Consup e visita aos câmpus

Olá!

consup_1Nesta semana tivemos, já na segunda-feira, mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Aprovamos cinco novos cursos, sendo eles o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Câmpus Tubarão), o curso técnico subsequente em Administração (Câmpus Caçador), o curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros (Câmpus Itajaí), o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Câmpus Palhoça Bilíngue) e uma especialização em Agroecologia (Câmpus Lages). Todos terão a primeira oferta no primeiro semestre de 2017.

Também homologamos a eleição dos novos membros do Consup, da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A posse dos novos conselheiros do Consup será realizada dia 29 de agosto. Decidimos prorrogar o mandato dos atuais conselheiros do Consup até essa data para otimizar nossos recursos e termos a nomeação de todos os conselheiros em uma única data, para coincidência dos mandatos.

consup_2Aprovamos a criação do Departamento de Assuntos Estudantis nos câmpus São José, Joinville, Chapecó, Florianópolis-Continente, Araranguá, Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus. Já tínhamos assessorias funcionando nos câmpus, mas com a criação do departamento vamos fortalecer o atendimento dos estudantes em relação à assistência estudantil, ingresso, permanência e êxito. Também oficializamos na Reitoria o Departamento de Administração Pessoal e o de Sistemas de Informação para melhorar nossa atuação nessas áreas, tendo em vista o funcionamento institucional.

Fizemos alteração no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2016 em função do corte de 20% do nosso orçamento, principalmente no recurso chamado IFSC Rede. Esses ajustes foram discutidos no Colégio de Dirigentes e aprovados agora pelo Consup. Também aprovamos diretrizes para o PAT 2017

A IFSCTV transmitiu a reunião e a gravação pode ser conferida aqui.

Reunião com Sinasefe

reuniao_sinasefeNa terça-feira, tive uma reunião com representantes do Sinasefe-SC, sindicato que representa nossos servidores, para retomar nossa mesa de negociação. O Sinasefe solicitou a liberação de dirigentes sindicais e representantes de base para as atividades do sindicato. Temos uma dificuldade legal, mas estamos elaborando propostas para ver como estabelecer uma carga horária para essa atuação. Isso será discutido no Colégio de Dirigentes para vermos como viabilizar o que for possível, conforme as condições dos câmpus e da reitoria.

Também tratamos da elaboração de um calendário de negociações em torno das demandas dos servidores. Dentre elas, questões como insalubridade e periculosidade.

Visita aos câmpus

visita_garopabaNa quarta-feira, fui ao Câmpus Garopaba para participar da inauguração do espaço multiuso. Com certeza, será um ambiente muito útil para eventos do câmpus. Foi contagiante ver a alegria dos alunos e dos servidores por mais esta conquista.

camara_joinvilleNa quarta-feira ainda, viajei a Joinville para a acompanhar a homenagem que nosso Câmpus Joinville recebeu da Câmara de Vereadores da cidade por seus 10 anos de implantação. Ficamos muito agradecidos pelo reconhecimento. São momentos importantes em que mostramos nossa força e motivação para a educação pública, a formação cidadã e o desenvolvimento social.

container_joinvilleTambém participei na quinta-feira da entrega do container aos alunos do Câmpus Joinville, um espaço importante para o fortalecimento da organização estudantil. Os estudantes estão bem empolgados. Aproveitem este espaço que é de vocês e contem sempre conosco.

Outros assuntos

– Ambientação Continente – Na segunda-feira à noite, participei de mais uma ambientação do Câmpus Florianópolis-Continente. A temática foi comida francesa para a despedida do professor de francês Benjamin Teulieres, que ficou desde o ano passado conosco por meio de uma Cooperação Brasil-França que temos. Agradeço muito ao professor pelo trabalho desenvolvido! Sentiremos saudades!

– Assistência Estudantil – Nesta semana, também tive uma reunião com as assistentes sociais do IFSC. Tivemos um corte de 20% na rubrica de assistência estudantil, mas não repassamos para o programa Paevs no primeiro semestre. Porém, estamos muito preocupados com isso, pois hoje atendemos a 3.559 alunos pelo Paevs e teremos que fazer ajustes para nos adaptar a nova realidade. Infelizmente, vivemos um momento de dificuldades na nossa instituição pela restrição orçamentária e financeira. Como já falei por aqui, tivemos um corte de 20% no nosso valor de custeio e de 60% no nosso investimento, o que afeta toda a instituição. Estamos fazendo um trabalho complexo para ver como nos ajustar a isso, sempre priorizando nossos estudantes. Solicitei ao Consup a retirada do anexo que estabelece os valores das bolsas, para que possamos adequa-los a essa difícil realidade. Na semana que vem teremos mais uma reunião para definir os ajustes necessários e divulgarmos aos alunos.

– Caminhos abertos – A nova edição da revista de Extensão do IFSC, Caminho Aberto, já está disponível. Compartilho aqui a publicação e parabenizo a todos os envolvidos por este belo trabalho que nos ajuda a difundir a extensão feita no IFSC e for a dele.

– Curricularização da extensão – Falando em Extensão, foi aprovada, na reunião desta quinta-feira do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe), a atualização da resolução que estabelece as diretrizes para a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação do Instituto. Conforme estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-2024, os projetos pedagógicos de todos os cursos superiores (PPC) do País deverão assegurar em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% da carga horária total em extensão nas áreas de grande pertinência social. Nossa Diretoria de Extensão do IFSC (Direx) lançou um site para organizar o processo. Compartilho aqui as informações.

– Sepei – Abrimos nesta semana as inscrições para o 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. O Sepei deste ano será realizado de 13 a 15 de setembro no Câmpus Criciúma e tem por objetivo divulgar as experiências práticas e os resultados, bem como as relevantes tendências na área da inovação tecnológica, desenvolvidos nos projetos de ensino, pesquisa e extensão pela comunidade acadêmica do IFSC. Mais informações podem ser conferidas aqui.

E hoje também foram abertas as vagas de transferência interna, externa e retorno para nossos cursos técnicos e de graduação. Temos mais de 1,4 mil vagas em 18 câmpus de SC. Está tudo no nosso site!

Até mais!

Foto da reunião do Sinasefe-SC: Assessoria de Comunicação do Sinasefe Seção Sindical IFSC

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.