Sepei 2016

abertura_sepei_ifsc_blog_reitora_2016Nesta semana realizamos o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei, um dos nossos mais importantes eventos. Esta edição foi realizada no Câmpus Criciúma. E que dias incríveis passamos por lá.

No ano de 2015, o Sepei deveria ter sido realizado em Criciúma, mas devido à conjuntura do momento, não aconteceu. Neste ano, escolhemos fazer o Sepei mesmo em um período de crise e isso só foi possível porque o evento foi viabilizado com recursos de todos os câmpus. Agradecemos o empenho de todos os diretores-gerais por isso, bem como agradeço à Comissão Central, que trabalhou de modo intenso e com muita dedicação. Também agradecemos aos chefes de delegação, servidores e alunos, que juntos fizeram com que tivéssemos três dias muito especiais, de muito aprendizado e muita troca de conhecimento.
abertura_sepei_ifsc_blog_reitora_2016_1

Em 2016, comemoramos 10 anos de pesquisa no IFSC. Apesar de sermos uma instituição centenária, antes disso tínhamos iniciativas não sistematizadas. No Sepei, reunimos o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, tudo aquilo que o nosso País precisa para ter mais igualdade e oportunidades.

Precisamos que nossa instituição vá além dos muros dos nossos câmpus. Queremos mostrar que, em todas as 20 cidades em que nos encontramos, somos fortes e temos nossa forma amorosa e calorosa de atuar. Um evento como esse nos permite prestar contas para a sociedade. É uma oportunidade de mostrar os resultados obtidos pela instituição e seu poder de influenciar no desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, das regiões onde o IFSC atua.

sepei_2016_blogAcreditamos que a educação é a ferramenta de mudança mais eficaz na vida das pessoas. E isso gera uma cadeia de outras mudanças, tanto na cidade, quanto na região onde ela vive. Além disso, queremos que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam responsáveis pela permanência e êxito dos alunos do IFSC, num esforço de que eles se formem com o compromisso de transformação social, econômica e cultural da sociedade.

whatsapp-image-2016-09-15-at-12-37-101Foi um momento muito especial, em que tive muito orgulho de estar à frente de uma instituição como a nossa, orgulho de integrar esta equipe de servidores comprometidos e de alunos interessados em aprender e em desenvolver projetos. Com certeza, o Sepei 2016 foi mais um grande evento que ficará em nossa memória!

Nossa equipe de comunicação fez muitas reportagens sobre o Sepei 2016 em textos e em vídeo para os nossos canais. Acessem nosso Portal e nosso canal no YouTube para conferir! E tem fotos também na nossa página do Facebook.

Colégio de Dirigentes

Aproveitamos a realização do Sepei para fazermos a reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, em Criciúma, na terça-feira (13). Na pauta, tratamos do processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, o PDTI, e da formalização do Comitê de Assistência Estudantil, tendo em vista que temos que avançar e superar dificuldades e fragilidades que enfrentamos no Paevs atualmente, não só na questão dos cortes, mas também do atendimento pleno de todos os alunos. Teremos uma reunião extraordinária do Codir, por webconferência, dia 29 desse mês, onde iremos apreciar melhor a proposta de composição.

Também discutimos a regulamentação da descentralização da oferta de cursos de qualificação para dar mais agilidade e autonomia aos câmpus. A Reitoria está fazendo um esforço para diminuir a nossa estrutura administrativa, disponibilizando mais funções aos câmpus. Assim, discutimos e encaminhamos a melhor distribuição de 11 FGs para fortalecer e melhorar a estrutura do ensino. Também discutimos a atuação da Coordenadoria de Gestão de Pessoas nos câmpus para definir sua melhor vinculação para definição nos regimentos internos.

Por fim, tivemos a apresentação do relatório da Auditoria do IFSC sobre os processos de gestão de pessoas relacionados à insalubridade e periculosidade.

A IFSCTV transmitiu a maior parte da reunião ao vivo e só mais ao final que não foi possível, já que a equipe teve que preparar a transmissão da abertura do Sepei. As gravações podem ser conferidas aqui: manhã e tarde.

– Ambientação: dando continuidade à ambientação dos novos servidores, aproveitando também nossa ida a Criciúma, estivemos na segunda-feira conversando com nossos novos servidores dos câmpus do Sul, na mesma linha que tenho destacado sempre da importância de cada um para a consolidação no IFSC nessas cidades.

conteiner– Container: aproveitamos também para entregar o container aos alunos de Criciúma, fortalecendo as representações estudantis com esse espaço. Essa foi uma ação que iniciamos o ano passado e que queremos dar continuidade ano que vem. Então, os câmpus que não possuem o container se organizem para viabilizá-lo.

– Reuniões de Gestão: hoje tive agenda de reuniões com as direções dos câmpus Palhoça Bilíngue, São José e Florianópolis-Continente, para atendermos às demandas específicas de cada um, com atuação coletiva e solidária de apoio aos câmpus.