestão do câmpus. Esclarecemos dúvidas sobre o processo de implantação, discutimos as dificuldades enfrentadas e reforçamos a necessidade do compromisso e da participação de todos nos processos para a consolidação do câmpus.

A implantação de um câmpus é complexa e a direção sempre passa por momentos difíceis. Combinamos de manter o diálogo aberto para juntos fazermos as escolhas do que é melhor para o câmpus. Foi bom ouvir e esclarecer questões importantes da gestão.

Viagem

reuniao_conif_set_2016_ifsc

Reunião do Conif

blog_reditec4

Abertura do evento em Vitória, ES

E desde ontem à noite estou em Vitória, no Espírito Santo, para participar da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, Reditec, e do Congresso Mundial dos Colleges e Politécnicos.

Hoje de manhã, na reunião do Conif, tratamos de um termo de acordo com a Rede Globo em um projeto para implantação da TV digital no Brasil, do qual nossos alunos poderão participar. Também discutimos o planejamento estratégico do Conselho.

blog_reditec

Nosso aluno participando do Acampamento Internacional da Juventude.

Agora à tarde, participei da abertura dos eventos e a conferência com o pesquisador britânico Robert Cowen. Os eventos continuam até a próxima terça-feira e no post da semana que vem eu conto como foi. Para quem quiser conferir, a programação está disponível no site do evento.

Ingresso 2017.1: Nesta semana, lançamos os editais do nosso processo seletivo 2017.1. Teremos 4,7 mil vagas abertas para cursos técnicos, Proeja (educação de jovens e adultos), de graduação, de especialização e de mestrado para o primeiro semestre do ano que vem. As oportunidades estarão disponíveis em 21 cidades de todas as regiões de Santa Catarina. O período para inscrições é único para todos os cursos: de 3 de outubro a 3 de novembro. Todas as informações estão no nosso site: www.ifsc.edu.br.

E termino o post desta semana lembrando que hoje o IFSC comemora 107 anos. Contamos a data a partir da criação da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina, em 1909, iniciando no que hoje é Câmpus Florianópolis. Diante do atual contexto político e econômico que estamos vivendo, comemoramos mais um aniversário com desafios fortes em relação aos cortes orçamentários significativos que podem frear nosso crescimento e colocar em risco o nosso funcionamento pleno.

Estamos diariamente buscando alternativas, sempre com foco em nossos estudantes e em quem ainda não estuda aqui, mas enxerga na nossa instituição uma oportunidade de melhoria de vida. E é isso que nos motiva a continuar lutando por mais inclusão e mais vagas, pois a educação é o caminho de transformação para as pessoas e para o nosso País.

E vai para os alunos o nosso principal agradecimento nesta data. Obrigada por acreditarem no Instituto e nos deixar ser parte da sua história de vida. Esperamos que obtenham no IFSC o conhecimento necessário para trilhar um caminho de sucesso. E à sociedade catarinense, que há mais de 100 anos nos acolhe, todo nosso carinho. Temos orgulho de sermos um Instituto Federal neste estado tão rico de valores e cultura que é Santa Catarina. Compartilho com todos nosso cartão comemorativo para a data!

cartao_107_anos_ifsc