Inauguração do barco escola

Nesta semana tivemos um acontecimento muito importante para o IFSC: a inauguração do barco escola do Câmpus Itajaí, chamado de “Aprendendo com o Mar”. Eu e outros gestores do Instituto estivemos na solenidade de inauguração da embarcação, realizada na terça de manhã, no Pier Turístico da cidade.

inauguracao-barco-escola4A embarcação é um barco no estilo catamarã que tem 12 metros de comprimento por 6,5 metros de largura e pode navegar com até 30 pessoas. Ele será usado para as aulas práticas dos diversos cursos que temos no Câmpus Itajaí – como os cursos de pescador profissional, técnico em Pesca, técnico em Aquicultura, técnico em Recursos Pesqueiros, especialização em Ciências Marinhas aplicadas ao Ensino e, futuramente, no mestrado em Clima e Ambiente. O barco custou cerca de R$ 500 mil e os recursos para a compra foram liberados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

inauguracao-barco-escola2Foi um momento muito especial. Tivemos a apresentação da orquestra e do coral do Câmpus Florianópolis e a presença de diversas autoridades locais. Pudemos dar uma volta no barco e ver na prática como ele será útil para nossos estudantes. Com certeza, a aquisição desse barco agrega ainda mais qualidade aos cursos oferecidos pelo câmpus.

Manifesto Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, lançou nesta semana uma nota pública defendendo o Estado Democrático de Direito. Estamos vivendo um momento delicado no nosso País e nós, gestores dos Institutos Federais, entendemos que é preciso cautela nos julgamentos – que cabem aos órgãos competentes – e defendemos a democracia acima de tudo, que tanto buscamos ensinar e praticar nas nossas instituições.

Leiam aqui a nota na íntegra.

formatura-chapeco• Formatura: Como falei na semana passada, no sábado participei da formatura do Câmpus Chapecó, em que tivemos a formatura do nosso primeiro curso de Engenharia, o de Controle e Automação. Muito orgulho de ver esses novos engenheiros formados pelo IFSC. Desejo sucesso e felicidade a todos os formandos nesta nova etapa.

• SIGAA: Na nossa tradicional reunião de gestão de segunda-feira, tratamos da implantação do sistema acadêmico, o SIGAA, com a comissão de implantação, que esteve em imersão no sistema nas últimas duas semanas. Esse trabalho se intensificará para que a implantação seja iniciada em agosto. Ressalto a importância do sistema para o avanço e melhoria do IFSC. Contamos com a dedicação e empenho de todos os servidores.

cartao_pascoa_2016• Comemoração: Na terça à tarde, tivemos uma confraternização entre os servidores da Reitoria para marcar o Mês da Mulher e a Páscoa. É sempre bom podermos ter esses momentos de descontração e encontros. Aproveito para compartilhar aqui nosso cartão de Feliz Páscoa.

Esta semana foi mais curta em função do feriado de Páscoa. Até mais!