Posse e Itajaí

possemariaclara2-500x333Nesta semana, foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira o decreto presidencial com a minha nomeação de reitora do IFSC para os próximos quatro anos. Até então, como expliquei por aqui, eu estava como reitora pro-tempore. Logo que saiu o decreto, já foi marcada a posse no Ministério da Educação para quarta-feira à tarde.

Participaram da solenidade de posse o ministro da Educação Aloízio Mercadante e o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec, Marcelo Feres. Foi uma cerimônia muito bonita em que me emocionei muito.

posse_reitora_IFSC_brasiliaNão consegui levar nenhuma delegação para a posse, nem familiar e nem do IFSC, tendo em vista que a solenidade foi marcada muito em cima da hora e estamos em um momento de redução de custos e priorização de gastos. Mas a ausência de pessoas tão queridas daqui foi compensada pelos amigos da Setec, dentre eles a diretora Nilva, pedagoga do IFSC e ex-pró-reitora de Ensino; o também ex-pró-reitor do IFSC, Marcelo Silva; reitores de outros institutos e a ex-reitora do IFSC, Consuelo Sielski.

O contexto difícil que nosso País atravessa, a dura eleição que enfrentamos e a falta de algumas pessoas fizeram que eu me emocionasse muito durante o meu discurso. É uma honra e um grande desafio ser reitora do IFSC novamente!

Conquistamos muitos avanços nos últimos quatro anos, na infraestrutura física, de pessoal e na organização da instituição. Mas queremos e precisamos fazer mais! Como tenho dito, duas grandes questões a enfrentar são a permanência e o êxito, juntamente com o ingresso mais inclusivo e efetivo, e as restrições orçamentárias e financeiras.

Reunião em Itajaí

Na terça-feira, fizemos uma reunião com os servidores do Câmpus Itajaí tendo em vista algumas questões e dificuldades como a discussão sobre cursos, eixo de atuação, presença no câmpus e orçamento. Ressalto sempre que, para se consolidar, os câmpus precisam de esforço e dedicação coletivos. A presença e o comprometimento de todos são mais do que necessários, são imprescindíveis. Questões como a alta taxa de evasão em alguns cursos precisam da nossa atuação para superar.

Muitas vezes, escutamos a desculpa de que os alunos vêm sem base de conhecimentos. Destaquei nesse encontro que, quando o aluno entra no IFSC, toda sua vida acadêmica é responsabilidade nossa e que nós precisamos atuar para que ele supere as dificuldades.

alunos_IFSC_itajai_reitora_abril_2016A presença, a atuação e o apoio dos servidores são fundamentais para que a gente tenha, efetivamente, a inclusão plena – não só no ingresso, mas no sucesso dos estudantes durante o curso e depois de formados. Durante essa ida a Itajaí, fiquei muito feliz em encontrar os alunos da primeira fase do curso integrado de Mecânica do câmpus. Eles estão bem felizes e empolgados no IFSC e, é claro, já reivindicaram a construção do ginásio que estamos fazendo de tudo para conseguir iniciar este ano.

– Orientação Vocacional: Lançamos nesta semana uma cartilha de Orientação Vocacional para ajudar na escolha profissional de maneira geral. O material é resultado de um projeto de extensão e apresenta as oportunidades que o IFSC oferece também. Compartilho aqui o link para quem tiver interesse em fazer o download gratuito.

– Estágio: A Pró-Reitoria de Ensino lançou processo para discutir a Resolução de Estágio do IFSC, que tem como objetivo regulamentar como norma única a prática de estágio obrigatórios e não obrigatórios dos estudantes do IFSC, além de estabelecer diretrizes da atuação do Instituto Federal como instituição receptora de estagiários externos. O texto da minuta da resolução está disponível para consulta e contribuições podem ser enviadas até 26 de abril. Vejam aqui mais informações.

– São José: Tivemos hoje pela manhã uma reunião com o diretor-geral do Câmpus São José, professor Saul, para tratar do terreno do câmpus, utilizado hoje para estacionamento. Fizemos mais uma vez a solicitação de regularização para que o terreno fique definitivamente em nome do IFSC, mas estamos enfrentado alguns entraves que iremos buscar resolver com o Governo do Estado.

E minha semana só terminará amanhã com a formatura do Câmpus Florianópolis. Até mais!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.