Viagens e reuniões

Tive uma semana com várias reuniões. Temos feito encontros com as equipes gestoras dos câmpus conforme as demandas de cada um deles.

Na terça-feira, estive no Câmpus Florianópolis onde nos colocamos à disposição para construir uma agenda positiva de articulação com a gestão. O tema predominante da reunião foi a questão da insalubridade. A nova diretora de Gestão de Pessoas, Nauana Silveira, estava junto e esclareceu a questão dos pareceres feitos pela engenheira de segurança do trabalho, de que precisamos readequar o pagamento de periculosidade e insalubridade dos servidores que ocupam cargos de gestão e coordenação, tendo em vista as regulamentações legais. Nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas e também para eventuais recursos.

Viagem para o Oeste

Na quarta-feira, viajei para a região Oeste do nosso estado. Tive uma reunião no Câmpus São Lourenço do Oeste em que houve uma troca de gestão. O professor Fábio Zanella pediu para sair da direção-geral e, em seu lugar, assumiu a professora Ana Lúcia da Silva Lima como nova diretora.

Conversei com os servidores sobre a dificuldade de implantação do câmpus e que precisamos atuar coletivamente para superar as dificuldades. Tivemos, inclusive, uma reunião com o vice-prefeito do município, Daniel Rodrigo Hippler, e com a secretária de Educação, Lucia Iliane da Costa, que se comprometeram a viabilizar transporte público do município para o câmpus, bem como procurar outro espaço para que possamos planejar e ampliar a atuação do câmpus.

reitora_IFSC_visita_SLO_mar2016Também tive a oportunidade de passar nas salas de aula e conversar com os alunos dos cursos de qualificação em Preparação para o Enem e em Agricultura Familiar do Pronatec. Adoro esse contato com os estudantes, pois nos dá ainda mais motivação para continuar trabalhando.

Ficamos sabendo de histórias emocionantes como de uma aluna do curso do Enem que se mudou para a casa de parentes só para poder estudar no IFSC e de uma família inteira (pai, mãe e filha) que está fazendo junta o curso do Pronatec e que ainda traz a filha pequena junto pra aula porque não tem com quem deixar. Nessas horas vemos como realmente a educação faz diferença na vida das pessoas e nos sentimos honrados por poder proporcionar isso para as pessoas por meio do IFSC.

reitora_IFSC_visita_saocarlos_mar2016Em São Carlos, me reuni com os servidores do câmpus que está em uma etapa de implantação mais avançada. Temos algumas dificuldades como é de se esperar desse período, mas os servidores estão empenhados e buscando superá-las. A fixação dos servidores na região também é um desafio da interiorização.

reitora_IFSC_visita_xanxere_mar2016E, no caminho para São Carlos, conseguimos dar uma passada no Câmpus Xanxerê e conversar com servidores e com alunos dos cursos técnicos integrados de Informática e Alimentos. Foi muito legal compartilhar da alegria desses estudantes.

Ficamos bem satisfeitos com os encaminhamentos. Foi uma viagem bem produtiva! Agradeço pelo carinho dos servidores e dos alunos desses câmpus.

• Laqua: Tivemos uma reunião nesta semana sobre o Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros do Câmpus Itajaí, o Laqua, o único laboratório do país habilitado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para realizar ensaios oficiais de biotoxinas marinhas em moluscos bivalves, como mexilhões, ostras, berbigões e vieiras cultivados em Santa Catarina. Decidimos solicitar ao ministério a prorrogação de prazo para que tenhamos até o final do ano para concluir o projeto com êxito.

• Ambientações: Conversamos na nossa reunião de gestão semanal com os pró-reitores sobre a ambientação que precisamos organizar para os novos servidores. Como temos um número muito grande de servidores, vamos viabilizar essa capacitação de maneira regional e com ferramentas virtuais. Mas isso será apreciado e decidido no Colégio de Dirigentes.

E amanhã viajo a Chapecó para participar das formaturas, inclusive da primeira formatura do nosso curso de Engenharia de Controle e Automação do câmpus. São os primeiros engenheiros formados pelo IFSC! Parabéns!

Até mais!