Consup, EPE, Posse e reuniões

consup_IFSC_280316Nesta semana, tivemos uma reunião extraordinária do Conselho Superior do IFSC, o Consup, na segunda-feira, para apreciação do relatório de Gestão. Também foi deflagrado o processo eleitoral para esse colegiado e para a Comissão Própria de Avaliação. O processo eleitoral seguirá  as mesmas regras da última eleição, realizada em 2014, e será feita de forma conjunta e eletrônica.

Na reunião, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional apresentou o Relatório de Gestão 2015 para aprovação final dos conselheiros, que já tiveram acesso antes ao documento. O relatório apresenta os principais indicadores do IFSC, como dotação orçamentária, gastos com investimentos, folha de pagamento e demais despesas, número de servidores, titulação de professores, número de cursos, quantidade de alunos ingressantes, número de alunos matriculados, dados socieconômicos dos alunos, infraestrutura, entre outros dados.

O IFSC enviou esse documento nesta semana ao Tribunal de Contas da União e à Corregedoria Geral da União. Esse relatório é uma obrigação anual de parte dos órgãos da administração pública direta e indireta e é uma maneira de apresentarmos para a sociedade o que foi realizado ao longo do exercício embatermos de recursos, matrículas, cursos, obras, manutenção e funcionamento do IFSC.

Como já vem sendo feito, a reunião do Consup foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e o link da gravação está disponível aqui para quem quiser assistir.

Encontro EPE

Na terça-feira, tivemos a abertura do primeiro encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, em que reunimos servidores dos câmpus e da Reitoria que atuam diretamente nessas áreas. Falei sobre Inclusão, Permanência e Êxito, grandes desafios que temos, para cumprir plenamente nossa missão. E, nesta linha, temos que refletir sobre o nosso sistema de ingresso, encontrar formas mais inclusivas!

Nossos processos são ainda muito tradicionais, caros em termos de recursos e não muito efetivos, tendo em vista, inclusive o alto número de vagas remanescentes e também a alta evasão constatada em muitos cursos com o baixo número de formandos. Claro que a mudança na forma de ingresso deverá ser acompanhada de um programa de permanência e êxito mais efetivo também. Por isso, esses encontros são necessários para refletir e melhorar nossa atuação.  Temos ainda um público que precisa e que não consegue acessar nossa instituição.

Levantei essa questão para os participantes do encontro discutirem, já que precisamos pensar nisso de modo coletivo. Como podemos mudar nosso ingresso para que ele seja mais inclusivo, respeitando a legislação que temos que seguir e as especificidades de cada região?

Além disso, em um momento em que vivemos uma crise econômica, precisamos ainda mais pensar nos nossos custos. Atualmente, nosso processo seletivo é muito custoso. Levamos a proposta de aproveitar melhor o Enem e o Sisu para ingresso aos cursos superiores. E propomos também ampliar o uso do sorteio para ingresso aos cursos técnicos.

Enfim, são propostas que estamos debatendo no IFSC para construir coletivamente uma forma que priorize a inclusão e o acesso à educação de quem mais precisa. Esse foi apenas um dos assuntos tratados nesse encontro tão importante para nossa instituição.

Posse Servidores

posse_servidores_IFSC_marco2016Na terça, também tivemos uma posse de nove novos servidores. Os profissionais irão atuar como técnicos administrativos e docentes nos câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Geraldo Werninghaus e no  Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead). Fizemos a solenidade no Gabinete da Reitoria já que o auditório estava sendo usado para o Encontro EPE.

Destaquei para nossos novos servidores o papel deles na transformação da vida das pessoas e da região. Também pedi empenho aos profissionais na adaptação ao novo local de trabalho. Sabemos que muitos não são das cidades onde irão trabalhar e a interiorização não é fácil, mas pedi que se abram para a cidade, pois esse movimento é importante para gerarmos mudança onde é preciso.

Desejo novamente boas-vindas!

– Boas vindas: Na segunda, estive nos câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente dando as boas-vindas aos nossos calouros. Em função da greve do ano passado, o semestre começou mais tarde. É sempre uma alegria ver novos rostos na nossa instituição motivados a estudar aqui.

– Formatura: Na terça à noite, participei da formatura do curso de Cozinheiro oferecido pelo Pronatec em parceria com as Forças Armadas. Parabéns aos alunos e obrigada aos servisores envolvidos. Ao final, tivemos a apresentação do quinteto da Base Aérea nos brindando com belas músicas!

reuniao_joinville_IFSC_marco_2016– Direção: Na quarta-feira, viajei a Joinville onde tive uma reunião de gestão com os dirigentes do câmpus. Tratamos das obras dos câmpus, de orçamento, investimento e de cursos. Estamos propondo ter essa conversa em todos os câmpus para nos articularmos e atuarmos em Rede.

– Mês da Mulher: Quero compartilhar um vídeo publicado nesta semana pela IFSCTV que acompanhou as discussões em torno de violências diárias sofridas pelas mulheres e iniciativas para que elas tenham vez e voz em nossa sociedade. Ficou um material muito bacana! Vejam aqui. Ficamos muito orgulhosos de ver o crescimento das mulheres na nossa instituição.

E só para lembrar que na semana que vem começa nosso processo seletivo 2016.2!