Semana de reuniões

Nesta semana, participei de diversas reuniões. Já na segunda-feira, tivemos reunião do Conselho Superior do IFSC, o nosso órgão máximo e deliberativo. O Consup aprovou a oferta de um novo curso para o Câmpus São Miguel do Oeste, o técnico concomitante em Eletromecânica.

consup-blogOutros assuntos debatidos foram a aprovação do Plano Anual de Auditoria Interna (Paint), a regulamentação do uso de espaços físicos dos câmpus e Reitoria pela comunidade externa, o novo cronograma de aprovação do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) e o aumento do prazo, para dois anos de validade, do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos beneficiados pelo Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs).

Sobre a regulamentação do uso de espaço físico, já tínhamos uma regulamentação e agora fizemos alterações para avançar nesse sentido. Principalmente agora que temos mais auditórios e quadras poliesportivas, muitas pessoas da comunidade podem usufruir desse espaço que é público e queremos deixar o IFSC realmente aberto para nossa sociedade. Para isso é que melhoramos a regulamentação do uso desses espaços.

Para quem quiser saber mais detalhes da reunião, compartilho aqui a notícia completa publicada no Portal do IFSC.

Registro de frequência

Na quarta-feira, tivemos uma reunião com a equipe gestora do Câmpus Florianópolis sobre a necessidade de implantação de controle de frequência eletrônico, conforme mudança na resolução do Colégio de Dirigentes, ano passado. Apresentamos o SIGRH Frequência como opção que atende à legislação e possui um fácil uso pelo servidor, além de ser um sistema transparente, moderno e sustentável. Com esse sistema, o registro do servidor se dá pelo IP da instituição, podendo ser feito pelo computador ou smartphone e não há necessidade de impressão de papéis. Tanto o servidor quanto sua chefia fazem as validações on-line.

A intenção é que os câmpus que ainda não possuem um controle eletrônico adotem o SIGRH Frequência e, onde existe o sistema biométrico, com o tempo seja integrado ao SIG, sem a necessidade de impressão de papel, ou até substituído se assim for avaliado pela comunidade.

A DTIC está estudando o sistema e a intenção é termos um piloto em até 60 dias. O sistema já é usado em outros institutos e consideramos uma boa opção, pois oferece garantia ao servidor e à instituição.

Na reunião da próxima segunda-feira do Colégio de Dirigentes, vamos formar uma comissão para estudar melhor o sistema e verificar ajustes que serão feitos para atender melhor a nossa instituição.

blog-posse-caio• Posse: Na sexta-feira passada, no final do dia, participei da última posse de diretor-geral. O professor Caio Monti assumiu a direção do Câmpus Florianópolis-Continente e foi mais um momento festivo para nossa instituição. Terminou a maratona das posses, sucesso aos novos gestores, estamos juntos para os novos desafios!

• Chefes DAM: Participei da abertura da reunião dos chefes do Departamento de Administração na terça-feira. Dei boas-vindas aos novos e falei dos desafios que teremos em função das restrições orçamentárias e financeiras. Contamos com essa equipe para gerenciar nossas possíveis dificuldades, tendo sempre como foco para nossas escolhas e priorização a necessidade dos alunos.

• DTIC: Tivemos reunião com os servidores da nossa Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC) sobre a implantação dos nossos sistemas e nossa prioridade neste ano é o SIG Acadêmico, que já está em andamento, com a imersão das equipes na semana que vem, para estudar a implantação. Também tratamos da implantação do SIG RH Frequência, como comentei anteriormente.

• Iphan: A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de SC (Iphan), Liliane Nizzola, nos solicitou a criação de um curso técnico de Arqueologia, que é uma área muito carente no nosso estado.  Ela ficou de formalizar o pedido para vermos com nossos câmpus se é uma demanda que conseguimos atender.

• Energia renovável: Outra reunião que tive na terça foi com o Comitê de Energia Renovável – Setec. A intenção é promover uma capacitação dos professores nessa temática.

• São José: Tive uma reunião com o diretor-geral do Câmpus São José na quarta-feira para dar encaminhamento à transferência do terreno do câmpus para o IFSC. Estamos em tratativas na Assembleia Legislativa de SC para que isso se resolva logo.

blog-defesa-deizi• Dissertação: Participei da banca de defesa de dissertação da nossa servidora Deizi Paula Consoni, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). Agradeço o convite e parabenizo a servidora pelo excelente trabalho que muito contribui para nossa instituição.

• #ZikaZero: E hoje é novamente dia nacional de mobilização nacional da educação contra o mosquito Aedes aegypti. Nossos câmpus têm feitos ótimas ações nesse sentido e trabalhamos para que o cuidado seja permanente, assim como a conscientização das pessoas para o problema.

Para finalizar, quero lembrar que estamos com mais de 2,8 mil vagas abertas para cursos de qualificação em diversas cidades do estado. Acessem o Portal do IFSC e vejam as oportunidades!

Bom final de semana e até próxima!