Capacitação, Codir e Conif

Comecei a semana participando da abertura da primeira etapa do curso de Gestão e Liderança para nossos servidores técnico-administrativos. O curso é uma parceria do IFSC com o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC e é resultado de um grande empenho nosso para atender uma demanda dos nossos TAEs.

curso-taesEssa iniciativa é uma importante capacitação coletiva, tendo em vista a necessidade que temos de formar gestores e líderes para nossa instituição participativa e democrática. A gestão do IFSC é complexa pela sua diversidade de atuação em rede, e esse curso permite que os participantes, além de terem a formação em gestão e liderança, interajam com colegas de diversos locais de trabalho e ampliem seus conhecimentos e prática.

Fico muito feliz por ver, na prática, esse projeto. Espero que essa primeira turma de servidores aproveite bastante essa oportunidade e depois ajude a melhorar a nossa instituição com os conhecimentos adquiridos.

Colégio de Dirigentes

Na segunda-feira, tivemos a reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir, formado pelos diretores-gerais dos câmpus. Pela primeira vez, a reunião foi transmitida on-line, seguindo o exemplo do que já ocorre nas reuniões do Conselho Superior (Consup). Buscaremos fazer a transmissão das reuniões para que a comunidade possa acompanhar os debates e decisões, fortalecendo a gestão democrática e transparente. Deixo aqui e aqui os links para quem quiser assistir às gravações da manhã e da tarde.

No Codir, tratamos do registro de frequência para servidores. Apresentamos o sistema SIG Frequência, que vamos adotar como alternativa ao ponto biométrico. Estamos em fase de estudos para adaptar o sistema à nossa realidade e às normativas do IFSC. Formamos uma comissão que irá atuar junto à Diretoria de Gestão de Pessoas e à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). Ressalto que, após a implantação do novo sistema, prevista para julho, as únicas formas de registro serão o SIG Frequência e o sistema biométrico que, mais tarde, será integrado ao SIG também.

Apreciamos também na reunião o IFSC Rede com recursos previstos para as atividades coletivas do IFSC. Aprovamos a realização dos Jogos do IFSC (JIFSC), de 1º a 4 de junho, em Chapecó, e do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), de 13 a 15 de setembro, em Criciúma.

A nova titular da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) foi apresentada aos nossos gestores. Nauana Silveira é administradora e atuava no Departamento de Contratos. Ela fez esclarecimentos sobre a questão da insalubridade, tratou dos laudos feitos pela engenheira de Segurança do Trabalho, respeitando as normativas legais. Foi ressaltado que qualquer dúvida ou recurso pode ser encaminhado à DGP para esclarecimentos e análises.

Conif

conifNa terça-feira, viajei a São Luís (MA) para mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Parte da reunião foi realizada no Maranhão e outra parte em Brasília. Discutimos os dificultadores orçamentários e financeiros enfrentados pelos institutos. Também tratamos da composição dos alunos dos cursos FIC e EaD na matriz orçamentária, além da necessidade de melhorar e valorizar a oferta desses cursos pelos Institutos.

pronatecEm Brasília, participamos do anúncio das metas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, para 2016. A presidente da República, Dilma Rousseff, disse que serão ofertadas 2 milhões de vagas com a efetiva participação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

• Manuais de Comunicação: Nesta sexta, nossa Diretoria de Comunicação lançou nove manuais de comunicação previstos na Política de Comunicação do IFSC. Os documentos são voltados a todos os servidores do IFSC e trazem orientações a serem seguidas em várias áreas, para que possamos qualificar nossa comunicação. Peço que todos nossos servidores leiam os manuais e os incorporem no seu dia-a-dia. Todos nós fazemos comunicação no IFSC e, por isso, é importante sabermos fazer da melhor maneira possível para prestarmos um bom atendimento a todos nossos públicos.

cartao_2016• Dia da Mulher: Na terça-feira, dia 8, celebramos o Dia Internacional da Mulher. O número de mulheres na nossa instituição cresce a cada ano, tanto em relação a alunas quanto a servidoras. Podemos ir muito além. Compartilho aqui nosso cartão para marcar essa data.

• Pedagogia Bilíngue: Também tive esta semana reunião no Câmpus Palhoça Bilíngue para tratar do projeto do curso de Pedagogia Bilíngue, a ser ofertado a distância. Conversamos sobre os desafios de implantação dessa proposta tão inovadora. Estamos comprometidos com esse projeto e vamos solicitar reunião com a Setec e a Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) para buscar apoio.

apresentacao_PI• Merkki: hoje à tarde participei da apresentação do projeto integrador dos alunos da última fase do curso técnico integrado de Telecomunicações, do Câmpus São José. Os alunos criaram uma empresa de prestação de serviços, oferecendo soluções de comunicação empresarial. É muito legal acompanhar o trabalho e desenvolvimento de nossos alunos! Várias empresas convidadas participaram da apresentação, mostrando a integração com a comunidade. Parabéns!

E só queria lembrar que terminam na segunda-feira as inscrições para nossos cursos de qualificação. São mais de 3 mil vagas em 16 municípios de SC. Vejam mais informações aqui na matéria publicada no nosso Portal. Nos ajudem a divulgar a quem possa interessar.

Um bom final de semana e até mais!