Conif e reuniões

Olá!
reuniao_Setec_1Nesta semana tivemos uma reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Fui a Brasília ontem para uma reunião dos gestores da nossa Rede com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Antônio Viegas Filho, e com o ministro da Educação, Mendonça Filho.

reuniao_setec_2O ministro falou sobre a necessidade de diálogo e que está aberto e bem acessível. Falamos das nossas necessidades para consolidar a Rede, a questão da expansão, da interiorização e da necessidade de garantir orçamento com investimento. Também destacamos que é preciso  aumentar o banco de docentes e o quadro de técnicos administrativos, com a liberação dos códigos de vagas, e do foco em priorizar a capacitação dos servidores. Explicamos ainda sobre a importância de termos a liberação do financeiro do que já está liquidado e do aumento das cotas e do orçamento contingenciados em 20% para custeio e 60% para investimento.


reitora_IFSC_reuniao_setecO novo secretário disse que está à disposição da Rede para trabalhar nas questões necessárias. Foi uma reunião bem cordial e amistosa, e estamos na expectativa que nossas questões sejam encaminhadas. O ministro adiantou que hoje teríamos uma nova liberação do financeiro para pagamentos que já estão liquidados e no aguardo. Honrar e garantir o pagamento de nossos fornecedores e outros compromissos é uma grande preocupação que temos, ainda mais diante do contexto de instabilidade em função do cenário político que estamos vivendo.

Compartilho aqui matéria publicada no site do Conif com mais informações.

Fórum de Línguas

Participei na terça-feira de manhã da abertura do II Fórum de Línguas do IFSC, um evento com nossos professores de línguas (Português, Inglês, Espanhol e Libras) de todos os câmpus. O objetivo do Fórum foi gerar discussões para estruturar a construção de uma Política de Línguas para nossa instituição.

Durante nossa campanha eleitoral, nos comprometemos em fortalecer os nossos fóruns. O Fórum de Línguas é um exemplo bem sucedido e que já traz resultados, como os programas de mestrado e doutorado interinstitucionais que estão em andamento, permitindo a qualificação dos nossos servidores. Temos um grupo na área muito comprometido, que está fazendo e fará ainda mais a diferença em nossa instituição.

 

Ampliação do IFSC em Xanxerê

reuniao_xanxere_credito_camaradevereadoresxanxere

Foto: Câmara de Vereadores de Xanxerê

Na quarta-feira, recebi em meu gabinete o diretor técnico do Senai, Mauricio Cappra Pauletti, e o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Wilson Martins dos Santos, para uma reunião intermediada pela Câmara com o apoio do deputado Marcos Vieira para tratar de uma negociação entre o IFSC e o Senai, envolvendo a área onde hoje está instalado o Senai Xanxerê.

Temos interesse na estrutura do Senai em Xanxerê, localizada no Bairro Veneza, para ampliarmos as atividades do nosso Câmpus Xanxerê. Precisamos encontrar formas legais para que isso possa ser concretizado. Estamos com um problema de falta de espaço na estrutura atual e precisamos urgentemente encontrar uma solução. A construção de um prédio está sendo debatida, mas, caso a negociação com o Senai aconteça, teremos espaço e tempo para trabalhar uma estrutura que irá atender à demanda de novos cursos e alunos por um longo período.

Outros assuntos:

reitora_IFSC_ambientacao_continente– Ambientação: na segunda à noite, participei de uma ambientação do Câmpus Florianópolis-Continente, que é um evento em que nossos alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula. Desta vez, nossos estudantes do curso técnico em Gastronomia nos proporcionaram um delicioso jantar árabe. Essas ambientações são uma delícia, não só pelos pratos preparados pelos nossos alunos, mas também por toda a integração que elas proporcionam. Na terça participei do evento dos cursos FIC de Barista e de Francês, ambos vinculados ao Pronatec. Muito importante a inclusão proporcionada pelo programa que, mesmo com dificuldades, estamos mantendo no IFSC.

– Comitê de TI: na terça-feira, tivemos a reunião do nosso Comitê de TI. Tratamos de vários assuntos, como o relato do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) que, no início do mês, reuniu cerca de 30 servidores da área de tecnologia da informação e comunicação da reitoria e dos câmpus. Também falamos sobre implantação dos nossos sistemas. A principal discussão foi sobre o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que é fundamental para todo o planejamento institucional, e a previsão para os recursos do IFSC Rede. Destaco que todas as ações e compras de TI devem ser planejadas e aprovadas pelo nosso Conselho Superior conforme regulamentação específica.

– Reuniões: tivemos reunião, na quarta-feira, com a diretora e vice-diretor do Câmpus Florianópolis, para tratar de questões relativas à insalubridade, periculosidade e registro de frequência. Fizemos vários esclarecimentos, tendo em vista que são temas regulamentados de modo federal e respondemos pela aplicação dessa legislação em nossa instituição. Ressaltei também que estamos trabalhando com muita segurança na customização do Sig-RH Frequência, que deve entrar em testes ainda em julho nos câmpus que se dispuserem a fazer o piloto. E conforme a Instrução Normativa 02/2016 teremos duas possibilidades, ponto Biométrico e registro no Sig-RH, sendo que nenhum outro modo será considerado oficial do IFSC.

assinatura_paradigma– Parceria: também assinamos memorando de entendimento com os representantes da Paradigma Business Solutions S/A para uso da Plataforma WBC Energy pelos professores e alunos, entre outras ações como intercâmbios e divulgação de trabalhos científicos. Desde 2013 a Paradigma atua com nossos alunos por meio de estágio e formação.

E pra finalizar quero dar dois recados. Primeiro que na segunda terminam as inscrições para nossos cursos de qualificação. São 2,8 mil vagas em 18 cidades de Santa Catarina. As informações estão no nosso site.

E domingo é dia de prova! Cerca de 7 mil candidatos disputarão 1.889 vagas em 56 cursos técnicos da nossa instituição. Teremos provas em Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e São José. Desejo boa sorte aos candidatos e um bom trabalho aos nossos servidores e alunos que irão ajudar na realização do exame.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.