Posses e Conif

Tive mais uma semana agitada com várias posses de novos diretores-gerais e com uma posse especial de novos servidores do IFSC. Na segunda-feira, recebemos 167 profissionais que vão atuar em todos os nossos 22 câmpus, na Reitoria e no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, o Cerfead. Foi tanta gente que organizamos três cerimônias de posse no auditório da Reitoria em Florianópolis.

posse_novosservidores_IFSC_fev_2016Dou novamente as boas-vindas aos nossos novos servidores por aqui. Como falei nas cerimônias, todos os que trabalham no Instituto Federal, sejam professores ou técnicos-administrativos, são educadores e que a instituição precisa fazer um esforço para continuar seu processo de interiorização. Esse esforço é necessário para podermos oferecer educação profissional e tecnológica em regiões onde não havia essa possibilidade. Nossa instituição transforma vidas pela vocação que tem, de inclusão e de formação. Como servidora há mais de 25 anos, me sinto honrada por isso e espero que todos os novos servidores também entendam como são responsáveis por fazer essa diferença na vida das pessoas.

posse_urupema_IFSC_2016Depois das posses dos novos servidores, viajei para a região serrana para participar das nossos dos novos diretores-gerais. No Câmpus Urupema, o professor Marcos Roberto Dobler Stroschein continua como diretor-geral. Já em Lages, o professor Thiago Meneghel – que era o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – assumiu como diretor-geral. Aproveito para agradecer a Raquel Matys Cardenuto, que deixa o cargo após sete anos de atuação em Lages. Foi ela que conduziu a construção e a implantação do câmpus na cidade. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela dedicação, Raquel!

posse-gasparE hoje também participei das posses de diretores nos câmpus Itajaí e Gaspar, dos professores Carlos Alberto Souza e Ana Paula Kuczmynda da Silveira. Desejo boa sorte e bom trabalho aos gestores. Contem conosco para fazermos um trabalho articulado, focado na permanência e no êxito dos nossos alunos, e buscam fazer o melhor em um ano difícil de restrição orçamentária.

Conif

De terça até ontem, eu fiquei em Brasília participando de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Tivemos a posse dos novos dirigentes. O reitor do Instituto Federal Sul-Riograndense, Marcelo Bender Machado, é o novo presidentes.

posse_conif_IFSC_2016O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da solenidade e enfatizou a importância da participação do Conif nas pautas sobre a educação profissional e na formação de professores. O ministro também comentou sobre o ano difícil que teremos, com dificuldades e orçamentárias como já estamos enfrentado desde o ano passado.

posse_dirigentes_conif_2016Tivemos também a participação do secretário da Setec, Marcelo Feres, na reunião do Conif. Entre os assuntos abordados por ele, estava a Educação a Distância na Rede, a relação professor-aluno, a projeção de matrículas para os próximos seis anos, a capacitação de novos servidores e os critérios de distribuição de recursos entre os institutos.

Também tivemos essa semana, em Brasília, as reuniões dos fóruns de Ensino (FDE), de Pesquisa (Forpog), de Extensão (Forproext), de Administração (Forplan)  e de Desenvolvimento Institucional (FDI). Passei a coordenação da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação para a reitora do Acre, professora Rosana Cavalcante dos Santos. Depois de três anos coordenando, continuo contribuindo nessa área.

IMG-20160219-WA0010• #ZikaZero: E hoje é Dia Nacional de Mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Nossos câmpus estão realizando ações buscando eliminar possíveis focos do mosquito, além de conscientizar alunos e servidores para evitarem a sua proliferação. Como diz a campanha, um mosquito não é mais forte que um país inteiro! Vamos lá! Ainda teremos mais dois dias de mobilização nacional: 26 de fevereiro e 4 de março. Lembrando que o cuidado deve ser permanente.

Hoje ainda tenho formatura em Gaspar e amanhã em Criciúma. Parabéns aos nossos formandos! Orgulho de vocês!