Semana de Reuniões

Tivemos no início da semana a reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir), que reúne os diretores-gerais de todos os câmpus. Discutimos as diretrizes de elaboração do calendário de reposição das atividades após a greve. O novo calendário acadêmico deve considerar o acordo de greve que firmamos com o Sinasefe-SC, as reuniões realizadas nos câmpus e com a Pró-Reitoria de Ensino e as sugestões recebidas e viáveis conforme a legislação.

Decidimos também não realizar o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) este ano, tendo em vista a reposição e as dificuldades para organizar um grande evento em tão pouco tempo. Ficou acertado que cada câmpus deve organizar as apresentações dos projetos de pesquisa e extensão em suas atividades, principalmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre no final do mês. Os projetos apoiados com bolsas e fomento externo e interno precisam ser divulgados e apresentados para a comunidade, e por isso todos os câmpus precisam promover ações que permitam isso.

Também decidimos que neste ano não realizaremos as ambientações presenciais para novos servidores em função das dificuldades financeiras provocadas pelos cortes orçamentários. Faremos então atividades a distância e locais. Pretendemos retomar os encontros presencias no ano que vem.

O curso de Liderança e Gestão feito em parceria com a UFSC para nossos servidores técnico-administrativos será mantido. As inscrições serão abertas neste mês e a primeira etapa presencial do curso deve começar na última semana de novembro. Depois, haverá uma etapa a distância e, em março, terá mais uma etapa presencial com encontros regionais. Em abril ou maio, deverão ser realizadas as visitas técnicas em instituições estrangeiras.

Na reunião do Codir, definimos a comissão paritária do IFSC conforme acordo de greve e já publicamos na Portaria nº 2.807 de 6 de outubro de 2015, disponível na nossa intranet. Teremos uma reunião hoje à tarde para tratar das diretrizes do calendário de reposição, da operacionalização do plano de reposição e da articulação e do cronograma com as comissões locais.

Reposição

Os câmpus estão encaminhando as negociações de calendário acadêmico e realizando assembleias para discussão e aprovação do novo período. Ontem participei da assembleia do Câmpus Florianópolis. Percebi ali que nossos alunos ainda estão com dúvidas sobre a reposição. É por isso que é muito importante que os estudantes participem dessa discussão. Reitero que vamos fazer uma reposição séria, cumprindo todos os requisitos legais e dos planos de curso.

Já realizaram assembleia para discutir o calendário os câmpus Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis-Continente, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Palhoça e Gaspar. O Câmpus Jaraguá do Sul tem assembleia hoje. Já os câmpus Chapecó, Geraldo Werninghaus e São José ainda irão realizar suas assembleias.

Conif

conif_0810_IFSCOntem estive em Brasília participando de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Como vocês viram, houve troca do ministro da Educação e agora quem voltou a assumir a pasta foi o Aloizio Mercadante. Estamos fazendo uma avaliação do contexto da greve e dessa mudança no MEC.

Discutimos impactos da greve e as dificuldades enfrentadas por questões orçamentárias e financeiras. Nesse momento, precisamos nos manter unidos e fortes em defesa da educação profissional. Fizemos encaminhamentos de reuniões com o secretário executivo da Setec com o ministro para resolvermos alguns impasses mais urgentes e cobrar posições. Destaco aqui a permanência de Marcelo Feres como secretário da Setec.

• curso_enapEnap: Participei, na segunda-feira, da abertura do curso do programa Enap em Rede, lançado em abril deste ano, em parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e os Institutos Federais. O objetivo é descentralizar as capacitações ofertadas pela Enap, antes concentradas em Brasília, e alcançar os servidores públicos do Poder Executivo. Essa foi do curso Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos para contratação de Bens e Serviços no Setor Público e a aula foi no Câmpus Florianópolis. Nessa semana, também tivemos os cursos Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional no Câmpus Joinville, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos no Câmpus Criciúma e Gestão Orçamentária e Financeira no Câmpus Chapecó. Nossos servidores foram capacitados para o desenvolvimento dos cursos. É uma importante ação e articulação do IFSC com outros órgãos públicos.
  • Falecimento: Morreu, na última segunda-feira, o professor Gabriel Serôa da Mota, do Câmpus Florianópolis. O professor tinha 61 anos e foi atropelado enquanto andava de bicicleta. Ficamos imensamente tristes por perder um colega tão querido e dedicado, que serviu de exemplo para os alunos e para todos nós. Nosso sentimento para a família nessa passagem tão difícil.

Hoje me inscreverei como candidata ao cargo de reitora novamente e, durante o período eleitoral, o blog não será atualizado, conforme prevê o regulamento eleitoral. Voltarei a escrever por aqui após o término do processo eleitoral, no final de novembro.

Até mais!