Viagens, eventos e reuniões

Nesta semana, viajei para o Vale e para o Norte do estado para participar de várias reuniões e eventos. Na terça, estive em Itajaí onde recebemos a visita do coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação do Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Edmar Moraes, e do coordenador de comunicação do Núcleo, Makfferismar Rego dos Santos . Eles vieram conhecer a nossa infraestrutura na região. Além de visitar laboratórios, participaram de uma visita ao barco escola “Aprendendo com o Mar” e de um encontro com entidades representantes do setor da pesca.

É um grande orgulho para nós poder apresentar para representantes da Setec um pouco do que é realizado no IFSC. Contamos com o apoio da secretaria para avançar em mais projetos para esta área. Ficamos felizes em saber do interesse de outros institutos em terem um projeto semelhante ao barco escola, que é uma forma muito bacana de se ensinar e aprender.

Os representantes também conheceram terrenos que temos em Itajaí para construirmos um centro de pesquisa e outro em Navegantes, onde existe a proposta de se ter um câmpus avançado. Esperamos que com a visita, os representantes da Setec conheçam nosso contexto e nos ajudem a ampliar o atendimento na região.

Aniversário de câmpus

blog_reitora_IFSC_10anosjoinvilleNa quarta-feira, participei das comemorações de 10 anos do Câmpus Joinville. Foi emocionante comemorar esta data com servidores e alunos do câmpus que tanto já contribuiu para o desenvolvimento da região.

Aproveito para parabenizar também a comunidade dos câmpus Florianópolis-Continente e Chapecó que também celebraram uma década de funcionamento nesta semana. É incrível ver quanto evoluímos desde então e acompanhar a bonita história que servidores e estudantes estão escrevendo nesses lugares. Nosso compromisso é ampliar o atendimento nesses campus.

Reunião com estudantes

Na sexta à tarde tive mais uma reunião com nossos estudantes para tratar da assistência, da representação estudantil e do nosso Programa de atendimento ao estudante em vulnerabilidade social, o Paevs. Com a liberação de mais recursos pelo Governo Federal, lançaremos novo edital para atender alunos, renovação ou novos, os que entraram neste semestre e não foram atendidos ainda.

Aproveitamos o encontro para mobilizar os estudantes a responderem o questionário de avaliação do programa que foi disponibilizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis e deve ser respondido até 7 de setembro. Os alunos recebem por e-mail o link para participar da pesquisa e é um momento em que precisamos muito do envolvimento de todos para podermos aprimorar nosso programa.

Abordamos ainda a constituição do Comitê de Assistência Estudantil, previsto na nossa regulamentação, mas ainda não formalizado. A ideia é que o grupo seja formado por gestores, técnicos e alunos e atue para consolidar as políticas de assistência estudantil no IFSC. E nessa linha de incentivar os estudantes a participarem da gestão da nossa instituição, apoiamos a formação de um Núcleo Estudantil, que congregará as representações estudantis dos nossos câmpus.

Também tratamos das restrições orçamentárias e de como estamos lidando com essa situação no IFSC. Nossa previsão orçamentária para 2017 nos preocupa. Essa semana tivemos uma mobilização do Conif em Brasília para sensibilizar parlamentares e governo sobre essa situação crítica.

A reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

ambientacao_norte_IFSC_2016Ambientação: Na terça estive no Câmpus Jaraguá do Sul, onde participei da segunda etapa de ambientações regionalizadas, em que os novos servidores recebem uma capacitação inicial sobre nosso Instituto. Já fizemos um evento desse na região Oeste e agora foi a vez de conversarmos com os servidores dos câmpus Jaraguá do Sul, Geraldo Werninghaus, Joinville e Canoinhas. Falei sobre os desafios que temos e do nosso compromisso com inclusão e transformação. Ressaltei ainda a necessidade que temos de fortalecer a atuação dos nossos câmpus no interior e que, para isso, precisamos de servidores engajados e que estejam felizes em atuar nesses câmpus para onde fizeram concurso.

simposio_canoinhas_IFSCSimpósio de Humanidades: Na quarta-feira à noite, participei da mesa de abertura do 1º Simpósio de Humanidades organizado pelo Câmpus Canoinhas. Parabéns aos envolvidos! Precisamos muito debater esta questão. Somos uma instituição forte em todo País porque formamos pessoas que, além da profissão, recebem formação plena, formação crítica. É fundamental que as pessoas participem de movimentos e debatam as conjunturas política, econômica e social para poderem lutar pela garantia de direitos.

Cursos de qualificação: Ontem iniciaram as inscrições para mais cursos de qualificação. Desta vez, temos mais de 2 mil vagas em 17 cidades de SC, além de cursos a distância. Todas as informações podem ser conferidas no nosso Portal.

E minha semana só terminará amanhã, depois de eu participar da formatura de alunos do Câmpus Xanxerê. Temos também formatura em Gaspar, Criciúma e São Miguel do Oeste neste final de semana.

Parabéns a todos!