Conif

reuniao_conif_IFSC_maio_2016Passei a maior parte da semana em Brasília participando da 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Debatemos muito sobre as prioridades para a consolidação da Rede e discutimos questões relacionadas à infraestrutura, orçamento, cargos, funções e atualização do Termo de Acordo de Metas e Compromissos (TAM).

O ainda secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, se reuniu com o grupo de reitores e integrantes da Diretoria do Conif, inclusive, para aprofundar esse debate, tratando também da aprovação dos Termos de Execução Descentralizada relacionados a investimentos, a liberação de limite integral da 20 RG, o aumento do banco de docentes e repasse dos códigos de vagas e funções para as instituições da Rede.

Com base na exposição de considerações sobre o TAM, o Conif e a Setec assinaram um protocolo de intenções estabelecendo o prazo de 180 dias para que seja firmado um novo termo, adequado às metas do Plano Nacional de Educação.

reuniao_conif_IFSC_maio_2016_2Também foi assinado um acordo de cooperação entre o Conif e a Procuradoria-Geral Federal, que busca estabelecer prioridades para a solução de questões jurídicas na Rede Federal, viabilizando a uniformização de pareceres. Esteve presente o procurador-chefe Renato Rodrigues Vieira, que reforçou a parceria da procuradoria com as instituições federais.

Tivemos a presença ainda do então coordenador do Fórum dos Dirigentes de Ensino, Sidnei Cruz Sobrinho, que explanou sobre a atual situação da Base Nacional Comum Curricular e reforçou a defesa do Ensino Técnico Integrado. Também participou da reunião o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gleisson Rubin, que relatou os resultados iniciais do “Programa Enap em Rede – capacitando servidores” e as possibilidades de ampliação de programa e parcerias. O IFSC foi um dos institutos com mais efetividade nos cursos, capacitando um grande número de servidores públicos.

Tivemos a despedida do secretário da Setec, Marcelo Feres, e do diretor de Desenvolvimento da Rede, Luciano Toledo, que deixaram os cargos em função da mudança de governo.

– Troca de ministro: Nesta semana conturbada para nosso País, com o afastamento da presidente Dilma, tivemos a troca mais uma vez do ministro da Educação. O deputado federal José Mendonça Bezerra Filho assumiu agora como novo ministro da Educação e Cultura e ainda estamos na expectativa para ver os desdobramentos dessa mudança para a Rede Federal. Estamos atentos a esse momento do país, preocupados com as implicações que essa conjuntura complexa e instável poderá ter em nossas instituições.

– Inauguração de câmpus: Na segunda, teve uma solenidade no Palácio do Planalto Educação: Avanços e Conquistas com a presidente Dilma, que entregou placa inaugural de 41 novos câmpus de 21 institutos federais. Não consegui participar, acompanhei de longe a solenidade importante para a consolidação da educação pública federal. Todos os nossos câmpus – com exceção de São Lourenço do Oeste, que tem portaria de autorização – já foram inaugurados.

reuniao_comiteTI_IFSC_maio2016– Comitê de TI: Nesta sexta de manhã, tivemos a primeira reunião da nova configuração do Comitê de TI, aprovada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. O Comitê irá refletir sobre as prioridades e necessidades da área de tecnologia de informação e comunicação.

– Convênio: Assinei nesta sexta um convênio com a Universidad Miguel Hernández de Elche da Espanha para ampliarmos as possibilidades de intercâmbio dos nossos alunos.

– Colegiados: Quero lembrar aos nossos alunos, servidores e egressos que estamos com inscrições abertas para nossos colegiados como o Conselho Superior, a Comissão Própria de Avaliação e o Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas. Para alunos e servidores, as inscrições terminam neste domingo. Para os ex-alunos, é possível se inscrever até 24 de maio. As informações estão no site http://eleicoes.ifsc.edu.br.

– Enem: Terminam no dia 20 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. Destaco a importância de quem quer fazer um curso de graduação no IFSC em 2017 fazer a prova, pois utilizamos a nota do Enem como forma de seleção. As informações estão no site do Enem: http://enem.inep.gov.br.

E na segunda-feira, teremos a posse da nova gestão do IFSC! Já fui empossada em Brasília no mês passado, mas agora faremos uma solenidade local com toda a equipe. O evento será às 17h30 na nossa Reitoria, em Florianópolis.

Até mais!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.