Eleições e reuniões

Finalizado o processo eleitoral, volto a escrever semanalmente no blog e compartilhar minhas atividades como reitora do IFSC. Quero iniciar agradecendo todo o apoio e os votos recebidos de alunos, docentes e técnicos-administrativos que nos fizeram ganhar as eleições.

Foram semanas muito intensas em que visitamos todos os câmpus, além de fazermos apresentações na Reitoria e no Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead). Acreditamos que o processo em si de debate foi muito produtivo e uma oportunidade para mostrarmos o que está sendo feito, além de esclarecermos algumas questões. Tivemos um ano muito difícil com os cortes orçamentários e a greve, contextos que influenciam e impactam a instituição e o processo eleitoral.

Parabenizo todos os candidatos e os diretores-gerais eleitos em 19 câmpus. Compartilho aqui a notícia publicada no Portal do IFSC com o resultado das eleições. Teremos mais quatro anos de mandato para consolidar nossa instituição e poder atender ainda melhor à sociedade.

Conselho Superior

reitora_blog_consup_261115Nesta quinta-feira, tivemos uma reunião do Conselho Superior em que foi feita a homologação dos candidatos eleitos tanto para a Reitoria quanto para direção-geral. A posse dos diretores eleitos, conforme indicação da comissão eleitoral, será dia 1º de fevereiro. Já a nomeação de reitor depende de decreto presidencial, o que só deve ocorrer no início do ano que vem.

Na reunião do Consup, também foi aprovada a regulamentação do Programa de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada , o Certific, e a oferta do curso de Engenharia Mecânica no período noturno no Câmpus Joinville.

Assistência Estudantil

Ontem participei da reunião das assistentes sociais do IFSC, que estão reunidas no Câmpus São José fazendo uma avaliação deste ano e refletindo sobre os desafios que teremos para 2016. Falamos sobre as dificuldades enfrentadas no atual processo do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, o Paevs, e das necessidades de melhorias, principalmente na questão de agilizarmos a concessão.

Também tratamos da maior participação dos núcleos pedagógicos e da articulação necessária para o atendimento pleno dos alunos. A proposta é constituir e formalizar um comitê multidisciplinar para atuar melhor nesse sentido.

COY11

reitora_IFSC_MujicaParticipei ontem à noite da abertura da COY11 Florianópolis – Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas, que segue até amanhã no câmpus da UFSC em Florianópolis. O IFSC é uma das entidades apoiadoras do evento que é uma preparação para a Conferência Climática de Paris (COP21 – Conference of Parties), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que acontecerá em dezembro. Tivemos o prazer de contar com a presença do ex-presidente uruguaio José Mujica que, muito simpático e com sua simplicidade já conhecida mundialmente, falou da necessidade de mudar a cultura do consumismo para termos uma mudança real no mundo e na vida das pessoas. Falou do tempo e da felicidade, fez reflexões importantes que nos motivam e nos enchem de esperança para agirmos em defesa de um mundo melhor!

Fazer parte institucionalmente deste evento é importante diante da temática em discussão relacionada à questão da sustentabilidade, que temos trabalhado de diversas formas. Além disso, incentivamos também o engajamento dos nossos jovens que serão, sem dúvida, os responsáveis por fazer as mudanças que nosso mundo precisa.

• Ambientação profissional: Participei na segunda-feira de uma ambientação profissional no Câmpus Florianópolis-Continente do curso de qualificação de Padeiro, em parceria com a Marinha. Foi uma delícia poder provar a produção dos nossos alunos e ver como este curso irá ajudá-los no mercado de trabalho.

• Terrenos em Joinville: Hoje viajei a Joinville para assinar a escritura dos terrenos que recebemos da Prefeitura de Joinville. Nesses terrenos, que ficam ao lado do nosso câmpus, será construído um novo bloco que contará com uma biblioteca mais ampla, além de mais salas de aula. Futuramente, outra parte do terreno será utilizada para a construção de um novo bloco administrativo.

reitora_IFSC_blog_mulheressim_joinville• Mulheres Mil: Aproveitei ainda viagem a Joinville para passar em uma sala de aula em que estavam alunas do programa Mulheres Mil. Elas estavam assistindo a uma aula sobre câncer ministrada pela professora de Enfermagem Joanara Winters e por alunos da quarta fase do curso técnico em Enfermagem. Muito legal ver essa integração entre os nossos estudantes!

E neste domingo temos o vestibular do IFSC! São 9 mil inscritos disputando 710 vagas em 37 cursos de graduação. Teremos provas nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Boa sorte a todos os candidatos e bom trabalho aos nossos alunos e servidores que irão atuar durante a prova!