Consup e Cooperação Internacional

consup_blogdareitora_IFSC_290416Começamos a semana com mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC na segunda-feira, o Consup, nosso órgão máximo deliberativo. Foram aprovados cinco novos cursos, sendo três técnicos e duas especializações, para os câmpus de São Miguel do Oeste, Caçador, São Lourenço do Oeste, Gaspar e Lages.

O Câmpus Caçador vai oferecer o curso técnico subsequente em Qualidade já para o processo seletivo 2016.2, o Câmpus São Lourenço terá seu primeiro curso técnico subsequente em Vendas e o Câmpus São Miguel do Oeste oferecerá o curso técnico integrado em Eletromecânica. As duas novas especializações que teremos são Pesquisa e Práticas Pedagógicas, no Câmpus Gaspar, e Tecnologias e Práticas Educacionais no Câmpus Lages.

Outro assunto apresentado no Consup foi a apresentação e homologação dos indicados à Comissão Eleitoral responsável pelas eleições de novos membros do Conselho Superior (Consup) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Comissão de Desenvolvimento de Pessoas (CDP). O Consup aprovou ainda alterações no regulamento do Comitê de Tecnologia de Informação no IFSC e na composição do CDP. Ainda no âmbito de desenvolvimento de pessoas, foi alterada a resolução 45/2015 do Consup, sobre a Política de Formação dos servidores, tornando obrigatória a implantação de um programa de ambientação de servidores e docentes.

E um último assunto debatido na reunião foi a questão da insalubridade. A diretora de Gestão de Pessoas, Nauana Gaivota, fez uma apresentação sobre o tema e tratou das medidas adotadas e cronograma relativos à insalubridade e periculosidade. Compartilho aqui a apresentação para nossos servidores.

Essa é uma questão difícil, em que há controvérsia nas próprias regulamentações oficiais. Mas pedimos a compreensão dos servidores de que precisamos cumprir as regulamentações do MPOG para garantir a legalidade e não termos fragilidades nessas concessões.

Como tem sido feito, a IFSCTV fez a transmissão da reunião e a gravação pode ser conferida aqui.

Cooperação Internacional

reuniao_franca_blogdareitora_IFSC_290416Na terça-feira, recebi no Gabinete uma comitiva formada pelo assessor técnico Internacional do MEC, Vincent Nedelec; pelo conselheiro da Embaixada da França, Philippe Martineau; e pelo coordenador da América Latina da Direção Geral do Ensino e Pesquisa do Ministério da Agricultura da França, Gerardo Ruiz. Junto com a coordenadora de Assuntos Internacionais, Raquel Matys Cardenuto, falamos sobre intensificarmos a parceira entre os países e ampliarmos as possibilidades de ações de cooperação para o ensino do francês, para intercâmbio e mobilidade acadêmica.

Eles ficaram bem impressionados com as nossas áreas de atuações e destaquei nossa interesse de explorar a área de agricultura, considerando nossos cursos de Agroecologia e Agroindústria, Agronomia, Alimentos e a área de Enologia e Frutiviniculrura
por exemplo.

– Sinasefe: Na terça, tive reunião com a diretoria do Sinasefe-SC, o sindicato que representa os servidores do IFSC. Combinamos de retormar a mesa de negociação da pauta interna. Dentro de 30 dias, faremos nova reunião para estabelecer o cronograma e as pautas.

formatura_florianopolis_blogdareitora_IFSC_290416– Formaturas: No sábado passado, participei da formatura dos cursos do Câmpus Florianópolis. Foi uma grande festa! Já na quarta, estive na formatura dos cursos Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, Proeja Ensino Fundamental Bilíngue (Libras / Português) com profissionalização em Fotografia Digital e Formação Inicial e Continuada (FIC). São cursos bem emblemáticos pensando na inclusão que queremos promover e que é nossa missão principal! Fico sempre emocionada em presenciar esse momento de conclusão dos nossos alunos. Uma etapa vencida e mais um lindo caminho pela frente!
E falando em formatura, hoje viajo para o norte do estado para participar da cerimônia do Câmpus Jaraguá do Sul.