Posses dos diretores eleitos

posse-canoinhasTivemos uma semana curta mas bem agitada, já que estou participando das solenidades de posse dos diretores-gerais eleitos. Ontem participei das cerimônias nos câmpus Caçador e Canoinhas. E hoje de manhã foi a vez do Câmpus Joinville e a tarde dos câmpus Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus.

Quero parabenizar os diretores eleitos: Eduardo Nascimento Pires (Caçador), Maria Bertília Oss Giacomelli (Canoinhas), Valter Vander de Oliveira (Joinville), Jaison Vieira da Maia (Jaraguá do Sul-Centro) e Eduardo Evangelista (Geraldo Werninghaus). Agradeço também, mais uma vez, aos gestores que deixam os cargos pela dedicação ao IFSC e pelo trabalho que fizeram em seus câmpus.

posse-joinvilleTenho destacado nos discursos os nossos desafios para 2016 que são lidar com a restrição orçamentária diante da situação econômica do nosso País e trabalhar a permanência e o êxito dos nossos estudantes. Mesmo com o atual cenário, temos um orçamento que dá para trabalhar bem e teremos que saber priorizar nossas ações com foco nos estudantes. O compromisso é com a consolidação da Rede Federal e vamos atuar dessa forma, analisando prioridades de forma solidária e técnica de modo que possamos utilizar os investimentos possíveis para melhorar a infraestrutura e potencializar a nossa oferta.

Acredito muito que podemos fazer ainda mais com o que já temos e nos tornar mais eficientes, buscando atender mais pessoas e intensificando nossas ações para garantir que os alunos se formem em nossa instituição.

posse-cacadorTambém ressalto sempre para os gestores que estão assumindo o cargo para que tenhamos um trabalho bem articulado entre os câmpus e a Reitoria. Isso nos dá força para pensarmos em como enfrentar esses desafios. Sempre defendi o trabalho solidário em Rede de forma a pensarmos no IFSC como de modo coletivo, participativo e transparente. E conto com os novos diretores para intensificarmos ainda mais essa maneira de caminharmos.

Fico muito feliz em participar nos câmpus desse momento de consolidação da democracia e da participação!

Reitoria

Já virou tradição fazermos uma reunião geral com todos os servidores da Reitoria na Quarta-feira de Cinzas. E neste ano não foi diferente! Passamos toda a tarde conversando com nossa equipe que, para nossa felicidade, cresce cada vez mais. Já temos até que colocar cadeiras extras no auditório pelo número de servidores que temos agora, o que reflete o crescimento da nossa instituição.

Apesar de já estarmos trabalhando antes desta data, esse é um bom momento para conversarmos sobre o ano e alinharmos nossas expectativas. Como tivemos as eleições no ano passado, aproveitamos o encontro para apresentar a nova equipe de pró-reitores que assume comigo no novo mandato.

reuniao-quartaPela primeira vez, os eleitores puderam já conhecer quem seria a equipe antes de votar, então os nomes já eram de conhecimento da nossa comunidade. Dou as boas-vindas também aos professores Clodoaldo Machado, que assume a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Maria Cláudia de Almeida Castro, que está a frente da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas; e Luiz Otávio Cabral, que comanda a Pró-Reitoria de Ensino. Desejo bom trabalho também à administradora Aline Heinz Belo, que era chefe do Gabinete e agora assume a Pró-Reitoria de Administração; e aos professores Silvana Lisboa, diretoria executiva, e Andrei Cavalheiro, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, que continuam comigo nestes próximos quatro anos.

Abordei com os servidores da Reitoria sobre os desafios que teremos neste ano, como tenho destacado nas posses dos diretores. Falamos ainda sobre os cortes que teremos que fazer em contratos conforme decreto do ano passado, sobre o IFSC Sustentável e sobre a ideia de termos  uma espécie de Fórum na Reitoria em que possamos estar mais próximos para tratar questões específicas da Reitoria e seus servidores.

O diretor do Departamento de Estatísticas e Informações Acadêmicas, Gustavo Moraes, também fez uma rápida e bela apresentação do Anuário Estatístico do IFSC 2016.

Foi uma ótima oportunidade para confraternizarmos e tratarmos de assuntos importantes para nossa instituição.

campanha-zika-2• #ZikaZero: Como eu já tinha dito na semana passado, o MEC lançou uma campanha de enfrentamento ao vírus da zika, uma das iniciativas do governo federal no combate ao Aedes aegypti. Hoje recebemos os materiais para ajudar nessa mobilização. Lembro que nos dias 19 de fevereiro, 26 de fevereiro e 4 de março teremos ações de intervenção direta em todo o Brasil e faremos ações nos nossos câmpus e na Reitoria. Convido os servidores e alunos a participarem!

• Falecimento: Infelizmente, tivemos nesta semana o falecimento do aluno do Câmpus São José, Vinícius Ambonatti. Lamentamos muito mais essa perda e sentimos muito. Toda nossa solidariedade à família e aos amigos do Vinícius.