Assistência Estudantil e Conif

Publicamos nesta sexta mais uma nota oficial sobre a Assistência Estudantil no IFSC. Depois de uma semana de discussões e análises de propostas enviadas pelos câmpus e por alunos, estabelecemos os encaminhamentos que serão feitos com a definição dos ajustes de acordo com os valores dos auxílios do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social do IFSC (Paevs).

Destaco e agradeço o empenho de todos para que pudéssemos analisar e compor uma proposta melhor. Essa é a principal característica da participação e construção coletiva de nosso instituto, transparência e abertura para encontrar a saída para nossos problemas e dificuldades.

Compartilho aqui o link para a nota oficial com todo o detalhamento.

Reunião do Conif

reuniao_conif_IFSC_julho_2016Passei a semana em Brasília para mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Inclusive, tivemos reunião com assessores da Secretaria de Educação Profissional do MEC, e fizemos um apelo para que seja liberado o recurso relativo à assistência estudantil que é nossa prioridade emergencial.

reuniao_conif_IFSC_julho_2016_2O assessor orçamentário da Setec/MEC, Geraldo Andrade de Oliveira, mostrou-se bem sensível à causa e disse que tem sido prioridade a liberação de financeiro para essa fonte, que é o pagamento da fonte 100 para as bolsas liquidadas. Também falou que a tentativa é diminuir os cortes e a expectativa positiva da Setec é chegar em 90% de custeio e 60% no investimento.

Na reunião, também discutimos e aprovamos uma proposta de infraestrutura administrativa dos institutos a ser encaminhada à Setec, tendo em vista as portarias publicadas recentemente, que estabelecem modelos e dimensionamento de câmpus e reitoria.

reuniao_conif_IFSC_julho_2016_3Também tivemos a presença dos assessores da Setec Silvilene Souza e Francisco Marcolino que trataram sobre questões de pessoal e financeira orçamentária. Sobre pessoal, falamos do banco de docentes, que precisa ser aumentado para atender o modelo também divulgado por meio de portaria em maio. Existe a expectativa de publicação da portaria para aumento do banco docente e do quadro de técnicos administrativos.

Apresentamos para os assessores da Setec nossas principais preocupações relativas ao nosso funcionamento e também reivindicamos atenção especial à matriz orçamentária de 2017. Os integrantes do Conif também participaram de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados para defesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid. Trabalhamos ainda no planejamento estratégico do Conif, muito necessário para melhorar e focar nossa atuação em rede.

– Cursos de qualificação: Estão abertas as inscrições para nossos cursos de qualificação. Temos mais de 2 mil vagas em todo o Estado. Vejam os cursos disponíveis no nosso Portal, nos ajudem a divulgar ou se inscrevam.

E ontem foi divulgado o listão de aprovados no nosso processo seletivo 2016.2. Parabéns aos selecionados e sejam bem vindos ao nosso Instituto!

A partir de segunda, entro de férias e retorno no dia 1º de agosto. Neste período, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Andrei Zwetsch Cavalheiro ficará no meu lugar como reitora em exercício e não teremos postagens aqui no blog. Até daqui a duas semanas!