Colégio de Dirigentes e assistência estudantil

capacitacao_codirNesta semana, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir, que reúne os diretores-gerais de todos os câmpus. Temos organizado a agenda do Codir com a realização de um dia de capacitação. conciliando com a reunião mensal.

Assim, na segunda-feira pela manhã tivemos uma capacitação sobre processos administrativos e a atuação da Comissão de Ética do IFSC. À tarde, a Diretoria de Comunicação fez explanação sobre a questão da imagem institucional, destacou a nossa Política de Comunicação e os manuais já existentes da área e deu dicas de relacionamento com a imprensa e o bom uso das mídias, de modo a fortalecer a marca IFSC.

Tem sido bem produtivas essas capacitações, pois ajudam a todos nós gestores a entendermos melhor o funcionamento das áreas e a estarmos mais preparados para atuar na gestão, com segurança e tranquilidade.

Na terça-feira, tivemos a reunião ordinária do Codir. Na pauta, tratamos do Concurso Público que teremos neste ano. Considerando que em 2017 não poderemos fazer nenhum concurso e que ainda precisamos de pessoal para darmos conta da nossa demanda e estrutura, faremos um novo processo neste ano. O edital deve ser lançado até final de agosto, mas já antecipo que será um concurso pequeno, com poucas vagas para docentes e técnicos-administrativos.

Apresentamos as recomendações da Controladoria Geral da União sobre o Plano Semestral de Atividades Docentes (PSAD) e os relatórios (RSAD). Precisamos dar uma maior publicidade aos horários e locais das atividades docentes, não só em sala de aula. Sabemos que a questão do controle de frequência dos docentes é diferenciada, mas precisamos ter segurança institucional e nos ajustarmos às recomendações da CGU.

Apreciamos a proposta do IFSC Rede de 2017, que são os recursos que temos para projetos comuns do Instituto, em que todos os câmpus e Reitoria estão envolvidos. Esta é uma forma de otimizar o uso do recurso público. Tendo em vista o corte orçamentário que teremos em 2017, tivemos que restringir várias questões de modo a priorizar nossas necessidades e funcionamento. Trabalhamos também no cronograma de revisão dos regimentos dos câmpus e falamos sobre a questão da estrutura dos câmpus e de como pode ser melhorada.

A reunião foi transmitida on line pela IFSC TV e a gravação pode ser conferida aqui.

Assistência Estudantil

Uma boa notícia é que tivemos um descontingenciamento de recursos de custeio e nossa Diretoria de Assuntos Estudantis, junto com a equipe técnica de assistentes sociais e pedagogos dos câmpus, está trabalhando em uma proposta de edital do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, o Paevs, para atender novas solicitações. Como divulgamos em nota oficial, tínhamos suspendido a inclusão de novos alunos em função dos cortes orçamentários, mas com a liberação de um pouco mais de recursos conseguiremos atender uma parcela de novos estudantes.

Cerfead: Tive reunião com servidores do nosso Centro de Referência em Formação e EaD para tratar dos cursos que devem ser lançados ainda neste ano por meio da Universidade Aberta do Brasil, a UAB, com 370 vagas. Além disso, estamos trabalhando para oferta própria, com nosso esforço, do curso de especialização em Gestão Pública.

Senai: Outra reunião que tive nesta semana foi com a diretoria do Senai da regional Oeste para tratar de uma parceria que nos permita usar as instalações do Senai em Xanxerê, que fica bem ao lado do nosso câmpus. Estamos já no nosso limite de espaço físico, mas ainda não temos garantia de recursos para construir o novo bloco. Inclusive, também estamos discutindo a possibilidade de adquirirmos toda essa estrutura do Senai como forma de expandir o Câmpus Xanxerê.

Câmpus: Aproveitando a vinda dos diretores-gerais para o Codir, tive reuniões separadas com alguns diretores-gerais para tratarmos demandas específicas dos seus câmpus. Aproveito para dizer que teremos uma troca na direção-geral do Câmpus São Lourenço do Oeste, uma vez que a atual diretora, Ana Lúcia, pediu para deixar o cargo. Agradecemos à Ana pelo seu trabalho e estamos analisando as opções que temos para fazer essa transição.

Ambientações: Tive reunião com a Diretoria de Gestão de Pessoas para tratarmos das ambientações dos novos servidores, que agora estamos fazendo de maneira regional. Na semana que vem, dia 23, teremos a ambientação da região Norte.

E para finalizar, só quero endossar a preocupação que temos e que falei no blog na semana passada com a proposta orçamentária apresentada pelo Ministério da Educação para 2017. Inclusive, nesta semana, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, publicou nota alertando sobre como essa proposta coloca em risco o funcionamento das instituições da Rede Federal. Vejam a nota na íntegra no nosso site.

formatura_gasparE as formaturas do IFSC continuam acontecendo nos câmpus! Hoje será no Câmpus Lages. Compartilho as fotos das formaturas de Gaspar e Canoinhas do fim de semana passado. Parabenizando a todos os nossos formandos.formatura_canoinhas