Semana de Reuniões

Tive uma semana de reuniões. Na segunda-feira, na nossa tradicional reunião de Gestão com os pró-reitores, tratamos da organização do recredenciamento da nossa Educação a Distância. Na próxima segunda-feira, receberemos uma equipe do Inep que virá a Florianópolis para avaliação.

Também tratamos da ambientação de nossos novos servidores, após um novo formato discutido e aprovado no Colégio de Dirigentes, o Codir. Faremos a maior parte a distância e a parte presencial será feita por regiões.

Não fizemos a ambientação com os novos servidores ano passado, pois estava marcada para a semana em que iniciou a greve dos servidores e, ao final do ano, tivemos a eleição para reitor e diretores-gerais. Em função disso e com a entrada de novos concursados, o número de servidores se tornou extremante alto. Como estamos vivendo esse período difícil de muita restrição orçamentária, encontramos junto com o Codir esse novo formato. Vamos começar pela Região Oeste na mesma semana dos Jogos do IFSC, o JIFSC, que serão de 22 a 25 de junho em Chapecó.

Também conversamos nesta reunião sobre os ajustes no orçamento da Reitoria, tendo em vista os 80% de liberação de cota de custeio e 40% de investimentos. Essa semana foi aprovada no Congresso Nacional a nova meta fiscal com o aumento de gastos do Governo Federal e estamos na expectativa que esses limites aumentem, mas sempre focamos nossa prioridade nas ações que envolvem os alunos e discutimos isso para termos segurança na gestão dos recursos públicos.

CGU

Na terça, tivemos a reunião com a Controladoria Geral da União. É uma reunião que eles classificam como busca de soluções conjuntas. Estivemos com todos os pró-reitores e a auditora Rosemary Zucareli Inocêncio e o supervisor dos trabalhos, Tito Pablo Stolf.

Essa reunião é muito boa, pois discutimos o processo institucional, no caso o Plano e o relatórios semestrais de atividades docentes, PSAD e RSAD respectivamente. Antes da reunião, os auditores analisam e se aprofundam em nossos procedimentos e regulamentações e encaminham questionamentos, aos quais respondemos.

Essa reunião então é realizada antes da emissão do relatório final com as recomendações. É um momento muito produtivo, pois podemos mostrar a realidade institucional e o nosso funcionamento para aprimorarmos e melhorarmos tanto do ponto de vista legal como em atendimento aos docentes, nesse caso.

Na reunião, demonstramos algumas situações e também constatamos a necessidade de melhoramentos no plano e no relatório. Esse processo também vem ao encontro da expectativa dos nossos docentes para avançarmos na questão do registro de atividades, o que faz com que a instituição avance em termos de transparência.

Os auditores destacaram e elogiaram o IFSC na sua organização e seriedade administrativa, o que nos deixou muito orgulhosos e tranquilos na reunião e no processo todo. Obrigada a todos que contribuem para essa atuação e reconhecimento do IFSC!

semana_criativa_reitora_IFSC_hottmar  Semana Criativa: na segunda de manhã, participei da abertura da Semana Criativa na Unisul, evento realizado em parceria com o IFSC. Temos uma proposta de trabalho colaborativo de FabLab que surgiu a partir de um ex-aluno, o Hóttmar, hoje aluno de arquitetura da Unisul. Estamos atuando junto com o curso de Design de Produto do Câmpus Florianópolis para estabelecer esta parceria. A IFSCTV transmitiu on-line a abertura (vejam aqui) e outras atividades do evento.

alunos_IFSC_ENET_2016ENET: Um grupo de alunos do IFSC está participando do Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES no Rio de Janeiro. Viabilizamos o ônibus de São José para levá-los com os servidores Lucélia e Thiago. A abertura foi realizada ontem à noite e espero que seja muito produtivo para nossos estudantes. Incentivamos essa mobilização estudantil.

– Colegiados: Quero lembrar que as inscrições para dois colegiados do IFSC foram prorrogadas. Precisamos de candidatos – alunos e servidores – para a Comissão Própria de Avaliação e de servidores para a o Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas. As inscrições vão até 31 de maio. Participem! As informações estão no site www.eleicoes.ifsc.edu.br.

– LAQUA: Ontem, em pleno feriado, quem acompanhou as notícias da imprensa deve ter visto que foi proibida a retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves no litoral catarinense. Isso ocorreu após o Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros (LAQUA-Itajaí/RENAQUA), que funciona no nosso Câmpus Itajaí do IFSC, identificar a presença da toxina diarréica em cultivos de moluscos bivalves em Florianópolis, Palhoça, Governador Celso Ramos, Bombinhas, Balneário Camboriú e Penha. O LAQUA está completando quatro anos e demonstra, ainda mais nessas situações, toda sua importância. É um orgulho para o IFSC integrarmos a rede de laboratórios de pesca e aquicultura, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e sermos o único laboratório do estado responsável por esse tipo de análise.