Conselho Superior e JIF Sul

Olá!

Nesta segunda-feira , tivemos mais uma reunião do nosso Conselho Superior, o Consup, o órgão máximo e deliberativo do IFSC. Foi um dia especial, pois tivemos a posse dos novos conselheiros, eleitos pela comunidade acadêmica em junho deste ano. Os novos representantes de docentes, técnicos administrativos e discentes assumiram esta função por dois anos, assim como os egressos, representantes da sociedade civil, do MEC e do Codir.

E é uma grande responsabilidade! Na cerimônia, destaquei o compromisso que os conselheiros devem ter com a educação pública e com a sociedade, acima de qualquer diferença, ainda mais em um contexto difícil pelo qual o País está passando. Em tempos adversos, temos que estar mais unidos e mais fortes para que a gente enfrente isso com bastante força, porque talvez não teremos nos próximos tempos a facilidade de recursos orçamentários que tínhamos.

Acredito que o Conselho Superior é estratégico para que a instituição faça cada vez mais e melhor para a população catarinense. Temos que ter o compromisso com os alunos que estão aqui, mas também com as pessoas que estão lá fora e querem vir para o IFSC e tem uma expectativa muito forte na educação pública. Então, contamos com os conselheiros para atuarmos com união, solidariedade e cooperação para que a gente supere as dificuldades que possamos ter, apesar das diferenças e adversidades, para que a instituição seja forte e cada vez mais atenda os anseios da sociedade brasileira.

Na posse, entreguei um cartão aos conselheiros com a seguinte mensagem que resume bem nossa expectativa: Caros Conselheiros, o Instituto Federal de Santa Catarina recebe os conselheiros para um novo mandato, com uma mensagem de otimismo e esperança. A Educação Profissional Pública necessita de trabalho, dedicação e união de todos para cumprir sua missão de inclusão e transformação. Agradeço a disponibilidade em contribuir com o IFSC com representatividade e coerência, respeitando os princípios da Administração e da Ética Pública.

Além da posse dos novos membros, tivemos a aprovação de 14 novos cursos para início em 2017 nos câmpus Caçador, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Itajaí, Lages e São Carlos.  Esclareço aqui porque utilizamos resoluções ad referendum, que tem um caráter de excepcionalidade, e devem ser referendadas no Consup.
A aprovação de um curso inicia no câmpus com os professores das áreas envolvidas fazendo o Projeto Pedagógico do curso e que vai para aprovação no colegiado do câmpus. Depois de aprovado, a proposta vai para aprovação do nosso Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – o Cepe -, que também faz todas as análises de demanda e de professores para ver a pertinência, a coerência, as questões legais – como a adequação aos catálogos de cursos do MEC e as normativas do Conselho Nacional de Educação e do IFSC. Só depois desse trâmite, é que o curso vem para a aprovação final no Consup.

Como os câmpus ainda estão em processo de consolidação, esses prazos são bem exíguos para chegar em tempo de ir para o processo de ingresso e entrar no próximo edital. Então, entendendo que são vagas públicas e que os câmpus estão ansiosos para atender a comunidade, aprovamos ad referendum – considerando que os cursos já foram aprovados em todas as demais instâncias, assim, temos segurança para aprovar dessa forma. A maioria dos novos cursos, na verdade, foram substituições para adequar aos catálogos e também atender a demandas locais. Por isso, tivemos também algumas extinções de cursos, que foram diretamente  apreciadas pelo Consup.

Destaco o compromisso do IFSC em ofertar mais vagas públicas e atender as demandas da sociedade e por isso entendemos ser necessário fazer aprovação ad referendum nesses casos, para que a comunidade não perca a oportunidade de ter mais cursos à disposição já em 2017!

Na reunião do Consup, outras aprovações foram a alteração na resolução que estabelece as diretrizes para a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação do Instituto e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2016-2017. Os conselheiros também autorizaram o meu afastamento do País no dia 23 de novembro, quando participarei de uma mesa no XVI Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU). Neste ano, o evento será realizado em Arequipa, no Peru. Todas as despesas com passagem e estadia serão custeadas pelos organizadores do CIGU.

Tivemos uma interrupção no início da reunião do Consup com uma manifestação de alunos do Câmpus Florianópolis-Continente. O câmpus está com dificuldades em relação aos insumos utilizados em aulas práticas e os estudantes vieram reivindicar por condições melhores. Organizamos na hora uma reunião dos alunos com a direção-geral do câmpus e gestores da Reitoria para esclarecer o que está ocorrendo e encontrar soluções e alternativas. O câmpus está trabalhando para agilizar os processos que são complexos, considerando ainda  as dificuldades financeiras e orçamentárias que temos enfrentado e que torna tudo ainda mais difícil.

Como tem sido feito, a reunião do Consup foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação na íntegra pode ser vista aqui.

JIF Sul

IMG_8368Na quarta-feira, estive em Blumenau onde tivemos nesta semana os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul, o JIF Sul – que envolveu cerca de 800 participantes entre estudantes do IFSC, do IFC, do IFPR, do IFRS, do IFFar e do IFSul e foi organizado pelo nosso instituto. É muito bom compartilhar com os alunos tudo que o esporte proporciona, como alegria, amizade, competição saudável, disciplina e solidariedade.

Foi muito legal acompanhar o último dia de jogos e as premiações. Vimos disputas entre as equipes e os institutos, mas em um clima de muita alegria e amizade.

Isso nos faz ver que todo esforço vale a pena. Agradeço aos servidores do IFSC que fizeram toda a organização. Recebemos vários elogios sobre o local e a organização em si do evento.

Outros assuntos:

– Concurso Público: Publicamos nesta semana o edital do Concurso Público 2016. Estão disponíveis 21 vagas para docentes e técnicos administrativos para atuação nas seguintes cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. O período de inscrições será de 9 de setembro a 9 de outubro. Todas as informações podem ser conferidas no site www.concurso.ifsc.edu.br.

– Paevs: Como já tinha falado por aqui, tivemos um descontigenciamento nos recursos de Assistência Estudantil por parte do Governo Federal e isso nos permitiu lançar mais um edital do nosso Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social, o Paevs. Os alunos interessados devem se inscrever até 16 de setembro. As informações estão no nosso site.

IMG_8367– Formaturas: Ontem à noite participei das formaturas do Câmpus Florianópolis-Continente e tive a chance de compartilhar deste momento festivo com os formandos e seus familiares. Sucesso a todos!

E amanhã ainda participarei de mais uma formatura, desta vez dos alunos do Câmpus São José.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.