Colégio de Dirigentes e eventos

Começamos a semana com a reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), que reúne todos os diretores-gerais dos nossos câmpus e pró-reitores. Aprovamos o calendário do Ingresso 2016.2 e discutimos como faremos contribuições de maneira institucional para a Base Nacional Comum Curricular, documento que irá reformular e determinar o currículo mínimo para todos os alunos das escolas de educação básica do Brasil. Nossa proposta é a inserção da educação profissional no documento.

Além disso, tratamos do Decreto Presidencial 8.540, de outubro deste ano, que estabelece medidas de racionalização do gasto público. Temos que reduzir 20% do valor total dos nossos contratos e enviar para o Governo Federal até 15 de janeiro como faremos isso. Todos os câmpus estão estudando de que forma farão esta redução. Na Reitoria, também estamos estudando como otimizar nossos recursos.

Diante das dificuldades financeiras que estamos enfrentando, cancelamos as grandes reuniões presenciais que teríamos neste mês, como as do Codir e do Conselho Superior, os encontros de Harmonização Curricular e dos chefes de departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração. A próxima reunião do Consup foi transferida para fevereiro do ano que vem. Já as demais reuniões serão feitas por webconferência, evitando assim gastos com pagamento de diárias e passagens. Com o ajuste fiscal, iremos receber financeiro para pagamentos que temos que fazer até o final do ano.

Outra pauta do Codir foi a questão do registro de frequência. Para atender à recomendação 100/2015 que recebemos do Ministério Público Federal, o Codir decidiu alterar a regulamentação interna da flexibilização no que diz respeito ao controle de frequência. Vamos publicar a retificação na próxima segunda-feira.

Por fim, tratamos da transição de gestão e, conforme edital das eleições,  os diretores-gerais eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro.  Falando sobre mudanças, temos feito reuniões setoriais para tratar da transição na Reitoria. Estamos nos reunindo com as equipes para conversar sobre o trabalho desenvolvido, as dificuldades e como podemos avançar.

reuniao-dgcNossa primeira reunião foi com os servidores da Diretoria de Gestão de Conhecimento. Queremos fazer esse processo com bastante tranquilidade e esperamos até o final do mês finalizar esses encontros nas Pró-Reitorias.

Eventos

Na quarta-feira, participei da abertura da Semana de Sistemas de Energia, evento que marca os 10 anos do curso superior de tecnologia em Sistemas de Energia do Câmpus Florianópolis. Acompanhei desde o início a criação desse curso e é muito gratificante ver a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho e a contribuição desse curso que atende as demandas do setor elétrico.

concertoÀ noite, assisti ao Concerto Jovens Solistas da Orquestra do IFSC, realizado no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis. É lindo ver esses jovens se desenvolverem! Foi um lindo espetáculo!

Ontem viajei à Serra Catarinense para participar da mesa de abertura do Seminário internacional de Enologia e Turismo, organizado pelo nosso Câmpus Urupema. O evento está sendo realizado durante o dia de hoje também e conta com palestrantes daqui, Argentina e de Portugal.

evento-lagesEsse seminário é uma importante iniciativa para estabelecermos uma relação entre diversas instituições que atuam nessas áreas. Temos conseguido firmar parcerias muito boas e acreditamos que isso é fundamental para o desenvolvimento da região.

• Exame de Classificação: Neste domingo, temos a prova de seleção para nossos cursos técnicos. Em todo o estado, 8,1 mil candidatos disputarão as 2.046 vagas que temos para início no primeiro semestre de 2016. Teremos exame em 16 cidades de SC! Desejo boa sorte aos candidatos e bom trabalho aos nossos servidores e alunos que atuarão como fiscais.

E agora à tarde vou a Araranguá, onde participarei, amanhã de manhã, da abertura dos Jogos de Integração do Câmpus Araranguá, que marcará também a inauguração da quadra poliesportiva do câmpus. Essa era uma demanda dos nossos alunos e servidores e será muito bom estar presente neste momento.

Até semana que vem!